Avaliação Criterial ao Serviço das Aprendizagens turma Turma 1
Apresentação
A avaliação pedagógica tem assumido uma centralidade inegável nas políticas educativas e curriculares, com efeitos concretos nas práticas de ensino e de aprendizagem, designadamente na promoção do “sucesso escolar”. A publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, consagra mudanças significativas ao nível do currículo, assumindo um dos seus princípios orientadores: a “afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens”. Importa, pois, que os professores consolidem estas mudanças de modo contextualizado e que, colaborativamente, aprofundem competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens, nomeadamente, através da definição de critérios de avaliação. Com esta Ação de Curta Duração, pretende-se: promover a reflexão e questionamento em torno das práticas de aprendizagem, ensino e avaliação; sensibilizar os docentes para a necessidade de desenvolvimento de processos de avaliação pedagógica promotores de mais e melhores aprendizagens; contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
1. Enquadramento curricular: documentos de referência 2. Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards. 3. Debate/partilha de ideias, dúvidas e experiências. 4. Construção de documento
Formador
Maria Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-06-2022 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |