Contributo da geodiversidade do Aspirante Geoparque Algarvensis para o ensino das Geociências turma Turma 1
Apresentação
A importância científica e didática do trabalho de campo no ensino das Geociências é inegável e consensualmente reconhecida em diversos trabalhos científicos. A Bacia do Algarve integra um vasto conjunto de rochas e de estruturas geológicas, com uma estratigrafia que vai do Triássico superior ao Quaternário, passando pelo Cretácico, Miocénico e Pliocénico, permitindo contar uma parte da história da Terra neste intervalo de tempo geológico, proporcionando uma articulação de saberes entre a componente teórica das aprendizagens ministradas em sala de aula e a componente prática associada ao estudo in situ das paisagens e afloramentos. As saídas de campo constituem uma estratégia que possibilita a observação direta de materiais geológicos num contexto de maior proximidade com os formandos, permitindo o desenvolvimento de técnicas de trabalho prático e experimental, evoluindo assim para um ensino de caráter investigativo e experimental com aprendizagens significativas a partir da exploração, reflexão e discussão.
Destinatários
Professores dos Grupos 230, 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 520.
Objetivos
Proporcionar recursos úteis e diversificados aos professores para a realização de atividades e visitas de estudo com os seus alunos; Abordar a implementação de projetos de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, através de estudos de caso; Contribuir para o incremento da motivação dos docentes e para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens através da atualização dos professores na área do ensino das Geociências; Desenvolver competências científicas e didáticas necessárias à implementação de estudos pluridisciplinares; Promover mudanças de desempenho profissional dos formandos; Desenvolver competências relativas à análise do registo sedimentar no campo; Promover a educação para o desenvolvimento sustentado por intermédio da conservação do património biológico, geológico e geomorfológico, consubstanciada no conhecimento científico dos geossítios e dos geomonumentos do Aspirante Geoparque Algarvensis
Conteúdos
- Génese das rochas sedimentares. Alteração. Transporte. Sedimentação. Diagénese; 2 Horas - Enquadramento da Bacia do Algarve na geologia de Portugal; 2 Horas - Critérios de classificação das rochas sedimentares. A textura das rochas sedimentares; 2 Horas - As rochas sedimentares no ciclo petrogenético e na evolução geotectónica; 2 Horas - Atividade sedimentar no território português, nomeadamente na Bacia do Algarve; 2 Horas - O ciclo sedimentar e seus efeitos na meteorização, erosão, transporte e sedimentação dos materiais detríticos; 2 Horas - Processos sedimentares associados às orogenias varisca e alpina; 2 Horas - Estruturas e Texturas; 2 Horas - O Trabalho de campo e a geologia de Portugal no ensino e aprendizagem da geomorfologia e da geologia da Bacia do Algarve; 2 Horas - Reconstrução e evolução paleoambiental; 1 hora - Património geológico e geodiversidade do Aspirante Geoparque Algarvensis; 1 hora - Estratégias de sensibilização para a preservação da geodiversidade e do património geológico do Aspirante Geoparque Algarvensis. 2 Horas - Importância do registo sedimentar português, concretamente na Bacia do Algarve no contexto global da geologia de Portugal. 2 Horas Avaliação 1 Hora
Metodologias
- Enquadramento geográfico, geomorfológico e geológico das saídas de campo; - Atividades exemplificativas de trabalho de campo ao nível da paisagem e do afloramento; - Saídas de campo no Aspirante Geoparque Algarvensis com observação de afloramentos do Triásico superior, Jurássico, Cretácico e Terciário; - Aspetos particulares da variabilidade sedimentar e do seu significado paleoambiental com evidências sedimentares, paleontológicas e geoquímicas in situ de particular importância no registo sedimentar português; - Análise, ilustração e interpretação em caderno de campo de estruturas representativas dos afloramentos; - Aplicação dos afloramentos para fins didáticos e integração dos conteúdos ministrados no trabalho de campo com o programa das disciplinas de Biologia e Geologia e Ciências Naturais.
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Formador
Francisco José Ferreira Gomes Pinto de Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-04-2022 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 23-04-2022 (Sábado) | 14:30 - 19:00 | 4:30 | Presencial |
3 | 24-04-2022 (Domingo) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 24-04-2022 (Domingo) | 14:30 - 19:00 | 4:30 | Presencial |
5 | 25-04-2022 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 25-04-2022 (Segunda-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |