OFERTA FORMATIVA

Ref. 105Turma 2 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112350/21

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 07-02-2023

Fim: 16-03-2023

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas do Viso

Formador

Joaquim Henrique de Oliveira Simões

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

O desafio que se coloca às escolas é responder aos alunos com necessidades educativas específicas, no âmbito de uma escola inclusiva, de modo que cada um aprenda independentemente da sua situação pessoal e social, assegurando a todos a aquisição de um nível de competências que permita a plena integração na sociedade. A utilização de práticas motivadoras e que promovem a aprendizagem, trazem uma série de benefícios para o desenvolvimento global destes alunos. Basicamente, elas misturam um conjunto de ações que estimulam o cérebro dos participantes, fazendo-os sentir-se bem; promovem competências que irão ajudar nas aprendizagens essenciais e no processo de socialização. O professor de Educação Especial deverá centrar-se nesta perspetiva holística, criando bem-estar e o desenvolvimento de competências que permitam um acesso mais facilitado ao currículo.

Objetivos

Saber acolher e gerir a diversidade de interesses, motivações e expetativas, capacidades e ritmos de desenvolvimento de todos os alunos; - Rever conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos no âmbito do processo de ensino/ aprendizagem; - Firmar conhecimentos sobre modalidades de atendimento a alunos com necessidades específicas de aprendizagem, nomeadamente aqueles que usufruem de Adaptações Curriculares Significativas; - Planificar metodologias de ensino que atendam às verdadeiras necessidades dos discentes; - Delinear e partilhar materiais pedagógicos; - Promover estratégias educativas diversificadas e funcionais; - Construir materiais específicos de apoio à aprendizagem; - Proporcionar a estes alunos situações pedagógicas conducentes ao sucesso educativo

Conteúdos

Este curso de Formação está organizado num conjunto de 3 módulos, cujos conteúdos serão ajustados às necessidades dos formandos. Módulo 1 (3horas) - Apresentação da ação e dos diversos módulos, bem como do processo de avaliação; - Discussão dos objetivos e da metodologia da formação; - Enquadramento concetual da educação inclusiva no âmbito da legislação em vigor. Módulo 2 (9 horas) - Sensibilização dos professores para a utilização de estratégias e técnicas específicas no âmbito das medidas previstas no art.º 10º do Decreto-lei nº 54 de 2018, concretamente Adaptações Curriculares Significativas; - Contribuição das mesmas para melhorar a eficácia de intervenção dos docentes e profissionais, visando a promoção de aprendizagens essenciais; - Sensibilização para a diferenciação na intervenção com alunos com Necessidades Educativas Específicas; - Reflexão e partilha de experiências pedagógicas suscetíveis de melhorar a intervenção educativa; - Exercícios práticos. Módulos 3 e 4 (13 horas - 6 + 7) Realização de trabalhos de grupo, tendo por base estudos sobre a aplicação de novas práticas educativas no processo de ensino aprendizagem: • Enquadramento Teórico; • Planificação de aulas de diversos graus de ensino numa lógica de cooperação e trabalho de equipa, promovendo uma escola inclusiva; • Construção dos respetivos materiais pedagógicos utilizando objetos de uso comum e recicláveis; - Apresentação dos trabalhos; - Análise e debate sobre os mesmos; - Reflexão sobre a formação: auto e heteroavaliação.

Metodologias

As sessões serão desenvolvidas através da exposição de conteúdos, debates entre os participantes e análise de situações concretas, propostas pelo formador ou pelos formandos. As primeiras 12 h serão teóricas/práticas, de forma interativa com os formandos. Nos restantes módulos, os formandos realizarão um trabalho de grupo, com o desenvolvimento de metodologias de ensino, com a supervisão e cooperação do formador, sendo facultados alguns materiais bibliográficos e pedagógicos. Apresentação dos trabalhos, observando-se as seguintes etapas: Exposição teórica dos conteúdos, pretendendo-se assim desenvolver e tratar aspetos teóricos relacionados com a temática da ação; Debate sobre situações reais de reconhecida relevância pedagógica, relacionadas com as representações dos formandos; Reflexão conjunta sobre as práticas desenvolvidas e sistematização de conclusões. Elaboração de um documento escrito com a reflexão crítica individual.

Avaliação

A avaliação será contínua, individual e em grupo, privilegiando-se a assiduidade, participação e o desempenho dos formandos em cada uma das sessões efetuadas, bem como a pertinência e adequabilidade dos materiais produzidos, criatividade, organização, atualidade e apresentação os trabalhos, tendo em conta: 25% - Participação; realização das tarefas nas sessões conjuntas; assiduidade; pontualidade; 60% - Produção de trabalhos e de materiais didáticos, investigação e aplicação em contexto; 15% - Relatório reflexivo sobre o trabalho realizado. A classificação final resultará da média ponderada das classificações atribuídas aos itens anteriores. Escala de avaliação: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5,0 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1,0 a 4,9 valores A aprovação da ação de formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.


Ref. 179Turma 1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116687/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 28-10-2022

Fim: 06-05-2023

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique

Formador

Maria Martins

José Pereira de Sousa

Dinis Augusto Saraiva

Ana Paula dos Reis Campos Carlão

Fátima Loreta da Vila

Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho

Cristina da Conceição de Almeida Reis

José Bernardino Seixas Marques

António Fernando da Silva Santos

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

Esta formação integra o Plano de Formação do AE Infante D. Henrique há 10 anos consecutivos. abordagem das temáticas propostas a partir do levantamento das necessidades de formação/solicitações por parte dos docentes do agrupamento, visa a sua capacitação para um melhor desempenho profissional, através da reflexão conjunta e da construção partilhada de respostas contextualizadas às dificuldades sentidas nas escolas deste agrupamento e publicamente assumidas no seu PE. Assim, as respostas construídas, ao decorrerem da discussão e partilha alargadas (um grande nº de docentes de todos os departamentos), continuam a revelar-se mais robustas, de implementação generalizada mais consensual e, consequentemente, mais eficazes.

Objetivos

- Contribuir para a melhoria da ação educativa da escola através da promoção da melhoria das práticas profissionais dos professores;- Proporcionar formação contextualizada, de acordo com as especificidades do agrupamento e indo ao encontro das necessidades identificadas no seu plano de formação;- Promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional e organizacional;- Incrementar o espírito reflexivo e autocrítico dos professores face às suas práticas profissionais, através da criação de um espaço de partilha e reflexão conjunta;- Contribuir para a melhoria das aprendizagens, através da construção partilhada de soluções pertinentes e contextualizadas.

Metodologias

Esta ação, enquadrada na perspetiva de construção partilhada e contextualizada de respostas, é constituída por 5 sessões de 3h , práticas e reflexivas, a desenvolver entre setembro de 2022 e maio de 2023, com um formato comum:-Componente mais teórica (45 a 60 min) - apresentação teórico-concetual e atualizada da temática, de forma dinâmica e interativa, em que os docentes podem partilhar experiências, dificuldades, expetativas, propostas, -Componente prática (cerca de 60 min) - os docentes são divididos em pequenos grupos de trabalho para, a partir dessa abordagem, poderem elaborar/reformular propostas de estratégias, recursos/materiais pedagógicos: fichas/grelhas/planos de aula/estratégias de atuação, para abordagem com os alunos, reflexão/trabalho em grupo/departamento, abordagem dos DT aos EE, resolução de problemas. Nos últimos 60 minutos, e de novo em grande grupo, são apresentadas as propostas, a partir das quais é elaborada uma proposta final a implementar no agrupamento

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da Ação. - Relatório crítico centrado nas temáticas de cada um dos módulos da formação.

Bibliografia

Nóvoa, A. E Alvim, Y. (2022). Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador, Bahia.Roldão, Céu. (2018). Gestão Curricular Revisitada. Direção- Geral da Educação. Lisboa: Ministério da Educação.Machado, E. (2022). Autoavaliação. Folha de apoio à formação-Projeto MAIA. Lisboa: Ministério da Educação.Cosme, A., Lima, L, Ferreira, D, Ferreira, N. (2021). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem. Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora. Porto.

Anexo(s)


Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes do AE Infante D. Henrique; 2 - Docentes de outros AE/EnA que sejam EE de alunos do AE Infante D. Henrique; 3 - Docentes de outros AE/EnA. Dentro de cada critério, por data de progressão e ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 28-10-2022 (Sexta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Presencial
2 25-11-2022 (Sexta-feira) 21:00 - 23:45 2:45 Presencial

Ref. 120Turma 20 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110262/20

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 26-10-2022

Fim: 31-01-2023

Regime: e-learning

Local: Escola Secundária Emidio Navarro + Microsoft Teams

Formador

Carlos Manuel Rodrigues de Almeida

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

CENTRO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE VISEU - VISPROF


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- por proximidade de mudança de escalão; 3- por ordem de inscrição. As sessões presenciais irão realizar-se nas Unidades Orgânicas que integram o Visprof, a divulgar oportunamente.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 26-10-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 29-10-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
3 09-11-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
4 12-11-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
5 23-11-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
6 26-11-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
7 06-12-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 25-01-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
9 28-01-2023 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial


139

Ref. 121Turma 5 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-109999/20

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 25-10-2022

Fim: 06-02-2023

Regime: e-learning

Local: Escola Secundária Emidio Navarro + Microsoft Teams

Formador

Fernando Jorge Bastos dos Santos de Lima

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

CENTRO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE VISEU - VISPROF


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- por proximidade de mudança de escalão; 3- por ordem de inscrição. As sessões presenciais irão realizar-se nas Unidades Orgânicas que integram o Visprof, a divulgar oportunamente.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 25-10-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 07-11-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 14-11-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 28-11-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 06-12-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 12-12-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
7 09-01-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 16-01-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
9 23-01-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 30-01-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
11 06-02-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona


131

Ref. 104Turma 20 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110000/20

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 25-10-2022

Fim: 07-02-2023

Regime: e-learning

Local: Escola Secundária Alves Martins + Microsoft Teams

Formador

José Bernardino Seixas Marques

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- por proximidade de mudança de escalão; 3- por ordem de inscrição. As sessões presenciais irão realizar-se nas Unidades Orgânicas que integram o Visprof, a divulgar oportunamente.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 25-10-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 08-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 15-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 22-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
5 29-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 06-12-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 03-01-2023 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 10-01-2023 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
9 17-01-2023 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 24-01-2023 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
11 07-02-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial


136

Ref. 120Turma 21 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110262/20

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 25-10-2022

Fim: 31-01-2023

Regime: e-learning

Local: Escola Secundária Emidio Navarro + Microsoft Teams

Formador

Nuno Miguel Martins Barros

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

CENTRO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE VISEU - VISPROF


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- por proximidade de mudança de escalão; 3- por ordem de inscrição. As sessões presenciais irão realizar-se nas Unidades Orgânicas que integram o Visprof, a divulgar oportunamente.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 25-10-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 29-10-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
3 15-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 19-11-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
5 28-11-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 03-12-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
7 17-01-2023 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 21-01-2023 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial


140

Ref. 120Turma 23 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110262/20

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 20-10-2022

Fim: 31-01-2023

Regime: e-learning

Local: Escola Secundária Alves Martins + Microsoft Teams

Formador

Henrique Jorge de Almeida Carvalho

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

CENTRO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE VISEU - VISPROF


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- por proximidade de mudança de escalão; 3- por ordem de inscrição. As sessões presenciais irão realizar-se nas Unidades Orgânicas que integram o Visprof, a divulgar oportunamente.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 20-10-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 27-10-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 03-11-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 10-11-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
5 17-11-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 24-11-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
7 15-12-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 05-01-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
9 12-01-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 19-01-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
11 26-01-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial


142

Ref. 104Turma 16 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110000/20

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 19-10-2022

Fim: 08-02-2023

Regime: e-learning

Local: Escola Secundária Viriato + Microsoft Teams

Formador

Victor Júlio Vicente Gomes

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- por proximidade de mudança de escalão; 3- por ordem de inscrição. As sessões presenciais irão realizar-se nas Unidades Orgânicas que integram o Visprof, a divulgar oportunamente.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 19-10-2022 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 02-11-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 09-11-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 16-11-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
5 23-11-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 30-11-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
7 07-12-2022 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
8 04-01-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
9 11-01-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 18-01-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
11 01-02-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial


132

Ref. 104Turma 18 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110000/20

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 19-10-2022

Fim: 08-02-2023

Regime: e-learning

Local: Escola Secundária Viriato + Microsoft Teams

Formador

Amandio de Carvalho Marques

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- por proximidade de mudança de escalão; 3- por ordem de inscrição. As sessões presenciais irão realizar-se nas Unidades Orgânicas que integram o Visprof, a divulgar oportunamente.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 19-10-2022 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 25-10-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 02-11-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 08-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
5 15-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 22-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
7 30-11-2022 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
8 06-12-2022 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
9 10-01-2023 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 17-01-2023 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
11 01-02-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial


134

Ref. 120Turma 19 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110262/20

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 19-10-2022

Fim: 31-01-2023

Regime: e-learning

Local: Escola Secundária Emidio Navarro + Microsoft Teams

Formador

Carlos Manuel Rodrigues de Almeida

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

CENTRO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DE VISEU - VISPROF


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- por proximidade de mudança de escalão; 3- por ordem de inscrição. As sessões presenciais irão realizar-se nas Unidades Orgânicas que integram o Visprof, a divulgar oportunamente.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 19-10-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 22-10-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
3 02-11-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
4 05-11-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
5 16-11-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
6 19-11-2022 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
7 30-11-2022 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 18-01-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
9 21-01-2023 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial


138

Ref. 189Turma1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD 012 2022/2023

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 07-12-2022

Fim: 07-12-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Grão Vasco

Formador

Maria Helena Ferreira Saraiva

Destinatários

Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

As Tecnologias de Apoio (TA) para a Educação Inclusiva são recursos que ajudam a diminuir o hiato entre as capacidades de um criança/aluno com deficiência e/ou incapacidade e as exigências colocadas por uma atividade no contexto em que se realiza. Trata-se de um qualquer dispositivo, equipamento ou sistema, usado para manter e/ou melhorar a autonomia de cada criança/aluno, podendo ser adaptado a cada caso específico. Será feita uma abordagem a meios de acesso ao hardware/software, assim como a apresentação de alguns recursos para o desenvolvimento da comunicação e aprendizagem


Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes da Educação Especial da área de influência do CRTIC Viseu. 2.º Docentes da Educação Especial do AE Grão Vasco; 3.º Docentes de outras unidades orgânicas da área de influência do VISprof; POR ORDEM DE INSCRIÇÃO

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 07-12-2022 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

Ref. 182Turma 1 Em avaliação

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117103/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 29-10-2022

Fim: 12-11-2022

Regime: Presencial

Local: Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu

Formador

Maria Martins

Fernando Luís Monteiro Bexiga

Henrique Jorge de Almeida Carvalho

Olga Maria Coutinho de Oliveira Madanelo

Sónia Vanessa Santos Alves

Paulo Nuno Marques da Costa Antunes França

Maria João Oliveira Lopes Costa

Jorge Manuel Torres de Azevedo

Helder Miguel Graça Fernandes

Fernando Jorge Bastos dos Santos de Lima

Ana da Piedade Guerreiro Madeira Elias Pinheiro

Cristina da Conceição de Almeida Reis

Isabel Cristina Nogueira de Sousa Pereira

Joaquim Henrique de Oliveira Simões

Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias

Paula Cristina Santos Ferreira

José Pereira de Sousa

Victor Manuel da Rocha Pinto

Ana Maria Bernardes Pereira

Carlos Manuel Martins Correia

Destinatários

Docentes do Pré-Escolar, dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional e docentes de Educação Especial.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Pré-Escolar, dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional e docentes de Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

Os desafios atuais apontam para a necessidade do reconhecimento de outras formas de educação e de outras possibilidades de construir o conhecimento. As escolas vivem hoje o desafio da mudança das suas práticas de organização pedagógica, de alteração da gestão da organização do espaço e do tempo pedagógicos, de pensar a escola e a sala de aula como uma comunidade de aprendizagem com o objetivo de construção de uma Escola Para Todos. Esta formação pretende promover uma reflexão aprofundada sobre as mudanças preconizadas no que respeita à exigência de construção de novas e diversificadas formas de gestão e de desenvolvimento do currículo.

Objetivos

Potenciar a criação de dinâmicas de partilha e de trabalho colaborativo que favoreçam a gestão flexível e contextualizada do currículo, integrando práticas de ensino e aprendizagem centradas no aluno, orientadas para as áreas de competências do Perfil do Aluno; Reforçar a importância das comunidades de prática, com profissionais comprometidos com a inovação e a melhoria da ação educativa Promover o desenvolvimento de práticas de organização e gestão do ensino em função das aprendizagens, a partir da implementação de processos de diferenciação e adequação pedagógica Promover uma avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens- Identificar e partilhar práticas educativas inovadoras e potenciadoras de mais e melhores aprendizagens; Apresentar e discutir estratégias de diversificação curricular que contribuam para uma escola inclusiva'

Conteúdos

Formação desenvolvida no formato de sessões plenárias/conferências, durante dois dias: 1º DIA 29 de outubro (8 horas) Conferência 1 (2 h): Do nó cego ao nó górdio - lideranças, participação e sucesso educativo. Conferência 2 (2 h): Recuperar incluindo Conferência 3 (2 h): Formação de professores: Caminhos e desafios Conferência 4 (2 h): O Bem-estar dos professores e a Qualidade do Trabalho Docente. 2º DIA 12 de novembro (7 horas) Conferência 5 (2 h): Capacitar para avaliar: Integração de Ensino, Aprendizagem e Avaliação. Conferência 6 (1,5 h): As tecnologias como Recurso Educativo. Conferência 7 (2 h): Aprendizagens essenciais da Matemática no Ensino Básico. Conferência 8 (1,45 h): Avaliação de Processos Educativos.

Metodologias

Esta formação será desenvolvida na forma de 8 sessões plenárias/conferências (seis conferências de 2 horas e duas de 1,5 horas). As sessões plenárias/conferências, presenciais e de caracter teórico-prático-reflexivo, terão um formato comum de desenvolvimento que a seguir se apresenta: numa primeira parte, a partir da atualização de informação e potenciando uma atitude proativa por parte dos docentes, será feito um enquadramento teórico e concetual da temática em análise (duração de 1 hora). Segue-se a apresentação de exemplos práticos e de documentos, materiais e recursos, a partir de experiências de várias escolas e professores. Cada sessão finaliza-se com um espaço de reflexão conjunta, de avaliação do trabalho realizado, de questionamento, de construção e partilha: de visões, receios, expectativas dos professores, projetos e ideias (segunda parte 1h nas sessões de 2h e 30 minutos nas de 1,5horas).

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da Ação. Relatório crítico centrado nas temáticas da formação

Bibliografia

MEC (2021). Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021. Lisboa. MECNÓVOA, A.Alvim, Y. (2022). Escolas e Professores. Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador, BaihaUNESCO (2022). REPENSER NOS FUTURES ENSEMBLE. Un nouveau contrat social pour l´education. Paris, ONU.Cosme, A. (2009). Ser professor: a acção docente como uma acção de interlocução qualificada. Porto: Livpsic.Roldão, M. C., Almeida, S. (2018). Gestão Curricular Para a Autonomia das Escolas e Professores. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação (DGE).

Anexo(s)

Cartaz e Programa do 4º Ciclo de Conferências Inovar em Educação: Melhorar as Práticas Educativas


Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 29-10-2022 (Sábado) 08:30 - 13:00 4:30 Presencial
2 29-10-2022 (Sábado) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
3 12-11-2022 (Sábado) 08:30 - 13:00 4:30 Presencial
4 12-11-2022 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

Ref. 187Turma1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 010 2022/2023

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 06-12-2022

Fim: 06-12-2022

Regime: e-learning

Local: Plataforma Microsoft TEAMS

Formador

Isabel Cascão

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Conteúdos

Discutir o proposito, potencialidades e desafios da implementação da tutoria em contexto escolar. Conhecer os atributos e competências do tutor contemplados no Despacho Normativo nº10-B/2018, no seu artigo 12.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 06-12-2022 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona

Ref. 188Turma 1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 011 2022/2023

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 02-12-2022

Fim: 02-12-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Infante D.Henrique

Formador

Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 09-11-2022 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial

Ref. 186Turma 1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 09 2022/2023

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 30-11-2022

Fim: 30-11-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Grão Vasco

Formador

Isabel Maria Lopes Neto

Destinatários

Professores da Educação Especial; Professores de Cidadania e Desenvolvimento

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

A Escola desempenha um papel essencial na sensibilização da comunidade escolar para a enorme relevância dos Direitos Fundamentais do Ser Humano e na consciencialização para uma maior atitude cívica por parte de cada um dos seus membros. É seu compromisso enaltecer os inerentes valores do ser humano com a prática da inclusão e da equidade, rejeitando a superioridade e a indiferença. Neste sentido de responsabilização na aplicação da "máxima" TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS e no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (dia 3 de dezembro) e do Dia Internacional dos Direitos Humanos (dia 10 de dezembro), o grupo de Educação Especial 910, em colaboração com os grupos 920 e 930 e os professores da Cidadania e Desenvolvimento, propõe dinamizar algumas atividades com o propósito de sensibilizar a comunidade educativa para que esta seja mais interventiva na promoção e defesa dos Direitos Humanos e promotora de uma escola mais inclusiva e equitativa de qualidade onde TODOS tenham as mesmas oportunidades de aceder às aprendizagens ao longo da vida em prol da sua plena inclusão social.

Conteúdos

•Educar para a "Cidadania Global". •Consciencializar para a responsabilidade individual e coletiva na promoção dos direitos humanos de todas as pessoas, e no respeito pelas diferentes formas de pensar e sentir; •Aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural. •Reduzir comportamentos discriminatórios.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 30-11-2022 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial

Ref. 184Turma1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 007 2022/23

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 24-11-2022

Fim: 24-11-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas Grão Vasco

Formador

Ana Mafalda Melo e Silva de Almeida Ribeiro

Sérgio Félix

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

Esta ação de formação foi criada com o objetivo de dar a conhecer o projeto e a plataforma “Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões”. O projeto consistiu na identificação de locais e experiências com interesse e relevância pedagógica nos 14 municípios do território de Viseu Dão Lafões, para os quais foram elaborados guiões pedagógicos que podem ser utilizados pelos docentes de todos os níveis de ensino e áreas disciplinares. Esta ação será dirigida aos educadores de infância e docentes do 1.º do Ensino Básico, com vista a que os docentes possam explorar e conhecer novos contextos de aprendizagem com os alunos.

Conteúdos

• Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões • Novos espaços e contextos de aprendizagem • Aprender em contexto e no território • As famílias à descoberta de Viseu Dão Lafões


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 24-11-2022 (Quinta-feira) 16:45 - 19:45 3:00 Presencial

Ref. 174Turma 3 Concluída

Registo de acreditação: ACD 001 2022/2023

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 24-11-2022

Fim: 24-11-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique

Formador

Joaquim Henrique de Oliveira Simões

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 24-11-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial

Ref. 174Turma 2 Concluída

Registo de acreditação: ACD 001 2022/2023

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 19-10-2022

Fim: 19-10-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas de Mundão

Formador

Joaquim Henrique de Oliveira Simões

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 19-10-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

Ref. 185Turma1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 008 2022/23

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 11-10-2022

Fim: 11-10-2022

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária de Viriato

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Razões

Esta iniciativa pretende capacitar o público-alvo com estratégias e “ferramentas” que lhe possibilitem lidar de forma mais positiva e eficaz com os desafios que enfrentam na educação das crianças.

Conteúdos

– Que adolescente fui? E que adolescentes temos? – "Desenhando" o adolescente – 3 crenças essenciais versus 3 crenças limitadoras – O icebergue do comportamento – As 3 fases da adolescência – O Cérebro do Adolescente – De que lado estamos? – Como estimular o cérebro do adolescente? – Que legado queremos deixar? – Principais desafios de educar adolescentes (dúvidas & questões)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 11-10-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial

Ref. 178Turma1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 005 2022/23

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 13-09-2022

Fim: 13-09-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas Viseu Norte

Formador

Ana Mafalda Melo e Silva de Almeida Ribeiro

Sérgio Félix

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 13-09-2022 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

Ref. 175Turma1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 002 2022/2023

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 12-09-2022

Fim: 14-09-2022

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Alves Martins

Formador

José António Marques Moreira

Destinatários

Professores do grupo 510 da Escola Secundária Alves Martins;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 12-09-2022 (Segunda-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 14-09-2022 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial

Ref. 176Turma1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 003 2022/2023

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 09-09-2022

Fim: 09-09-2022

Regime: e-learning

Local: Plataforma Microsoft TEAMS

Formador

Isabel Cascão

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 09-09-2022 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona

Ref. 174Turma1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 001 2022/2023

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 05-09-2022

Fim: 05-09-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas do Viso

Formador

Joaquim Henrique de Oliveira Simões

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 05-09-2022 (Segunda-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial

Ref. 177Turma1 Concluída

Registo de acreditação: ACD 004 2022/23

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 05-09-2022

Fim: 05-09-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento Escolas Infante D.Henrique

Formador

Ana Mafalda Melo e Silva de Almeida Ribeiro

Sérgio Félix

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu - VISPROF


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 05-09-2022 (Segunda-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial