OFERTA FORMATIVA

Ref. 234Turma1 Adiada

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118034/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 29-09-2023

Fim: 30-11-2023

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Alves Martins + Microsoft Teams

Formador

Hermínio Alexandre Ribeiro da Cunha Marques

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Razões

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional).

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Os novos módulos e o seu racional: o Introdução à Inferência Estatística o Geometria sintética o Matemática e arte o Distâncias inacessíveis o Álgebra de Boole o Modelos de grafos o Matemática financeira e fiscal o Matemática comercial o Matemática laboral o Biomatemática o Criptografia - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Revista dedicada ao Pensamento Computacional: Educação e Matemática, 162Veloso, E. (1998). Geometria: Temas Actuais: materiais para professores. Lisboa: IIE.Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1998). Introdução às Probabilidades e à Estatística. Universidade Aberta.Amado, N. & Carreira, S. (2019). Trabalho de Projeto. Obtido de: http://hdl.handle.net/10400.1/15482Teixeira, P., Precatado, A., Albuquerque, C., Antunes, C., & Nápoles, S. (1997). Funções - 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-09-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 02-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
3 04-10-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
4 09-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
5 11-10-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
6 13-10-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
7 03-11-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
8 10-11-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
9 17-11-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
10 24-11-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona


224

Ref. 203Turma 6 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116328/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 02-10-2023

Fim: 29-01-2024

Regime: b-learning

Local: Plataforma Microsoft TEAMS, Escola Secundaria Alves Martins

Formador

Tânia de Jesus Aparas

Margarida Maria Monteiro Morgado

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem os agentes educativos para a inclusão. Esta formação procura apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas inclusivas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

• Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas • Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível • Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos • Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão. • Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir - Rever • Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens • Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo • Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras

Conteúdos

Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas • Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA) Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico • O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem • Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N. (2021), Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders • Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education Acesso em 02/02/2022


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 16-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
3 06-11-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
4 13-11-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
5 27-11-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
6 04-12-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
7 08-01-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
8 15-01-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
9 22-01-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
10 29-01-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial

Ref. 211Turma 2 Inscrições abertas até 29-09-2023 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117675/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 03-10-2023

Fim: 21-11-2023

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Infante D.Henrique

Formador

Maria Martins

Olga Maria Coutinho de Oliveira Madanelo

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

A avaliação pedagógica tem assumido uma centralidade inegável nas políticas educativas e curriculares, com efeitos concretos nas práticas de ensino e aprendizagem, designadamente na promoção do “sucesso escolar”. A publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, consagra mudanças significativas ao nível do currículo, assumindo um dos seus princípios orientadores: a “afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens”. Refere ainda o caráter formativo da avaliação pedagógica como um dos pilares da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Importa, pois, que os professores consolidem estas mudanças de modo contextualizado e que aprofundem competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens, nomeadamente, através de desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. Deste modo, visa-se capacitar e apoiar os docentes para a construção dos recursos inovadores necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos, promovendo-se ainda a implementação e análise dos mesmos, tendo em vista o seu aperfeiçoamento ou reformulação.

Objetivos

- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais; - Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula; - Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica; - Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática; - Incrementar práticas de formação de natureza investigativa que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito da avaliação pedagógica.

Conteúdos

1. Enquadramento curricular: documentos de referência – 3 horas; 2. Natureza e Fundamentos da Avaliação - 1 hora; 3. Avaliação formativa e avaliação sumativa - 4 horas; 4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 4 horas; 5.Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards. - 4 horas; 6. Processos de recolha de informação - 4 horas; 7. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina - 5 horas.

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, valorizando-se uma lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência: (1) Na participação e no trabalho contínuo realizado ao longo das sessões presenciais; (2) Na componente de trabalho individual, tendo em conta a qualidade dos projetos e materiais produzidos e apresentados em plenário.

Bibliografia

Brookhardt, S. (2013). How to create rubrics for formative assessment and grading. ASCD: Alexandria, Virginia.Brookhardt, S. (2008). How to give effective feedback to your students. ASCD: Alexandria, Virginia.Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. J. M. DeKetele & M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6988]Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Cacém: Texto Editores [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5509]


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 16-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 17-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 23-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 24-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 30-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 31-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 20-11-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
9 21-11-2023 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial

INSCREVER-ME

191

Ref. 229Turma1 Inscrições abertas até 08-10-2023 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121078/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 13-10-2023

Fim: 28-05-2024

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas Infante D.Henrique

Destinatários

Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

Esta formação integra o Plano de Formação do AE Infante D. Henrique há 10 anos consecutivos. Esta modalidade de ação integra o Plano de Formação do AE Infante D. Henrique há 11 anos consecutivos. A abordagem das temáticas, propostas a partir do levantamento das necessidades de formação/solicitações por parte dos docentes do agrupamento, visa a sua capacitação para um melhor desempenho profissional, através da reflexão conjunta e da construção partilhada de respostas contextualizadas às dificuldades sentidas nas escolas deste agrupamento e publicamente assumidas em sede de PE. Assim, as respostas construídas, ao decorrerem da discussão e partilha alargadas (um grande nº de docentes de todos os departamentos), e de implementação generalizada mais consensual, têm-se revelado mais eficazes.

Objetivos

- Contribuir para a melhoria da ação educativa da escola através da promoção da melhoria das práticas profissionais dos professores; - Proporcionar formação contextualizada, de acordo com as especificidades do agrupamento e indo ao encontro das necessidades identificadas no seu plano de formação; - Promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional e organizacional; - Incrementar o espírito reflexivo e autocrítico dos professores face às suas práticas profissionais, através da criação de um espaço de partilha e reflexão conjunta; - Contribuir para a melhoria das aprendizagens, através da construção partilhada de soluções pertinentes e contextualizadas.

Conteúdos

As temáticas a abordar foram propostas pelos docentes deste agrupamento, a partir do levantamento solicitado pelo Conselho Pedagógico a todos os Departamentos, e resulta da necessidade de encontrar respostas para os problemas e dificuldades identificadas ao longo do ano transato. Nessas preocupações, este ano, assumiram grande protagonismo as que decorrem das mudanças preconizadas pelas medidas de política educativa, nomeadamente: o aprofundamento das práticas de monitorização; o envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; práticas de avaliação pedagógica com recursos digitais e a promoção do bem-estar emocional na escola. Assim, temos as seguintes temáticas: - Avaliação Pedagógica e Desenvolvimento Curricular - 3 h - Bem-Estar, Gestão Emocional e Qualidade da Ação Educativa - 3h - Interculturalidade e Cidadania: Práticas de Inclusão – 3h - Metodologias de Aprendizagem Ativa – 3h - Desenvolvimento de Competências Leitoras e Qualidade das Aprendizagens – 3h

Metodologias

Esta ação, enquadrada na perspetiva de construção partilhada e contextualizada de respostas, é constituída por 5 sessões de 3h , práticas e reflexivas, a desenvolver entre setembro de 2023 e maio de 2024, com um formato comum: -Componente mais teórica (45 a 60 min) - apresentação teórico-concetual e atualizada da temática, de forma dinâmica e interativa, em que os docentes podem partilhar experiências, dificuldades, expetativas, propostas, … -Componente prática (cerca de 60 min) - os docentes são divididos em pequenos grupos de trabalho para, a partir dessa abordagem, poderem elaborar/reformular propostas de estratégias, recursos/materiais pedagógicos: fichas/grelhas/planos de aula/estratégias de atuação,…, para abordagem com os alunos, reflexão/trabalho em grupo/departamento, abordagem dos DT aos EE, resolução de problemas. Nos últimos 60 minutos, e de novo em grande grupo, são apresentadas as propostas, a partir das quais é elaborada uma proposta final a implementar no agrupamento.

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da Ação. - Relatório crítico centrado nas temáticas de cada um dos módulos da formação.

Bibliografia

ME (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Editorial do MERoldão, Céu. (2018). Gestão Curricular Revisitada. Direção- Geral da Educação. Lisboa: Ministério da Educação.Cosme, A., Lima, L, Ferreira, D, Ferreira, N. (2021). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem. Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora. Porto.Machado, E. (2022). Autoavaliação. Folha de apoio à formação-Projeto MAIA. Lisboa: Ministério da Educação.Nóvoa, A. E Alvim, Y. (2022). Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador, Bahia.


Observações

Critérios de seleção: Ser docente do Agrupamento de Escolas Infante D, Henrique Ser docente EE de alunos do Agrupamento de Escolas Infante D, Henrique Ser docente de outras escolas associadas ao Visprof Ser docente de outras escolas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-10-2023 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 226Turma1 Inscrições abertas até 14-10-2023 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 003 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 18-10-2023

Fim: 18-10-2023

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Viriato

Formador

Zaida Varzielas Pego Roque

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

Partilha da oficina de formação "Aprendizagens essenciais de Matemática para os 7º 8º e 9ºanos de escolaridade", frequentada no ano letivo 2022/2023 por duas docentes da escola com restantes colegas do grupo 500.

Conteúdos

Analise das ideias chave das orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021. Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades. Análise de algumas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-10-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 230Turma1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: ACD 01 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 04-12-2023

Fim: 04-12-2023

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas Infante D.Henrique

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF



Ref. 238Turma 1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121175/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 06-01-2024

Fim: 13-01-2024

Regime: Presencial

Local: Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu

Destinatários

Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

As escolas e os professores vivem hoje o desafio da mudança das suas práticas, de alteração da gestão da organização do espaço e do tempo pedagógicos, numa oportunidade de pensar e concretizar a escola e a sala de aula como comunidades de aprendizagem e de prática, de construção participada e contextualizada de conhecimento, garantindo a oportunidade de acesso ao currículo por todos e cada um dos seus alunos. Esta formação pretende, mais uma vez, promover uma reflexão aprofundada e a partilha de práticas em termos de novas e diversificadas formas de organização do trabalho pedagógico, numa perspetiva de apropriação contextualizada do currículo.

Objetivos

- Reforçar o desenvolvimento de comunidades de prática, através da partilha e reflexão em torno de estratégias de intervenção em sala de aula; - Potenciar a criação de dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a gestão flexível e contextualizada do currículo, integrando práticas de ensino e de aprendizagem centradas no aluno, orientadas para as áreas de competências do PA; - Promover a partilha de práticas inovadoras desenvolvidas pelas escolas do Concelho, nomeadamente em ambientes de ensino à distância; - Promover o desenvolvimento de processos de diversificação curricular e diferenciação pedagógica, que promovam a o acesso ao currículo por parte de todos os alunos; - Promover o desenvolvimento de práticas de organização e gestão do ensino em função das aprendizagens, a partir da implementação de processos de diferenciação pedagógica; - Promover a implementação de práticas de avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens.

Conteúdos

Formação desenvolvida no formato de sessões plenárias/conferências, durante dois dias: 1º DIA 06 janeiro (8 horas) Conferência 1 (2 h): "Interculturalidade na escola: oportunidades e desafios Conferência 2 (2 h): Diferenciação e diversificação de estratégias como práticas de inclusão Conferência 3 (2 h): Desenvolvimento curricular em ambientes digitais Conferência 4 (2 h): Avaliação pedagógica ao serviço das aprendizagens e do ensino 2º DIA 13 janeiro (7 horas) Conferência 5 (1,5 h): Trabalho colaborativo, parcerias e trabalho em rede Conferência 6 (2 h): Práticas de cidadania nas escolas do concelho: reflexão sobre e para a ação Conferência 7 (2 h): Metodologias de aprendizagem ativa e participação dos alunos Conferência 8 (1,5 h): Integração curricular: implicações na organização do trabalho pedagógico

Metodologias

Esta formação será desenvolvida na forma de 8 sessões plenárias/conferências (seis conferências de 2 horas e duas de 1,5 horas). Estas sessões plenárias/conferências, presenciais e de caracter teórico-prático-reflexivo, terão um formato comum de desenvolvimento que a seguir se apresenta: numa primeira parte, e a partir da atualização de informação e potenciando uma atitude ativa por parte dos docentes, será feito um enquadramento teórico e concetual da temática em análise (duração de 45 a 60 minutos). Segue-se a apresentação de exemplos práticos a partir de experiências de várias escolas e professores (segunda parte – 30 a 45 minutos) e finaliza-se com um espaço de reflexão conjunta, de avaliação do trabalho realizado, de questionamento, de construção e partilha de perceções e expetativas dos professores, projetos e ideias (terceira parte – 15 a 30 minutos).

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da Ação. - Relatório crítico centrado nas temáticas da formação

Bibliografia

Roldão, M. C., Almeida, S. (2018). Gestão Curricular Para a Autonomia das Escolas e Professores. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação (DGE)Cosme, A. e Trindade, R. (2018). Opções Curriculares. Desenvolvimento do planeamento curricular. Massive Open Online Course – Autonomia e Flexibilidade CurricularCosme, A. et all (2020). Avaliação das aprendizagens. Propostas e Estratégias de Ação. Porto. Porto Editora Fernandes, D. (2008). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas- Lisboa: Texto Editores


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-01-2024 (Sábado) 08:30 - 13:00 4:30 Presencial
2 06-01-2024 (Sábado) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
3 13-01-2024 (Sábado) 08:30 - 12:30 4:00 Presencial
4 13-01-2024 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

Ref. 228Turma 1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121045/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 08-01-2024

Fim: 28-02-2024

Regime: Presencial

Local: None

Formador

Carla Cristina Vieira Lourenço

Destinatários

Professores dos grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

O PEI permite auxiliar o professor de EF no que diz respeito às necessidades, capacidades e potencialidades do estudante de modo a realizar um planeamento adequado às características de cada um. Atendendo à eficácia da utilização do PEI-EF, já estudada e documentada noutros países, achamos por bem propor uma formação destinada a professores de Educação Física para dar a conhecer este instrumento de trabalho, assim como, ensinar a elaborá-lo e aplicado. O PEI-EF, é um instrumento cuja validação de conteúdo foi realizada para a realidade portuguesa por Lourenço, C., Ferreira, J.P. e Munster, M.V. (2023).

Objetivos

- Conhecer o Plano de Ensino Individualizado – aplicado à Educação Física; - Perceber a importância da elaboração do PEI – EF para os estudantes com deficiência ou que usufruem de medidas seletivas ou adicionais (caso necessitem); - Elaborar do documento (PEI-EF); - Aplicação prática do PEI-EF na realidade escolar.

Conteúdos

Componente teórica: - Apresentação da ação, conteúdos e critérios de avaliação; - Apresentação do Plano de Ensino Individualizado – aplicado à Educação Física, a sua importância no ensino e a sua constituição; Componente teórica prática: - Elaboração do PEI-EF partindo de exemplos reais; Componente prática - Aplicação prática do PEI-EF na realidade escolar (trabalho autónomo); Componente teórica - Plenário - Apresentação do trabalho resultante da aplicação em contexto escolar.

Avaliação

A avaliação dos formandos, para além do cumprimento das orientações legais, terá por base a qualidade e adequação da implementação de uma proposta de situações práticas de aprendizagem, em contexto académico (25h práticas e autónomas). Será realizado um plenário onde cada formando apresenta os resultados obtidos na aplicação do instrumento em contexto escolar. Os instrumentos produzidos serão avaliados numa escala quantitativa de 1 a 10 valores com a seguinte ponderação: Qualidade do trabalho desenvolvido autonomamente 60% (No contexto escolar) (40%) presentação e discussão dos dados.

Bibliografia

- Lourenço, C., Ferreira, J.P, & Munster, A. V. (2023). Validação de conteúdo do instrumento “Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física”. Uma Proposta de Intervenção em Portugal. Retos, 48, 439-449.- Orlando-Bacciotti, P., Campos, L., Munster, A.V. (2023) . Interfaz entre la educación física y el plan educativo individualizado: una revisión sistemática. Retos, 47, 474-481.- Samalot-Rivera, A., & Lieberman, L.J. (2017). Adapted Physical Educators current level of involvement in the PEI process. Palaestra, 31(3), 26-30- Samalot-Rivera, A., Munster, M.A.V., LIeberman, L.J., & HoustonWilson, C. (2017). Validación de contenido del Plan Educativo Individualizado Aplicado a la Educación Física: versión en español. Estudiospedagógicos, 43(2), 293- 314.- Munster, M.A.V., Lieberman, L., Samalote-Rivera, A., & HoustonWilson, C.H. (2014). Plano de Ensino Individualizado aplicado à Educação Física: validação de inventário na versão português. Revista da Sobama, 15 (1), p.43-54.



Ref. 202Turma 5 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116329/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 09-01-2024

Fim: 20-02-2024

Regime: e-learning

Local: Plataforma Microsoft TEAMS, Escola Secundaria Alves Martins

Formador

Joaquim Henrique de Oliveira Simões

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas inclusivas em sala de aula, bem como novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem o caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar. Esta ação de formação procura contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem) Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais

Conteúdos

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas • Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: o os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; o a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; o o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; o a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; o a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem). Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula • Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas. • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos. Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem • Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens. • Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino. • O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.

Metodologias

Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo com momentos de reflexão e de discussão restrita e alargada. Nas sessões, devem ser definidos tempos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos, devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas às políticas educativas de inclusão. Os docentes devem ser desafiados à revisão das suas práticas pedagógicas de acordo com os referenciais normativos em vigor. Elaboração de trabalho/reflexão final individual em função dos interesses e preferências dos formandos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N., Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora, 2021.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
2 11-01-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
3 16-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
4 18-01-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
5 23-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
6 25-01-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
7 30-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
8 06-02-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
9 08-02-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
10 20-02-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial

Ref. 233Turma1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118033/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 29-09-2023

Fim: 28-11-2023

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Alves Martins + Microsoft Teams

Formador

Nuno Rafael de Oliveira Bastos

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A); - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A).

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE - Ideias inovadoras do Currículo: o Matemática para a Cidadania; o Pensamento Computacional; o Diversificação de temas no currículo; o Matemática para todos. - Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais: o Resolução de problemas, modelação e conexões o Raciocínio dedutivo e lógica matemática o Recurso sistemático à tecnologia o Tarefas e recursos educativos o Práticas enriquecedoras e criatividade o Organização do trabalho dos alunos o Comunicação matemática o Avaliação para a aprendizagem - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais. - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas: o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. - Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Revista dedicada ao Pensamento Computacional: Educação e Matemática, 162Veloso, E. (1998). Geometria: Temas Actuais: materiais para professores. Lisboa: IIE.Graça Martins, M. E. & Cerveira, A. (1998). Introdução às Probabilidades e à Estatística. Universidade Aberta.Amado, N. & Carreira, S. (2019). Trabalho de Projeto. Obtido de: http://hdl.handle.net/10400.1/15482Teixeira, P., Precatado, A., Albuquerque, C., Antunes, C., & Nápoles, S. (1997). Funções - 10º ano. Lisboa: Ministério da Educação


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-09-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 06-10-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
3 10-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
4 13-10-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
5 17-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
6 31-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
7 07-11-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
8 14-11-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
9 21-11-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
10 28-11-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona


223

Ref. 235Turma1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116333/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 28-09-2023

Fim: 29-11-2023

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Alves Martins + Microsoft Teams

Formador

Sónia Maria Dias Mendes Novo

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, em agosto de 2021 foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (Despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2022/2023, no que respeita aos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade; b) 2023/2024, no que respeita aos 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade; c) 2024/2025, no que respeita ao 9.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 110 para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática no Ensino Básico, procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Básico (AE, 2021), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados do conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Básico; - Realizar práticas de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 1.º ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos

Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 (2 sessões de 2,5h cada): - Caracterização das novas AE de Matemática - Articulação entre os temas nas novas AE de Matemática - Reflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática Serão propostas tarefas que permitirão trabalhar as novas AE segundo diversos ângulos. Articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais (5 sessões de 2,5h cada): - Conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmente pode promover - Análise de produções de alunos - Feedback oral e escrito a fornecer pelo professor - Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades Serão propostas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos, e um conjunto de questões que incidem sobre o ensino da Matemática, a partir das características da tarefa dos alunos, de produções de alunos, de episódios de sala de aula, de notas de campo de aulas realizadas no âmbito da operacionalização destas novas AE. Práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais (3 sessões de 2,5h cada): - Planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas) - Operacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, discussão em grande grupo) - Reflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetos a melhorar, causas e aperfeiçoamentos para futuro). A primeira sessão será dedicada ao início da planificação da aula a lecionar, e as duas restantes decorrerão após o término do trabalho autónomo e destinar-se-ão à apresentação e reflexão da intervenção na prática letiva. Para o trabalho autónomo propor-se-á a leitura de textos que sustentem teoricamente algumas ideias chave das orientações curriculares consideradas nos documentos curriculares, assim como a leitura de textos de apoio sobre os temas trabalhados. Prevê-se ainda que o trabalho autónomo incida na conclusão da planificação, na realização da aula e na preparação da apresentação aos restantes formandos desta intervenção na prática letiva.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões presenciais e nas sessões síncronas, a planificação de tarefas para os alunos e análise da sua realização na sala de aula, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Canavarro, A. P. (2009). O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática dos primeiros anos. Quadrante, 16(2), 81-118.Canavarro, A. P., Oliveira, H., & Menezes, L. (2012). Práticas de ensino exploratório da matemática: O caso de Célia. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes, & S. Carreira (Eds.), Investigação em Educação Matemática – Práticas de ensino da Matemática, Livro de Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática EIEM2012 (pp. 255-266). Castelo de Vide: SPIEM.Educação e Matemática, 2022, nº 162 (número temático sobre pensamento computacional)Henriques, A., & Oliveira, H. (2012). Investigações estatísticas. Um caminho a seguir? Educação e Matemática, 120, 3-8.NCTM (2017). Princípios para a Ação. Lisboa: APM.


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-09-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 04-10-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
3 12-10-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
4 19-10-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
5 26-10-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
6 02-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
7 09-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
8 16-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
9 23-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
10 29-11-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial


225

Ref. 203Turma 4 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116328/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 26-09-2023

Fim: 07-11-2023

Regime: b-learning

Local: Plataforma Microsoft TEAMS, Escola Secundaria Alves Martins

Formador

Isabel Maria Lopes Neto

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem os agentes educativos para a inclusão. Esta formação procura apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas inclusivas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

• Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas • Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível • Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos • Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão. • Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir - Rever • Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens • Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo • Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras

Conteúdos

Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas • Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA) Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico • O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem • Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N. (2021), Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders • Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education Acesso em 02/02/2022


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-09-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 28-09-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
3 03-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
4 10-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
5 17-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
6 19-10-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
7 24-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
8 26-10-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
9 31-10-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
10 07-11-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial


186

Ref. 203Turma 3 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116328/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 25-09-2023

Fim: 23-11-2023

Regime: b-learning

Local: Plataforma Microsoft TEAMS, Escola Secundaria Alves Martins

Formador

Paula Maria Ferreira Dias Cardoso Teixeira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem os agentes educativos para a inclusão. Esta formação procura apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas inclusivas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

• Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas • Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível • Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos • Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão. • Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir - Rever • Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens • Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo • Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras

Conteúdos

Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas • Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA) Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico • O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem • Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N. (2021), Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders • Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education Acesso em 02/02/2022


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-09-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 09-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
3 16-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
4 23-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
5 30-10-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
6 06-11-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
7 13-11-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
8 16-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Online síncrona
9 20-11-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
10 23-11-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial


185

Ref. 237Turma 1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD 004 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 29-09-2023

Fim: 29-09-2023

Regime: Presencial

Local: Biblioteca Municipal, Viseu

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

As vivências culturais, artísticas e patrimoniais são essenciais ao desenvolvimento de crianças e jovens. O Plano Nacional das Artes, assumindo este valor e crença, promove com as escolas da sua rede (destinando-se esta formação às equipas de professores dos 20 AE´s/EnA/EP da rede PNA, nas CIM Viseu Dão Lafões e do Douro - margem sul do rio) uma aproximação aos agentes/equipamentos/mediadores culturais, que facilite a transformação das instituições culturais em territórios educativos e das escolas em polos culturais. Pretende-se construir pontes entre agentes educativos e culturais, para potenciar os projetos de uns e de outros, por forma a darem-se a conhecer, em formato pitch, as propostas de criação, produção e programação para crianças e jovens da região. Os docentes poderão capacitar-se para o planeamento de um programa cultural e de interação com o território que possa ter nas artes, na cultura e nos patrimónios veículos da ação educativa e formativa, facilitando redes de criação, colaboração e circulação na área da Arte-Educação, um dos princípios estratégicos do PNA. Estará também a facilitar-se a consecução dos objetivos dos documentos enquadradores e legislativos do atual sistema educativo português. Esta ação tem o enquadramento teórico em duas intervenções de Sara Brighenti, que visam fundamentar e dar corpo à necessidade de trabalho conjunto entre escolas e agentes culturais, também com base nas propostas da Carta do Porto Santo – carta europeia sobre direitos culturais, que propõe uma reflexão sobre o modelo de democracia cultural, apontando o modo como a cultura e a educação contribuem para a capacitação do cidadão para o exercício de uma cidadania plena, onde cada pessoa ou comunidade se responsabiliza pelo horizonte cultural de todos.

Objetivos

- O poder transformador das artes na promoção de conhecimento, cidadania e inclusão, aliadas das ações educativa e formativa. - O trabalho colaborativo entre agentes artísticos, comunidade educativa e outros intervenientes, como forma de desenhar estratégias de ensino e aprendizagem que contribuam para um currículo integrador, assente na gestão consolidada do conhecimento e na experiência cultural. - A presença das artes nas escolas, de forma diversificada, incluindo a sua utilização como recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das diferentes disciplinas. - As escolas e as instituições culturais como promotores da democracia cultural, através do desenvolvimento de relações de cooperação e de rede, à luz da Carta do Porto Santo.

Conteúdos

15h00 I 15h05 - Abertura - Leonor Barata, vereadora da Câmara Municipal de Viseu 15h05 I 15h10 - Momento de Poesia - Carlos Eduardo Raposo, aluno da Escola Profissional Projeto Plural 15h10 I 15h30 - “Perspetivas para indestinar o futuro. Caminhamos juntos!” - Sara Brighenti, subcomissária do Plano Nacional das Artes 15h30 I 17h30 - Apresentação de programas educativos, de mediação de públicos, espetáculos e outros, dirigidos à comunidade escolar para o ano letivo 2023/2024 – diferentes agentes culturais, incluindo artistas e coletivos, equipamentos e outras organizações culturais 17h30 I 17h45- Apresentação da conferência “Youth-Action-Culture: Rumo à Democracia Cultural” - Sara Brighenti, subcomissária do Plano Nacional das Artes 17h45 I 18h00 – Debate


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-09-2023 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial

Ref. 236Turma1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 002 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 08-09-2023

Fim: 08-09-2023

Regime: Presencial

Local: Auditório do Agrupamento de Escolas Grão Vasco

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

A matemática, a programação e o pensamento computacional. Apresentação e exploração da ferramenta de programação Scratch. Resolução de problemas matemáticos com recurso ao Scratch.

Conteúdos

O ensino da matemática e a computação poderão estimular o desenvolvimento do pensamento computacional. Esta é uma das competências essenciais presentes nas orientações contidas nas Novas Aprendizagens para o Ensino da Matematica. Assim com esta formação pretende-se sensibilizar e habilitar os professores para a ferramenta de programação Scratch, como meio para o desenvolver competências matemáticas, tais como a resolução de problemas, o raciocínio logico e o pensamento computacional.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-09-2023 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial