FINANCIAMENTO

POCH - Programa Operacional Capital Humano

O QUE É O POCH?

O Programa Operacional Capital Humano (PO CH) foi aprovado pela Decisão da Comissão Europeia de 12 de Dezembro de 2014, revisto pela Decisão de Execução da Comissão Europeia de 29 de Novembro de 2018 e pela Decisão de Execução da Comissão Europeia de 21 de setembro de 2020. Visa contribuir para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e para a coesão económica, social e territorial. O cumprimento das metas da Europa 2020 assenta em cinco grande objetivos:

1. A promoção do sucesso e a redução do abandono escolar (ESL);

2. A melhoria da empregabilidade através do ajustamento das ofertas com as necessidades do mercado de trabalho;

3. O aumento da atratividade e do número de diplomados do ensino superior;

4. A melhoria das qualificações da população adulta;

5. A promoção da qualidade e da regulação do sistema de educação e formação.

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Formação de Docentes e outros agentes de educação e formação

 

CÓDIGO DO PROJETO
POCH-04-5267-FSE-000873

 

OBJETIVO PRINCIPAL

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu – VISPROF – Registo de acreditação CCPFC/ENT-AE-1418/20.

O CFAE VISprof foi constituído como associação de escolas em 1995 e, desde então, é uma entidade pública tutelada pelo Ministério da Educação tendo, desde o início, como missão a formação contínua do pessoal docente e não docente da sua área de influência. Assim, o domínio da formação é encarado pelo CFAE VISprof no quadro da missão que se pretende empreender e desenvolver, baseada na construção e no desenvolvimento do conhecimento profissional e da ação, traduzido nas competências que caraterizam o desempenho da função docente e não docente, que se fundamentam na permanente reanálise da experiência e da mobilização e na construção do conhecimento. Nesta conformidade constitui hoje o papel e a missão  central da ação deste CFAE a ligação direta entre dois pressupostos: o da busca do saber certo e a busca dos interessados em atingirem o seu melhor desempenho, pressupostos que definem a formação e se ligam com os modos organizativos do trabalho docente e não docente a que a formação se reporta. Efetivamente há uma indissociabilidade e intercomunicabilidade entre a reconceptualização da formação e a transformação das escolas que importa ter presente como dimensão central do nosso Centro de Formação e das oito unidades orgânicas associadas.

Deste modo é missão central e fundadora do CFAE VISprof participar na busca do objetivo global de melhoria da qualidade do Sistema Educativo e, consequentemente, de uma maior e melhor qualidade das aprendizagens organizando respostas formativas diversificadas e individualizadas, correspondendo a sua meta organizacional à total satisfação dos utentes e colaboradores.

Comprometemo-nos com os objetivos para que fomos criados, com os valores, a participação, a disponibilidade, a partilha de saberes e com as unidades orgânicas que nos constituem enquanto associação de escolas e que norteiam a nossa conduta, sendo nosso objetivo potenciar o conhecimento científico e pedagógico e incrementar a cooperação entre os profissionais das nossas escolas. Para tal temos o empenho das nossas escolas e agrupamentos de escolas e contamos com parcerias estabelecidas com aqueles, instituições e organizações públicas e privadas, que connosco fazem caminho para uma melhor EDUCAÇÃO e FORMAÇÃO.

 

REGIÃO DE INTERVENÇÃO
Centro

 

ENTIDADE BENEFICIÁRIA

ESCOLA SECUNDARIA DE VIRIATO,VISEU

 

DATA DE APROVAÇÃO
xxxxxxxxxxxxxxx

 

DATA DE INÍCIO
08-02-2021

 

DATA DE CONCLUSÃO
06-07-2023

 

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL
xx.xxx,xx €

 

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA
xx.xxx,xx €

 

APOIO FINANCEIRO PÚBLICO NAC./REG. * Quando aplicável
xx.xxx,xx €

 

OBJETIVOS, ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

São objetivos do CFAE VisProf:

- Promover o desenvolvimento profissional do pessoal docente;

- Contribuir para melhorar a qualidade do ensino e das aprendizagens;

- Dar resposta às necessidades de formação das escolas associadas, articulando e complementando os seus planos de formação com o plano de formação e de atividades do CFAE VISprof;

- Promover a aquisição de capacidades, saberes e competências que propiciem a construção da autonomia das escolas associadas e a implementação dos respetivos projetos e planos, nomeadamente Projeto Educativo e Plano de Melhoria;

- Promover a reflexão sobre temas de interesse comum às escolas e proporcionar a sua cooperação com instituições do ensino superior;

- Garantir a formação contínua dos docentes;

- Proporcionar formação ao pessoal não docente das escolas associadas.

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Documentos para Download

Plano Formação

DESIGNAÇÃO DO PROJETO

Formação de Docentes e outros agentes de educação e formação

 

CÓDIGO DO PROJETO

POCH-04-52I4-FSE-000028

 

OBJETIVO PRINCIPAL

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu – VISPROF – Registo de acreditação CCPFC/ENT-AE-1418/20.

O CFAE VISprof foi constituído como associação de escolas em 1995 e, desde então, é uma entidade pública tutelada pelo Ministério da Educação tendo, desde o início, como missão a formação contínua do pessoal docente e não docente da sua área de influência. Assim, o domínio da formação é encarado pelo CFAE VISprof no quadro da missão que se pretende empreender e desenvolver, baseada na construção e no desenvolvimento do conhecimento profissional e da ação, traduzido nas competências que caraterizam o desempenho da função docente e não docente, que se fundamentam na permanente reanálise da experiência e da mobilização e na construção do conhecimento. Nesta conformidade constitui hoje o papel e a missão  central da ação deste CFAE a ligação direta entre dois pressupostos: o da busca do saber certo e a busca dos interessados em atingirem o seu melhor desempenho, pressupostos que definem a formação e se ligam com os modos organizativos do trabalho docente e não docente a que a formação se reporta. Efetivamente há uma indissociabilidade e intercomunicabilidade entre a reconceptualização da formação e a transformação das escolas que importa ter presente como dimensão central do nosso Centro de Formação e das oito unidades orgânicas associadas.

Deste modo é missão central e fundadora do CFAE VISprof participar na busca do objetivo global de melhoria da qualidade do Sistema Educativo e, consequentemente, de uma maior e melhor qualidade das aprendizagens organizando respostas formativas diversificadas e individualizadas, correspondendo a sua meta organizacional à total satisfação dos utentes e colaboradores.

Comprometemo-nos com os objetivos para que fomos criados, com os valores, a participação, a disponibilidade, a partilha de saberes e com as unidades orgânicas que nos constituem enquanto associação de escolas e que norteiam a nossa conduta, sendo nosso objetivo potenciar o conhecimento científico e pedagógico e incrementar a cooperação entre os profissionais das nossas escolas. Para tal temos o empenho das nossas escolas e agrupamentos de escolas e contamos com parcerias estabelecidas com aqueles, instituições e organizações públicas e privadas, que connosco fazem caminho para uma melhor EDUCAÇÃO e FORMAÇÃO.

 

REGIÃO DE INTERVENÇÃO

Centro

 

ENTIDADE BENEFICIÁRIA

ESCOLA SECUNDARIA DE VIRIATO,VISEU

 

DATA DE APROVAÇÃO
xxxxxxxxxxxxxxx

 

DATA DE INÍCIO
xxxxxxxxxxxxxxx

 

DATA DE CONCLUSÃO
xxxxxxxxxxxxxxx

 

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL
xx.xxx,xx €

 

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA
xx.xxx,xx €

 

APOIO FINANCEIRO PÚBLICO NAC./REG. * Quando aplicável
xx.xxx,xx €

 

OBJETIVOS, ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

São objetivos do CFAE VisProf:

- Promover o desenvolvimento profissional do pessoal docente;

- Contribuir para melhorar a qualidade do ensino e das aprendizagens;

- Dar resposta às necessidades de formação das escolas associadas, articulando e complementando os seus planos de formação com o plano de formação e de atividades do CFAE VISprof;

- Promover a aquisição de capacidades, saberes e competências que propiciem a construção da autonomia das escolas associadas e a implementação dos respetivos projetos e planos, nomeadamente Projeto Educativo e Plano de Melhoria;

- Promover a reflexão sobre temas de interesse comum às escolas e proporcionar a sua cooperação com instituições do ensino superior;

- Garantir a formação contínua dos docentes;

- Proporcionar formação ao pessoal não docente das escolas associadas.

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Documentos para Download

Plano Formação

 


Portugal 2030

O Acordo de Parceria com a Comissão Europeia, aguarda a tomada de posse do novo governo para ser assinado.

O Portugal 2030 materializa o Acordo de Parceria a estabelecer entre Portugal e a Comissão Europeia, fixando os grandes objetivos estratégicos para aplicação, entre 2021 e 2027, do montante global de 24.182 M€, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do Fundo Social Europeu + (FSE+), do Fundo de Coesão, do Fundo de Transição Justa (FTJ) e do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).

A sua programação é feita em torno de cinco objetivos estratégicos da União Europeia: uma Europa mais inteligente, mais verde, mais conectada, mais social e mais próxima dos cidadãos.

O Portugal 2030 tem como enquadramento estratégico a Estratégia Portugal 2030, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 98/2020, de 13 de novembro, estruturada em torno de quatro agendas temáticas centrais para o desenvolvimento da economia, da sociedade e do território de Portugal no horizonte de 2030.

O Portugal 2030 é implementado através de 12 programas: quatro de âmbito temático – Demografia, qualificações e inclusão; Inovação e transição digital; Ação climática e sustentabilidade e Mar; cinco  Regionais correspondentes às NUTS II do Continente, dois das Regiões Autónomas e um de Assistência Técnica. A estes acrescem os Programas de Cooperação Territorial Europeia.