OFERTA FORMATIVA

Ref. 290Turma 1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123309/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 01-04-2024

Fim: 30-04-2024

Regime: Presencial

Local: None

Formador

Fernando Cunha Enes

Destinatários

Professores de Educação Física: grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física: grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física: grupos 260 e 620.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

O crescente interesse por atividades de aventura e ar livre, como a escalada, nas escolas, destaca a necessidade de capacitar professores para lecionar essa modalidade com segurança e eficácia. A escalada, agora parte dos Jogos Olímpicos e dos currículos escolares, requer formação específica para que os professores possam aproveitar seu potencial pedagógico e promover valores como autonomia e cooperação. Esta ação de formação visa fornecer recursos técnicos e didáticos necessários para a prática segura da escalada, explorando seu potencial educativo e maximizando o uso de recursos materiais existentes, além de prevenir práticas inseguras e acidentes.

Objetivos

- Contextualizar os participantes sobre a prática de escalada. - Dotar o participante dos aspetos técnicos da escalada. - Dotar o participante de ferramentas para a ensino das diferentes técnicas de escalada. - Transmitir princípios de progressão e segurança. - Estruturar o planeamento de atividades de escalada. - Executar tarefas de segurança ativa e passiva de operacionalização e enquadramento de grupos na acessibilidade e execução nos diferentes aparelhos. - Sensibilizar para as boas práticas éticas e ambientais em atividades desportivas na natureza. - Utilização da escalada como meio de promoção de valores.

Conteúdos

A ação será constituída por 8 sessões teórico/práticas de 3 e 4 horas: 1ª sessão (3h) – teórica / prática - estrutura artificial de escalada da ES Emídio Navarro (ESEN) - Contextualização da atividade - Origem e evolução da escalada; Equipamentos e nós. 2ª sessão (3h) – teórico / práticas - estrutura artificial de escalada da ESEN - Motricidade da Escalada - Jogos de Escalada; Reportório gestual de escalada. 3ª sessão (3h) – teórico / práticas - estrutura artificial de escalada da ESEN - Escalada de Bloco - Segurança; Tipos de blocos; Regulamento da competição; Organização de competições; 4ª sessão (3h) – teórico / práticas - estrutura artificial de escalada da ESEN - Escalada com corda por cima (top-rope) - Segurança com aparelho manual (oito) e manualmente assistido (grigri). 5ª e 6ª sessão (3h + 3h) – teórico / práticas - estrutura artificial de escalada da ESEN - Escalada de primeiro (à frente) - Segurança; Fator e queda e força de choque; Técnica para proteção do escalador (Mosquetenear); Procedimentos para abandonar a via; Regulamento e organização de competições. 7ª sessão (3h) – teórico / práticas - estrutura artificial de escalada da ESEN - Descida em rapel em diferentes condições de prática. - Instalação de rapel com nó dinâmico; Amarrações e desmultiplicações. 8ª sessão (4h) – teórico / práticas - Escola de Escalada em Rocha - Viseu - Monitorização em atividades de escalada. - Preparação de atividades; Montagem de atividades; Monitorização de atividades; Procedimentos de segurança.

Metodologias

A ação de formação, consentânea com a modalidade de CF, seguirá uma metodologia teórico-prática, desenvolvendo-se numa articulação entre as sessões teóricas e as práticas, pelo que se recorrerá, conjuntamente, ao método expositivo para a apresentação de modelos e quadros teóricos e aos métodos ativos de natureza prática de aprendizagem cooperativa. Durante o curso, utilizar-se-á uma metodologia expositiva prática, centrada na transmissão de conteúdos estruturantes e regulamentar, enfatizando a prática efetiva e assumindo uma metodologia dialógica e de interação permanente entre formador e formandos. Nestes momentos, privilegiar-se-á uma dinâmica de natureza ativa, centrada na reflexão entre os formandos, designadamente através de: discussão e execução em pequeno grupo e/ou em pares sobre os conteúdos, materiais e técnicas apresentados, incutindo interações reflexivas no contexto da formação; aplicação de instrumentos em situações práticas, suscitando a avaliação mútua entre pares.

Avaliação

Os formandos serão avaliados durante e após a formação, abrangendo: • Avaliação diagnóstica inicial, para entender expectativas, perceções e conhecimentos da modalidade. • Avaliação formativa contínua, focada na aquisição e aplicação dos conteúdos. • Avaliação sumativa final, com um trabalho de reflexão e questionário. Os critérios de avaliação incluem: • Realização das atividades/sessões, de acordo com a legislação em vigor, obedecendo aos critérios do centro de formação. – 1 ponto • Atividades/intervenções efetuadas pelos formandos durante a ação – 3 pontos • Pequenas intervenções, sugeridas pelo formador, onde os formandos são desafiados a aplicar os conteúdos transmitidos – 3 pontos • Relatório final – 3 pontos A classificação segue uma escala de 1 a 10, exigindo-se nota mínima 5 e frequência de 2/3 das horas para aprovação, conforme a Carta Circular CCPFC-3/2007.

Bibliografia

Ataíde, F. (2000). Escalada Desportiva. A evolução em Portugal. Revista Montanha (1), 22Beroujon, Y., Gachet, C., Matera, M., Matera, P., Mazard, G., & Pruneau, C. (2003). Jeux en Escalade (1a ed.). Madrid: INDE PublicacionesCampo, H. del. (2002). Escalada en bloque (1a ed.). Madrid: Ediciones DesnivelChumbinho, R. (1996). A implantação de estruturas artificiais de escalada em meio escolar. Revista Horizonte, XII (72), 228–232.Cunha, N. (2016). Ensino de Escalada – Técnicas de segurança e progressão. Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço.



Ref. 288Turma 1 Inscrições abertas até 08-04-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 041 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 10-04-2024

Fim: 10-04-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Viriato

Formador

Mariana Linharelhos Fernandes

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

O stresse é um componente normativo no exercício de qualquer profissão, uma resposta eminentemente adaptativa na interação com o meio ambiente, resultante do desequilíbrio entre a perceção aumentada das exigências situacionais e a insuficiência dos recursos percecionados pelo próprio para enfrentar a situação, colocando em risco o seu bem-estar. O burnout ou síndrome de esgotamento profissional é um tipo específico de stresse ocupacional, ou seja, de stresse provocado pelo trabalho. Caracteriza-se, sobretudo, pela exaustão emocional e pela diminuição do envolvimento pessoal no trabalho. A autocompaixão significa cuidar de si próprio e tratar-se com gentileza em situações difíceis, gerando um equilíbrio emocional promotor de uma melhor gestão de sentimentos e das circunstâncias que os rodeiam e favorecem o otimismo e a satisfação com a vida. Com esta ação pretende-se estimular o autocuidado e a autocompaixão no pessoal docente e não docente.

Conteúdos

- Adolescência e dificuldades de regulação emocional na adolescência; - Desafios mais comuns: depressão, ansiedade social, comportamento desviante; - Encaminhamento de casos e intervenções em contexto de sala de aula; - Identificação de risco e sintomas de burnout; - Intervenções dirigidas para profissionais do burnout; - Estratégias de autocuidado.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-04-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 289Turma 1 Inscrições abertas até 08-04-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 042 2023/2024

Modalidade: Outro

Duração: 3.0 horas

Início: 10-04-2024

Fim: 10-04-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Viriato

Formador

Mariana Linharelhos Fernandes

Destinatários

Pessoal não docente;

Acreditado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

O stresse é um componente normativo no exercício de qualquer profissão, uma resposta eminentemente adaptativa na interação com o meio ambiente, resultante do desequilíbrio entre a perceção aumentada das exigências situacionais e a insuficiência dos recursos percecionados pelo próprio para enfrentar a situação, colocando em risco o seu bem-estar. O burnout ou síndrome de esgotamento profissional é um tipo específico de stresse ocupacional, ou seja, de stresse provocado pelo trabalho. Caracteriza-se, sobretudo, pela exaustão emocional e pela diminuição do envolvimento pessoal no trabalho. A autocompaixão significa cuidar de si próprio e tratar-se com gentileza em situações difíceis, gerando um equilíbrio emocional promotor de uma melhor gestão de sentimentos e das circunstâncias que os rodeiam e favorecem o otimismo e a satisfação com a vida. Com esta ação pretende-se estimular o autocuidado e a autocompaixão no pessoal docente e não docente.

Conteúdos

- Adolescência e dificuldades de regulação emocional na adolescência; - Desafios mais comuns: depressão, ansiedade social, comportamento desviante; - Encaminhamento de casos e intervenções em contexto de sala de aula; - Identificação de risco e sintomas de burnout; - Intervenções dirigidas para profissionais do burnout; - Estratégias de autocuidado.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-04-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 294Turma 1 Inscrições abertas até 08-04-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 045 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 10-04-2024

Fim: 10-04-2024

Regime: Presencial

Local: Escola da Ribeira, Agrupamento de Escolas Grão Vasco

Formador

Isabel Maria Lopes Neto

Sandra Maria Nora Nunes Galguinho

Destinatários

Professores do 1º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

Num momento, em que cada vez mais se debate a necessidade de promover e criar aulas inclusivas, em que todos os alunos aprendem e participam em conjunto, independentemente das suas diferenças, numa ótica de enriquecimento global, há necessidade de cada vez mais se implementar de uma forma efetiva e eficaz as medidas universais previstas no DL 54/2018, como a base primordial da intervenção na diversidade dos alunos. Pretende-se, assim, analisar os pressupostos das Medidas Universais e a forma como podem ser implementadas, tendo bem conta que, sobretudo a Diferenciação Pedagógica e as Acomodações Curriculares são medidas basilares para potenciar o processo de ensino e de aprendizagem dos nossos alunos. Pretende-se ainda reforçar o âmbito do artº 28º do DL 54/2018.

Conteúdos

Medidas Universais: quais são e de que forma se podem implementar; Diferenciação Pedagógica e Acomodações Curriculares como ferramentas de inclusão em sala de aula; Conhecer ferramentas e materiais que auxiliem os docentes na implementação das medidas universais.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-04-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 212Turma 3 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CDND 019 2022/2023_DGAE/1149/2024

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 11-04-2024

Fim: 23-05-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Viriato

Formador

Amandio de Carvalho Marques

Destinatários

Pessoal não docente;

Acreditado pelo

DGAE - Direção-Geral da Administração Escolar

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

No âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital das Escolas, criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, existe uma componente formativa que deverá integrar um Plano de Ação a ser desenhado por cada Unidade Orgânica. Neste, poderá e deverá também ser contemplado o desenvolvimento digital dos profissionais a trabalhar nos Serviços de Administração Escolar das Escolas proporcionando a obtenção de conhecimentos/competências necessárias a uma utilização das ferramentas tecnológicas que são hoje fundamentais nos processos produtivos e nos serviços prestados. É neste contexto que se propõe esta ação de formação. Tomando em consideração a crescente digitalização dos Serviços de Administração Escolar torna-se imprescindível e urgente capacitar os Assistentes Técnicos para esta acelerada mudança uma vez que a inovação não se traduz somente na introdução de equipamentos e ferramentas, mas também na capacidade humana que deve ser desenvolvida e incorporada nessa mesma inovação. As potencialidades das tecnologias são reconhecidas por todos, mas o seu processo de integração depara-se com alguns obstáculos entre os quais a falta de formação dos profissionais, como um dos principais fatores inibidores que urge ultrapassar. Esta ação pautar-se-á por uma abordagem construtiva que estimule a interação entre os formandos num equilíbrio entre a teoria e a prática, análise/reflexão e o debate, bem como o desenvolvimento de atividades práticas de consolidação e de operacionalização.

Objetivos

- Valorizar e reconhecer a importância do uso correto das novas tecnologias na Administração Escolar; - Promover a integração das tecnologias na prática profissional; - Promover a reflexão sobre metodologias e práticas de organização e trabalho colaborativo; - Potenciar a modernização de práticas na gestão da informação e comunicação entre os vários agentes educativos; - Refletir sobre a segurança dos dados digitais e a sua importância; - Desenvolver conhecimentos sobre a utilização de ferramentas na nuvem e trabalho remoto; - Incentivar a partilha de conhecimentos e o espírito de interajuda.

Conteúdos

Introdução às novas tecnologias (2h) - Breves noções sobre Internet e redes informáticas; - Conceito de servidor local e serviços na web; - Utilização de equipamentos na rede; - Exploração de diferentes tipos de ficheiros e suas utilidades. Utilização do processador de texto (2h) - Utilização e manipulação de imagens no processador de texto; - Utilização da ferramenta de impressão em série. Folha de Cálculo - Excel (9h) - Noções básicas da utilização de dados na folha de cálculo; - Utilização de fórmulas automáticas em tabelas; - Formatação condicional e formatação de células; - Impressão de documentos do Excel; - Exportação e importação de tabelas. Ferramentas na nuvem – Google Workspace (6h) - Exploração das funcionalidades e potencialidades dos serviços Google - Alojamento e manipulação de ficheiros na nuvem; - Partilha de ficheiros e trabalho colaborativo; - Exploração de outros serviços e ferramentas disponíveis na web. Teletrabalho e acesso remoto (6h) - Ferramentas de acesso remoto e teletrabalho; - Comunicações de vídeo e áudio pela internet; - Plataformas de comunicação.

Bibliografia

Carvalho, A. (2017). Cálculos elementares com Excel. FCA Carvalho, A. (2017). Gráficos com Excel, 95 exercícios. FCA Informação e recursos digitais na rede europeia de Centros Internet Segura – Insafe (http://www.saferinternet.org/) Mossberg, Walter S. (2012). «Google Stores, Syncs, Edits in the Cloud». The Wall Street Journal MARQUES, António, ANTUNES, José, Manual da Fotografia Digital, Ed. Porto Editora, 2005


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-04-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
2 18-04-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 24-04-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
4 02-05-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
5 09-05-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
6 16-05-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
7 23-05-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial

Ref. 279Turma 1 Inscrições abertas até 11-04-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 033 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 15-04-2024

Fim: 15-04-2024

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas Infante D.Henrique

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 283Turma 1 Inscrições abertas até 11-04-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122783/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 15-04-2024

Fim: 15-04-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Alves Martins

Destinatários

Educadores de Infância, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

O bom desempenho em tarefas que dependem de funções executivas (FE), enquanto habilidades cognitivas associadas aos processos de controlo de comportamentos e emoções, é fator preditor do sucesso nas habilidades académicas e aprendizagem geral, bem como das competências social e emocional. Estudos mostram que pessoas com perturbação do espectro de autismo (PEA) apresentam dificuldades nessas funções, nomeadamente ao nível da memória, controlo inibitório e flexibilidade cognitiva, com implicações diretas na sua socialização, aprendizagem e relações sociais Compreender como se organizam e que estratégias podemos desenvolver para facilitar o desenvolvimento das FE é fundamental na capacitação de docentes e outros agentes educativos.

Objetivos

- Compreender o que são, como se organizam e desenvolvem as Funções Executivas (FE) na infância; - Discutir implicações na aprendizagem e estratégias facilitadoras do desenvolvimento e otimização das FE em contextos educacionais, em alunos com PEA - Refletir sobre a importância dos docentes neste processo, em articulação com demais agentes educativos.

Conteúdos

1 Funções executivas: abordagem teórica 1.1 Conceitos e construtos; 1.2 Como se desenvolvem; 1.3 Formas de avaliação (apresentação de resultados de investigações recentes); 2 As Funções executivas: abordagem neuropsicológica 2.1 Memória de trabalho; 2.2 Controlo inibitório (comportamental, atencional e cognitivo); 2.2 Flexibilidade cognitiva; 3. Desenvolvimento das Funções executivas em alunos com TEA 3 Exemplos e estratégias facilitadoras do desenvolvimento das funções cognitivas e da aprendizagem. 1 Funções executivas: abordagem teórica – 3h 1.1 Conceitos e construtos; 1.2 Como se desenvolvem; 1.3 Formas de avaliação (apresentação de resultados de investigações recentes); 2 As Funções executivas: abordagem neuropsicológica – 4h 2.1 Memória de trabalho; 2.2 Controlo inibitório (comportamental, atencional e cognitivo); 2.2 Flexibilidade cognitiva; 3. Inclusão e participação de alunos com TEA – 4h 3.1 Funções executivas em alunos com TEA 3.2 O Papel das FE na autorregulação comportamental 3.2 TEA e condições associadas 4 Exemplos e estratégias facilitadoras do desenvolvimento das funções cognitivas e da aprendizagem. – 4h 3.1. Estudos de caso 3.2. Criação de materiais

Metodologias

A sessão de formação tem um caráter teórico-prático, com trabalhos de pares e em grupo, e estudos de caso nos quais os formandos irão explorar as FE, as suas implicações na aprendizagem e estratégias facilitadoras do seu desenvolvimento.

Avaliação

Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/setembro. Cada formando realizará um trabalho escrito individual.

Bibliografia

• Demetriou E., DeMayo M. & Guastella A. (2019). Executive Function in Autism Spectrum Disorder: History, Theoretical Models, Empirical Findings, and Potential as an Endophenotype. Front. Psychiatry 10:753.• Diamond, A. (2013). The executive functions: What they are, how they work, and why they matter. New York: Guilford Press.• Diamond, A., & Lee, K. (2011). Interventions that improve executive function in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Nature Reviews Neuroscience, 12(11), 699-711.• Duckworth, A. L. et al. (2019). Self-control and academic achievement. Annual Review of Psychology, vol. 70, 373-399• Miyake, A., & Friedman, N. P. (2012). The nature and organization of individual differences in executive functions: Four general conclusions. Current Directions in Psychological Science, 21, 8-14.


Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas do Visprof; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 18-04-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 22-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 24-04-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 29-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 295Turma 1 Inscrições abertas até 16-04-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 046 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 18-04-2024

Fim: 18-04-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Viriato

Formador

Paula Cristina Santos Ferreira

Destinatários

Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

Atendendo às particularidades dos(as) alunos(as) que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem e a Unidade de Apoio à Multideficiência é fundamental dar uma resposta efetiva e inclusiva a estes, por forma a responder às suas necessidades específicas e individuais, com foco especial na resposta que implica o desenvolvimento adequado do seu tónus muscular/postural.

Conteúdos

2. CONTEÚDOS – Psicomotricidade  Noção de Psicomotricidade  Movimentos organizados e integrados  Compreender a motricidade em diferentes contextos e formas de atuação  Conhecer atividades psicomotoras para acompanhamento e desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas  Demonstração de materiais pedagógicos para a prática adaptada.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-04-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 277Turma 1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: ACD 031 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 4.0 horas

Início: 23-04-2024

Fim: 23-04-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Alves Martins

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

O CinEd é um programa de cooperação europeia que se dedica à educação cinematográfica e à criação de recursos pedagógicos desde 2015. O seu objetivo é o de facilitar a descoberta do cinema, como matéria artística e de conhecimento do mundo. O CinEd disponibiliza, através da sua plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas, filmes patrimoniais e contemporâneos selecionados previamente pelo conjunto dos participantes -a Colecção CinEd- oriundas de cada país parceiro do projeto -Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia, Lituânia, Croácia, Alemanha, Grécia e Turquia - destinadas a jovens no âmbito escolar (desde o ensino básico ao secundário) e ainda fora da escola. Todos os filmes desta colecção têm características técnicas que lhes permitem ser projetados através de um download temporário em sala de cinema. Os filmes da colecção CinEd, têm legendas disponíveis além do inglês, nas várias línguas dos países envolvidos e são acompanhados por cadernos pedagógicos criados a partir de uma carta comum a todos os países, com critérios e regras partilhadas, que servirão de base de trabalho para professores, formadores, mediadores culturais e todos os interessados em desenvolver projetos de educação para o cinema. Em Portugal foram produzidos três cadernos pedagógicos sobre O Sangue de Pedro Costa, Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto e Aniki-Bóbó de Manoel de Oliveira, os filmes portugueses escolhidos para integrar a Colecção, mas com igual acesso aos cadernos pedagógicos de todos os outros filmes, com tradução em português

Objetivos

O Cinema por Dentro” é um Workshop de sensibilização à linguagem e matéria do cinema, a partir da visualização, análise e discussão de filmes, do ponto de vista da criação cinematográfica. Apresentação e exploração dos múltiplos recursos pedagógicos produzidos no âmbito dos programas de cooperação europeia (e transcontinental) de educação ao cinema: CinEd, e Cinema, Cem Anos de Juventude (projeto que em Portugal integra o programa O Mundo À Nossa Volta), disponibilizados em sites e plataformas, que poderão vir a ser utilizados mediante inscrição gratuita. Neles são lançadas pistas de trabalho sobre uma pedagogia de educação para o cinema, adaptável a diferentes idades, regiões, lugares e meios (dentro e fora da escola), que tem vindo a ser pensada, discutida, experimentada e partilhada há largos anos com parceiros de vários países do mundo, que a associação Os Filhos de Lumière desenvolve em Portugal em parceria com a Cinemateca Portuguesa, o PNA – Plano Nacional das Artes e o PNC - Plano Nacional de Cinema.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-04-2024 (Terça-feira) 09:30 - 13:30 4:00 Presencial

Ref. 259Turma1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123277/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 30-04-2024

Fim: 30-04-2024

Regime: Presencial

Local: None

Formador

Sofia Margarida Guedes de Campos

Maria Isabel Bica Carvalho

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

O governo reconhece a igualdade e a não discriminação como condição para a construção de um futuro sustentável para Portugal. Neste âmbito, tem priorizado a intervenção ao nível da saúde e da educação, da prevenção e combate à violência doméstica e de género, e do combate à discriminação em razão do sexo, da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais, orientado pelos princípios constitucionais da igualdade e da não discriminação e da promoção da igualdade entre mulheres e homens (CM n.º 61/2018). A Escola Superior de Saúde de Viseu pretende contribuir para o desenvolvimento do interior do país na formação de cidadãos e cidadãs mais competentes e capacitados para assumir uma cidadania responsável e livre de preconceitos.

Objetivos

1. Sensibilizar a população alvo para a promoção da igualdade entre homens e mulheres 2. Promover a cidadania e a igualdade para o género 3. Dinamizar de atividades de promoção da cidadania e igualdade na educação (área de intervenção prioritária)

Conteúdos

I - Enquadramento Conceptual – 4 horas Igualdade, diversidade e cidadania Sexo e género Papéis sociais de género, paradigmas e estereótipos Linguagem como paradigma das (des) igualdades Coeducar para uma cidadania democrática II. Igualdade para o Género – 6 horas Orientações estruturantes para a igualdade entre homens e mulheres: internacional e nacional - Plano Nacional para a Cidadania, Igualdade e Género - Plano Nacional Contra a Violência Doméstica - Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos Mecanismos nacionais e internacionais para a promoção da igualdade para o género Responsabilidade social das organizações da sociedade civil para a concretização da igualdade de género III – Roteiros Temáticos de Género: Abordagem Social e Jurídica – 7 horas Dimensão pessoal e familiar Dimensão profissional Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal Democracia paritária – poder político e tomada de decisão Violência de género Saúde, Direitos sexuais e reprodutivos Mainstreaming de género e Ações positivas IV – Metodologias de formação em IG e Sugestões de Operacionalização – 6 horas Utilização de Métodos e Técnicas andragógicas promotoras de aprendizagem e facilitadores da apropriação de conhecimento nas temáticas da IG V - Apresentação e avaliação (2 horas) - Apresentar os objetivos e conteúdos do programa de formação (início da formação) - Refletir sobre a importância da formação numa dinâmica de grupo (após a formação) - Aplicar questionário de avaliação da formação (após cada sessão e no final do curso)

Metodologias

Pretende-se que a formação tenha a participação ativa dos formandos, neste sentido serão utilizadas diversas tipologias de aprendizagem: - Exposição oral dos temas com recurso a meios áudio visuais - Visualização de filmes e sua análise - Dinâmicas de grupo - “Brainstorming”, para produção de novas ideias - Apresentação de Ações positivas e de Mainstreaming - Partilha de experiências

Avaliação

Os formandos serão avaliados com uma avaliação quantitativa com referencial de escala de avaliação previsto no 2 do artigo 46.º do Estatuto da Carreira Docente aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de janeiro: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8, 9 valores; Bom – de 6, 5 a 7, 9 valores; Regular – de 5 a 6, 4 valores; Insuficiente – de 1 a 4, 9 valores.

Bibliografia

Diário da República n.º 97/2018, Série I de 2018-05-21. Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030. V Plano de Ação para a Prevenção e o Combate ao Tráfico de Seres Humanos 2018-2021 III Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos, 2014-2017 II Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, 2011-2013 I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, 2007-2010


Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas do Visprof; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.


Ref. 291Turma 1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123311/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 01-05-2024

Fim: 01-06-2024

Regime: Presencial

Local: None

Formador

Sofia Margarida Guedes de Campos

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

Tendo em conta o crescente interesse pelas questões de saúde mental, bem como a elevada prevalência de problemas de doença mental e sofrimento psicológico vivido na nossa sociedade, torna-se premente o conhecimento de estratégias empiricamente validadas para reduzir o sofrimento psicológico. Neste sentido, o contexto escolar é um local privilegiado para trabalhar as questões emocionais desde cedo, bem com minimizar o sofrimento psicológico existente em qualquer elemento do ambiente escolar. Com esta ação pretende-se dotar os docentes de conhecimentos teóricos e práticos, para poderem, numa fase precoce, dar uma resposta efetiva a eventuais situações que surjam em ambiente escolar.

Objetivos

- Capacitar os formandos com conhecimentos para, no âmbito da sua prática pedagógica, intervirem em situações de crise psicológica - Definir regras de atuação, a fim de minimizar possíveis consequências traumáticas, que poderão decorrer destas situações - Prevenir possíveis consequências negativas no sucesso educativo dos alunos - Dotar os formandos de ferramentas para avaliação do impacto psicológico de um incidente crítico - Preparar para gerir, em contexto escolar, o stress perante incidentes críticos de caráter psicológico - Treinar técnicas específicas de intervenção na crise e redução do stress - Habilitar os formandos para realizar o adequado encaminhamento das vítimas para os Serviços e Apoios adequados a cada caso

Conteúdos

- O que é uma Crise o A natureza da crise o Sinais de aviso e críticos de uma crise o Influência de um incidente crítico sobre o rendimento escolar dos alunos; o Sintomas de um impacto traumático no comportamento em espaço de sala de aula e no ambiente escolar o Possíveis consequências psicossociais de um incidente crítico / impacto psicológico. - “Emergências“ Psicológicas o O que é uma emergência psicológica. o Como atuar perante uma emergência psicológica em contexto escolar. - Intervenção na Crise o Definição e princípios básicos. o Agentes de mudança, dando relevância aos agentes em contexto escolar. o Gestão do stress, no contexto de sala de aula, perante incidentes críticos. o Atuação perante uma vítima de um incidente crítico e perante familiares / amigos: o papel do Diretor de Turma o Avaliação do impacto psicológico de um incidente crítico e como fazer os encaminhamentos necessários. o Adaptações do Modelo SRP

Metodologias

O curso é composto por 25h de formação teórico-prática, divididas da seguinte forma: Ao longo das sessões será adotada uma metodologia teórico-prática. Ou seja, será apresentada uma componente teórica de enquadramento dos conceitos e, sempre que se justifique, uma componente prática em formato de role-play por forma a que os formandos possam praticar o que é apresentado. A componente teórica (com recurso a metodologias expositivas e a suportes de meios audiovisuais) irá alternar com a componente prática, na qual serão apresentados, pelo formador, materiais práticos e bibliografia de apoio, para análise, reflexão conjunta e realização de role-plays com a participação ao vivo dos formandos.

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final escrito elaborado pelos formandos. A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da Ação.

Bibliografia

o Alexander & Sagramola (2014). Guidelines for Assisting People with Disabilities during Emergencies, Crises and Disasters. European and Mediterranean Major Hazards Agreement.o Brymer, M, Jacobs, A, Layne, C, Pynoos, R, Ruzek, J, Steinberg, A, et al. (2006). Psychological First Aid: Field operations guide (2nd ed.). Los Angeles: National Child Traumatic Stress Network and National Center for PTSD. http://www.nctsn.org/content/psychological-first-aid.o OMS (2011). Psychological first aid: Guide for field workers.o OMS (2013). Guidelines for the Management of Conditions Specifically Related to Stresso Roberts (2005). Crisis Intervention Handbook: assessment, treatment, and research (3rd ed.), Oxford University Press.



Ref. 280Turma 1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: ACD 034 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 13-05-2024

Fim: 13-05-2024

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas Infante D.Henrique

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-05-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

Ref. 281Turma 1 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: ACD 035 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 17-06-2024

Fim: 17-06-2024

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas Infante D.Henrique

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-06-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

Ref. 269Turma 1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122487/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 08-03-2024

Fim: 13-04-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Superior de Saúde

Formador

Luís Miguel Pereira Condeço

Maria Odete Pereira Amaral

Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo e Andrade

Manuel Pereira Cordeiro

Susana Marisa Loureiro Pais Batista

Maria Isabel Bica Carvalho

Sofia Margarida Guedes de Campos

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

Na saúde escolar as crianças e jovens com necessidades de saúde especiais identificadas são um dos focos de intervenção devido ao impacto na sua funcionalidade, nas limitações que apresentam e que se podem traduzir em alterações na frequência escolar e possível comprometimento do processo de aprendizagem. Numa escola inclusiva, prioridade política atual, cada aluno/a tem direito a uma educação para todos/as e cada um/a dos/as alunos/as são respeitados nas suas potencialidades, expectativas e necessidades no âmbito de um projeto educativo que proporcione a todos/as a participação e o sentido de pertença, equidade, contribuindo assim para a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social.

Objetivos

1. Promover conhecimentos para uma abordagem integrada e colaborativa do percurso escolar, de acordo com o Dec. Lei nº 54/2018 e Programa Nacional de Saúde Escolar, garantindo uma educação de qualidade ao longo da escolaridade obrigatória. 2. Capacitar para a literacia e o auto-cuidado em saúde na comunidade educativa para melhor executar e orientar atividades em saúde junto das crianças e jovens. 3. Habilitar a comunidade educativa para referenciar à equipa de saúde escolar crianças e jovens que necessitem de apoio e acompanhamento especializado. 4. Capacitar para a aplicação multinível de medidas universais, selectivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão de crianças e jovens.

Conteúdos

1. Promoção da saúde, literacia e autocuidado - 5 horas 2. Programa Nacional de Saúde Escolar – 15 horas - Enquadramento e características - Diagnóstico e intervenção em necessidades especiais de saúde - Referenciação 3. A escola inclusiva e colaborativa (Dec. Lei nº 54/2018) – 15 horas - Conceitos de educação inclusiva, escola colaborativa e o trabalho em rede - A educação diferenciada e o envolvimento da comunidade (professores, técnicos especializados, pais, pessoal não docente, alunos e profissionais de saúde) - As práticas inclusivas e os recursos de uma escola colaborativa 4. Os suportes académicos e o acesso ao currículo completo - 5 horas - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão - A equipa multidisciplinar - Recursos educativos e comunitários 5. Os comportamentos promotores de um ambiente de aprendizagem positivo - 8 horas - O respeito pela diversidade e a criação de um ambiente acolhedor para todos - Competências socio emocionais: autoconhecimento, autogestão, consciência social, relações interpessoais, tomada de decisão responsável - Redução de comportamentos de risco 6. Apresentação e avaliação (2 horas) - Apresentar os objetivos e conteúdos do programa de formação (início da formação) - Refletir sobre a importância da formação numa dinâmica de grupo (após a formação) - Aplicar questionário de avaliação da formação (após cada sessão e no final do curso)

Metodologias

Pretende-se que as sessões sejam eminentemente práticas no sentido da aquisição, desenvolvimento e treino de competências dos docentes para promoção da saúde e utilização de práticas multinível de medidas universais, selectivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão de crianças e jovens. Capacitação para a sinalização e encaminhamento adequado das várias necessidades de saúde identificadas. 1. Exposição oral dos temas com ajuda de meios audio-visuais 2. Trabalhos de grupo de análise de casos, com o objectivo de sensibilizar e produzir conhecimento; 3. Psicodrama, com o objectivo de fazer intuir situações reais; 4. ”Brainstorming” para produção de novas ideias; 5. Estudo de casos.

Avaliação

Os formandos serão avaliados com uma avaliação quantitativa com referencial de escala de avaliação previsto no 2 do artigo 46.º do Estatuto da Carreira Docente aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8, 9 valores; Bom – de 6, 5 a 7, 9 valores; Regular – de 5 a 6, 4 valores; Insuficiente – de 1 a 4, 9 valores.

Bibliografia

Budiarti, N., & Sugito, S. (2018). Creating Inclusive Culture of Elementary Schools. Jurnal Ilmiah Peuradeun, 6(2), 307-324. doi:10.26811/peuradeun.v6i2.237Colucci-Gray, L., Trowsdale, J., Cooke, C. F., Davies, R., Burnard, P., & Gray, D. S. (2017). Reviewing the potential and challenges of developing STEAM education through creative pedagogies for 21st learning: how can school curricula be broadened towards a more responsive, dynamic, and inclusive form of education? British Educational research Association.Direção – Geral da Saúde (DGS). (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à prática. Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. (INR). Ministério de Educação/ Direção – Geral da EducaçãoPortugal. Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho.Portugal. Ministério da Saúde. Direção Geral da Saúde. (2015). Programa Nacional de Saúde Escolar. Lisboa: DGS.


Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas do Visprof; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-03-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 09-03-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 09-03-2024 (Sábado) 14:00 - 20:00 6:00 Presencial
4 14-03-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 16-03-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 16-03-2024 (Sábado) 14:00 - 20:00 6:00 Presencial
7 21-03-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 23-03-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
9 23-03-2024 (Sábado) 14:00 - 20:00 6:00 Presencial
10 12-04-2024 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
11 13-04-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
12 13-04-2024 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial

Ref. 229Turma 1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121078/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 13-10-2023

Fim: 28-05-2024

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas Infante D.Henrique

Formador

Maria Martins

José Pereira de Sousa

Dinis Augusto Saraiva

Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho

Fátima Loreta da Vila

José Bernardino Seixas Marques

António Fernando da Silva Santos

Cristina da Conceição de Almeida Reis

Destinatários

Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

Esta formação integra o Plano de Formação do AE Infante D. Henrique há 10 anos consecutivos. Esta modalidade de ação integra o Plano de Formação do AE Infante D. Henrique há 11 anos consecutivos. A abordagem das temáticas, propostas a partir do levantamento das necessidades de formação/solicitações por parte dos docentes do agrupamento, visa a sua capacitação para um melhor desempenho profissional, através da reflexão conjunta e da construção partilhada de respostas contextualizadas às dificuldades sentidas nas escolas deste agrupamento e publicamente assumidas em sede de PE. Assim, as respostas construídas, ao decorrerem da discussão e partilha alargadas (um grande nº de docentes de todos os departamentos), e de implementação generalizada mais consensual, têm-se revelado mais eficazes.

Objetivos

- Contribuir para a melhoria da ação educativa da escola através da promoção da melhoria das práticas profissionais dos professores; - Proporcionar formação contextualizada, de acordo com as especificidades do agrupamento e indo ao encontro das necessidades identificadas no seu plano de formação; - Promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional e organizacional; - Incrementar o espírito reflexivo e autocrítico dos professores face às suas práticas profissionais, através da criação de um espaço de partilha e reflexão conjunta; - Contribuir para a melhoria das aprendizagens, através da construção partilhada de soluções pertinentes e contextualizadas.

Conteúdos

As temáticas a abordar foram propostas pelos docentes deste agrupamento, a partir do levantamento solicitado pelo Conselho Pedagógico a todos os Departamentos, e resulta da necessidade de encontrar respostas para os problemas e dificuldades identificadas ao longo do ano transato. Nessas preocupações, este ano, assumiram grande protagonismo as que decorrem das mudanças preconizadas pelas medidas de política educativa, nomeadamente: o aprofundamento das práticas de monitorização; o envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; práticas de avaliação pedagógica com recursos digitais e a promoção do bem-estar emocional na escola. Assim, temos as seguintes temáticas: - Avaliação Pedagógica e Desenvolvimento Curricular - 3 h - Bem-Estar, Gestão Emocional e Qualidade da Ação Educativa - 3h - Interculturalidade e Cidadania: Práticas de Inclusão – 3h - Metodologias de Aprendizagem Ativa – 3h - Desenvolvimento de Competências Leitoras e Qualidade das Aprendizagens – 3h

Metodologias

Esta ação, enquadrada na perspetiva de construção partilhada e contextualizada de respostas, é constituída por 5 sessões de 3h , práticas e reflexivas, a desenvolver entre setembro de 2023 e maio de 2024, com um formato comum: -Componente mais teórica (45 a 60 min) - apresentação teórico-concetual e atualizada da temática, de forma dinâmica e interativa, em que os docentes podem partilhar experiências, dificuldades, expetativas, propostas, … -Componente prática (cerca de 60 min) - os docentes são divididos em pequenos grupos de trabalho para, a partir dessa abordagem, poderem elaborar/reformular propostas de estratégias, recursos/materiais pedagógicos: fichas/grelhas/planos de aula/estratégias de atuação,…, para abordagem com os alunos, reflexão/trabalho em grupo/departamento, abordagem dos DT aos EE, resolução de problemas. Nos últimos 60 minutos, e de novo em grande grupo, são apresentadas as propostas, a partir das quais é elaborada uma proposta final a implementar no agrupamento.

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da Ação. - Relatório crítico centrado nas temáticas de cada um dos módulos da formação.

Bibliografia

ME (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Editorial do MERoldão, Céu. (2018). Gestão Curricular Revisitada. Direção-Geral da Educação. Lisboa: Ministério da Educação. Cosme, A., Lima, L, Ferreira, D, Ferreira, N. (2021). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem. Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora. Porto. Machado, E. (2022). Autoavaliação. Folha de apoio à formação-Projeto MAIA. Lisboa: Ministério da Educação. Novoa, A. E Alvim, Y. (2022). Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador, Bahia.


Observações

Critérios de seleção: Ser docente do Agrupamento de Escolas Infante D, Henrique Ser docente EE de alunos do Agrupamento de Escolas Infante D, Henrique Ser docente de outras escolas associadas ao Visprof Ser docente de outras escolas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-10-2023 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Presencial
2 24-11-2023 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Presencial
3 02-02-2024 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Presencial
4 27-02-2024 (Terça-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Presencial

Ref. 292Turma 1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD 043 2023/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 28-03-2024

Fim: 28-03-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Viriato

Formador

Zaida Varzielas Pego Roque

Amandio de Carvalho Marques

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

Capacitar os docentes para a preparação dos alunos para provas e exames em formato eletrônico.

Conteúdos

Dinamização do processo de avaliação com a utilização de uma Plataforma Digital: • Criar um exercício e legendar • Criara uma ficha ou teste de avaliação • Publicar avaliação para alunos • Corrigir uma avaliação e dar feedback • Criara um grupo e partilhar conteúdos


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-03-2024 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial

Ref. 276Turma 1 Em avaliação

Registo de acreditação: DGAE/1128/2024

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 25-03-2024

Fim: 28-03-2024

Regime: Presencial

Local: Centro de Saúde Viseu III

Formador

Ana Cláudia Albuquerque Almeida Santos Oliveira

Joaquim Filipe Silva Carreira

Joel Diogo Matias Carvalhais

Destinatários

Pessoal não docente;

Acreditado pelo

DGAE - Direção-Geral da Administração Escolar

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

Em função do plano de atividades: Os Agrupamentos/Escolas não agrupadas do Concelho de Viseu assumem publicamente nos respetivos PE como um dos objetivos a criação e implementação de estratégias que promovam o desenvolvimento das competências dos assistentes operacionais, nomeadamente através de formação, enquanto oportunidade de atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos e competências pessoais e profissionais. Importa, pois, que toda a escola e todos os agentes educativos contribuam com as melhores práticas para a melhoria e a eficácia da ação educativa das escolas. Em função dos destinatários: A promoção da saúde em meio escolar, assente nos princípios das EPS (Escolas Promotoras da Saúde - equidade, sustentabilidade, participação democrática, educação inclusiva e empowerment de toda a comunidade educativa para a saúde e o bem-estar) e numa metodologia de trabalho por projeto, tem como ponto de partida as necessidades reais da população escolar, desenvolve processos de ensino e aprendizagem que melhoram os resultados académicos e contribui para elevar o nível de literacia para a saúde e melhorar o estilo de vida da comunidade educativa. Tendo em conta as razões anteriores, é evidente a importância e necessidade de preparar estes profissionais no sentido de enfrentarem com competência as exigências com que se deparam no dia a dia

Objetivos

Contribuir para a melhoria da ação educativa e social da escola • Promover o desenvolvimento profissional dos assistentes operacionais • Contribuir para um ambiente escolar tranquilo, agradável e formador no seu todo, enquanto condição indispensável para a promoção de percursos escolares e educativos de qualidade • Promover a literacia e aprendizagem de habilidades em primeiros socorros e Suporte Básico de Vida; • Promover a literacia sobre alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) • Contribuir para um ambiente promotor da saúde em meio escola no que concerne os alunos com NSE; • Treinar habilidades e desenvolver de competências práticas no que concerne os alunos com NSE

Conteúdos

• Acidentes e primeiros socorros nas escolas; acidentes nas escolas; cadeia de sobrevivência; SBV adulto e pediátrico; desobstrução da via aérea; posição lateral de segurança; risco para o reanimador (14 horas). • Intervenção das escolas no âmbito dos alunos com NSE (1 hora). • Intervenção em alunos com Alergias Alimentares em contexto escolar (2 horas). • Intervenção em alunos com Diabetes Mellitus tipo 1 em contexto escolar (2 horas). • Intervenção em alunos com Epilepsia em contexto escolar (2 horas). • Intervenção em alunos com Asma em contexto escolar (2 horas). • Intervenção em alunos com Doença Mental em contexto escolar (2 horas)

Anexo(s)

AN2


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-03-2024 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 25-03-2024 (Segunda-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 26-03-2024 (Terça-feira) 09:00 - 11:00 2:00 Presencial
4 26-03-2024 (Terça-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
5 27-03-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 27-03-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 28-03-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial

Ref. 268Turma 1 Em avaliação

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122488/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 12.0 horas

Início: 11-03-2024

Fim: 19-03-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Superior de Saúde

Formador

Sónia Patricia Teixeira da Silva Alves

Amadeu Matos Gonçalves

Maria Isabel Bica Carvalho

Sofia Margarida Guedes de Campos

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

A promoção da saúde mental, assente no desenvolvimento de competências socioemocionais, é, segundo o Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), o pi¬lar da capacitação de crianças e jovens em promoção e educação para a saúde, assim como fator coadjuvante do sucesso escolar. Assim, considera-se que os educadores e professores são modelos de referência no domínio da relação com os alunos e com a restante comunidade educativa, pelo que se torna imprescindível dotá-los de um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências que lhes permitam contribuir para a promoção da saúde, do bem-estar mental e do sucesso educativo de todos os seus alunos.

Objetivos

Após a formação, os educadores e professores deverão ser capazes de: Se posicionar como agentes promotores da saúde, do bem-estar mental e do sucesso educativo através do desenvolvimento das competências socioemocionais; Ajudar os alunos a desenvolverem competências socioemocionais eficazes e a compreenderem o seu próprio comportamento. Partir da análise crítica das suas atitudes e práticas educativas para promover uma intervenção fundamentada nos modelos baseados na evidência científica, usando os resul¬tados da avaliação para justificar decisões;Criar e utilizar ferramentas, materiais, instrumentos e linhas orientadoras de boas práticas e agilizar a implementação das mesmas, de forma sistemática, no âmbito da saúde mental dos alunos, incluindo alunos com necessidades educativas especiais.

Conteúdos

Saúde Mental em Meio Escolar • Definição de saúde mental; saúde mental e bem-estar emocional; • Literacia emocional, promoção da saúde e coping; • Saúde mental e competências socioemocionais (lidar com emoções, sentimentos e situações difíceis; comunicação e relacionamento interpessoal; resolução de problemas e situações de conflito; capacidade de escuta e entreajuda; lidar com as mudanças e as perdas); • Bullying e violência na escola; • Fatores protetores da saúde mental (resiliência, autorregulação, relacionamento com família, pares, contexto escolar, competências pessoais e sociais). Boas práticas: apresentação, critérios de apreciação e seleção • Como selecionar estratégias para o enquadramento da promoção da saúde mental na atividade do educador/professor de educação especial. • Ferramentas, instrumentos, materiais e planificações para o trabalho autónomo: apresentação, critérios de análise e práticas a reter. • Como envolver a família: boas práticas e relatos do impacto na dinâmica familiar. • Pontos a reter com vista a um trabalho continuado. • Avaliação da eficácia da formação

Metodologias

Sessões presenciais teórico-práticas. Metodologias ativas e participativas. Avaliação, discussão e disseminação de boas práticas. Sistematização de conclusões para adoção de instrumentos e práticas. Consolidação de conceitos fundamentais.

Avaliação

A avaliação dos formandos será feita tendo em conta os fatores: 1 – Participação 40% 2 – Teste/Trabalho final 60% O referencial da escala de avaliação é o previsto no n.º 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2017, de 19 de janeiro: • Excelente – de 9 a 10 valores; • Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; • Bom – de 6,5 a 7,9 valores; • Regular – de 5 a 6,4 valores; • Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

• Programa Nacional de Saúde Escolar. Lisboa: DGS, 2015• Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE). 2016• Canha, L., e Neves, S. (2008). Promoção de Competências Pessoais e Sociais, Desenvolvimento de um Modelo Adaptado a crianças e jovens com deficiência, Manual. Associação de Paralisia Cerebral de Odemira: Instituto Nacional para a Reabilitação• Matos, M. (1998). Comunicação, gestão de conflitos na escola. Lisboa: CDI/FMH/UTL., pág. 75• Manual para a Promoção de Competências Sócio emocionais em meio escolar. Lisboa: DGS, 2016.

Anexo(s)

Cartaz divulgação


Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas do Visprof; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 12-03-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 18-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 19-03-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial

Ref. 265Turma 1 Em avaliação

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122095/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 12.0 horas

Início: 25-01-2024

Fim: 22-02-2024

Regime: e-learning

Local: Plataforma Microsoft TEAMS

Formador

Paixão dos Santos Pinto

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

Em 2021, a Rede de Bibliotecas Escolares apresentou publicamente o quadro estratégico para o período entre 2021 e 2027, numa sessão pública online em que divulgou igualmente o seu portal reformulado, com novas valências e recursos e ajustado a esta nova estratégia. Desde então, o mesmo tem continuado a ser aperfeiçoado, tem agregado recursos que se encontravam dispersos por outras plataformas, constituindo-se presentemente como um auxiliar bastante relevante para todos os que desempenham as funções de professor bibliotecário, disponibilizando orientações e recursos de apoio. Assim, torna-se fundamental para os que exercem essas funções conhecerem bem esta ferramenta, de modo a poderem rentabilizar todo o seu potencial nas suas práticas diárias nas bibliotecas escolares.

Objetivos

• Conhecer a estratégia da Rede de Bibliotecas Escolares e o seu portal; • Compreender a arquitetura do portal, localizando agilmente os conteúdos disponibilizados; • Conhecer os princípios e organização das secções específicas do portal RBE; • Usar o portal RBE para fundamentar e apoiar a ação da biblioteca escolar.

Conteúdos

Sessão 1 – O Portal da RBE – arquitetura, Pesquisa e Secções - 3 horas online síncronas - O portal RBE – Arquitetura - O Portal RBE – Pesquisa global - O Portal RBE – Secções: - Projetos - Iniciativas - Suporte > Recursos: “Artes e património com a biblioteca escolar”: Enquadramento/ Bibliografia sugerida/ Propostas de trabalho. Colaboração. - Elaboração de recurso educativo sobre artes e património, fundamentado nos recursos disponibilizados. Sessão 2 – O Portal da RBE: Secções I - 3 horas online síncronas - O Portal RBE – Secções: - Suporte > Recursos: “Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos”: Crescer com a leitura/ Dominar a informação/ Saber usar os media. Organização. Termos e modos de pesquisa. Colaboração. - Seleção de uma proposta de atividade disponíveis no portal RBE em cada uma das áreas (leitura, media e informação), tendo em conta a sua adequação ao PAA da biblioteca e da escola/ agrupamento. Sessão 3 – O Portal RBE: Secções II - 3 horas online síncronas - O Portal RBE – Secções: - Suporte > Recursos: “Cidadania e Biblioteca Escolar: Pensar e intervir”: Dinâmicas educativas/ Notas das escolas/ Recursos/ Racismo/ Discriminação. Organização. Termos e modos de pesquisa. Colaboração. - Elaboração de uma proposta de atividade na área da cidadania, com base nos recursos disponibilizados em “Cidadania e Biblioteca Escolar: Pensar e intervir”. Sessão 4 – O Portal RBE: Secções III - 3 horas online síncronas - O Portal RBE – Secções: - Suporte > Recursos: Secção “Biblioteca Escolar Digital”: Serviços/ Curadoria de conteúdos/ Instrumentos/ Tutoriais informação e Media/ Práticas/ Organização. Termos e modos de pesquisa. - Seleção de recursos disponibilizados na “Biblioteca Escolar Digital“ que possam ser utilizados ou servir de suporte a uma atividade do PAA da biblioteca ou à proposta de atividade elaborada para a sessão anterior. - Avaliação - apresentação de um dos trabalhos realizados ao longo das sessões de formação, à escolha do formando.

Metodologias

O Curso tem 12h online síncronas. Em cada sessão haverá momentos com um caráter sobretudo expositivo, complementados com vários momentos de interação, tendo como base a pesquisa e exploração, individual ou em grupo, do portal RBE. Promover-se-á ainda a reflexão crítica e a discussão.

Avaliação

- Avaliação contínua. Participação dos formandos ao longo das sessões. - Avaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente e em grupo. - Relatórios críticos individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores, e pelos critérios da DGE.

Bibliografia

Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027. https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdfPortugal. Rede de Bibliotecas Escolares (2017) Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017_impres.pdf


Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas do Visprof; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-01-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 01-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 08-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 22-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona

Ref. 206Turma 3 Em avaliação

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116330/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 23-01-2024

Fim: 14-03-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Emidio Navarro

Formador

Maria João Oliveira Lopes Costa

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

Inclusão, equidade, cooperação, solidariedade, responsabilidade e interligação, são conceitos-chave que enformam as políticas e as práticas educativas. Assegurar o direito de todos à educação é garantir acesso, presença, participação e sucesso em processos educativos de qualidade. Os atores educativos, nomeadamente lideranças de topo e intermédias, são figuras essenciais na educação e na transformação social. Acolher e apoiar todos os alunos, independentemente das suas capacidades e exigências, são dois compromissos éticos e profissionais indiscutíveis. Uma escola inclusiva exige uma liderança eficaz, capaz de apoiar e promover o envolvimento de toda a comunidade escolar. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão

Conteúdos

1. Enquadramento teórico e normativo 1.1. Quadro conceptual Os direitos humanos e as políticas de inclusão. Justiça distributiva e éticas do cuidado. Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades. O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade; abordagens multinível da diversidade em educação. 1.2. Quadro normativo de referência Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciada pela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual. Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA. 1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.] 2. Concretização das políticas de inclusão 2.1 As escolas e as práticas A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade. 2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem. Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão. 2.3. Os recursos para a inclusão A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escola inclusiva. 2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e ‘o resto’ – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.] 3. Conhecer, partilhar, decidir 3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições 3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos 3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação de professores, pais e alunos nos processos de decisão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.] 4. Avaliação Apresentação e discussão dos trabalhos/produtos finais dos formandos

Metodologias

Exploração dos temas propostos, com adequado suporte teórico. Reflexão, análise e discussão em grupo, com recurso a fontes documentais pertinentes. Debate em plenário. Elaboração individual de trabalho/produto final da ação, em função dos interesses dos formandos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Cerna, L. et al. (2021) Promoting inclusive education for diverse societies: A conceptual framework. Disponível em: Promoting inclusive education for diverse societies : A conceptual framework | OECD Education Working Papers | OECD iLibrary (oecd-ilibrary.org)Eurydice (2020). A equidade na educação escolar na Europa (trad. Lisboa: DGEEC/Unidade portuguesa de Eurydice). Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/517ee2ef-4404-11eb-b59f-01aa75ed71a1/language-ptEuropean Agency for Special Needs and Inclusive Education (2021). Inclusive School Leadership: A Tool for Self-Reflection on Policy and Practice. (M. Turner-Cmuchal, E. Óskarsdóttir and M. Bilgeri, eds.). Odense, Denmark. Disponível em: https://www.european-agency.org/sites/default/files/SISL_Self-Reflection_Tool.pdfPereira, F. (Coord.). (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdfUNESCO (2022). Reaching out to all learners: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO, IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 30-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
3 06-02-2024 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
4 20-02-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 27-02-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 05-03-2024 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
7 11-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 14-03-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial

Ref. 206Turma 4 Em avaliação

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116330/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 23-01-2024

Fim: 14-03-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Emidio Navarro

Formador

Paula Cristina Santos Ferreira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Enquadramento

Inclusão, equidade, cooperação, solidariedade, responsabilidade e interligação, são conceitos-chave que enformam as políticas e as práticas educativas. Assegurar o direito de todos à educação é garantir acesso, presença, participação e sucesso em processos educativos de qualidade. Os atores educativos, nomeadamente lideranças de topo e intermédias, são figuras essenciais na educação e na transformação social. Acolher e apoiar todos os alunos, independentemente das suas capacidades e exigências, são dois compromissos éticos e profissionais indiscutíveis. Uma escola inclusiva exige uma liderança eficaz, capaz de apoiar e promover o envolvimento de toda a comunidade escolar. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão

Conteúdos

1. Enquadramento teórico e normativo 1.1. Quadro conceptual Os direitos humanos e as políticas de inclusão. Justiça distributiva e éticas do cuidado. Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades. O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade; abordagens multinível da diversidade em educação. 1.2. Quadro normativo de referência Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias). O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciada pela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual. Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA. 1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.] 2. Concretização das políticas de inclusão 2.1 As escolas e as práticas A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade. 2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem. Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão. 2.3. Os recursos para a inclusão A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escola inclusiva. 2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e ‘o resto’ – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.] 3. Conhecer, partilhar, decidir 3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições 3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos 3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação de professores, pais e alunos nos processos de decisão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.] 4. Avaliação Apresentação e discussão dos trabalhos/produtos finais dos formandos

Metodologias

Exploração dos temas propostos, com adequado suporte teórico. Reflexão, análise e discussão em grupo, com recurso a fontes documentais pertinentes. Debate em plenário. Elaboração individual de trabalho/produto final da ação, em função dos interesses dos formandos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Cerna, L. et al. (2021) Promoting inclusive education for diverse societies: A conceptual framework. Disponível em: Promoting inclusive education for diverse societies : A conceptual framework | OECD Education Working Papers | OECD iLibrary (oecd-ilibrary.org)Eurydice (2020). A equidade na educação escolar na Europa (trad. Lisboa: DGEEC/Unidade portuguesa de Eurydice). Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/517ee2ef-4404-11eb-b59f-01aa75ed71a1/language-ptEuropean Agency for Special Needs and Inclusive Education (2021). Inclusive School Leadership: A Tool for Self-Reflection on Policy and Practice. (M. Turner-Cmuchal, E. Óskarsdóttir and M. Bilgeri, eds.). Odense, Denmark. Disponível em: https://www.european-agency.org/sites/default/files/SISL_Self-Reflection_Tool.pdfPereira, F. (Coord.). (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdfUNESCO (2022). Reaching out to all learners: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO, IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 30-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
3 06-02-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 20-02-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 27-02-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 05-03-2024 (Terça-feira) 18:30 - 22:00 3:30 Presencial
7 11-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 14-03-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial