VIII FÓRUM VISEU EDUCA - Aprendizagem, Participação e Bem-Estar turma Turma1
Apresentação
A 8ª edição do “Fórum Viseu Educa”, organizado em parceria com o Município de Viseu, mantém como grande objetivo o aprofundamento das relações entre os elementos da comunidade educativa local, para uma construção partilhada de respostas aos desafios das escolas e dos professores. Promovendo a construção e aprofundamento de redes de partilha e formação para o desenvolvimento profissional e institucional, pretende-se que este Curso de Formação seja um espaço de promoção da melhoria da ação educativa, através da reflexão sobre e para a ação e de partilha de práticas entre os docentes das escolas de Viseu.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 17 de fevereiro/21 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Promover uma reflexão sobre as implicações educativas, culturais e sociais dos Projetos de intervenção educativa que se organizam em função do ato de aprender; - Refletir sobre as práticas educativas em contexto de trabalho de projeto e estimular os processos de integração, inovação e melhoria; - Identificar e partilhar práticas educativas inovadoras e potenciadoras de mais e melhores aprendizagens; - Promover iniciativas cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes; - Refletir e debater a Escola como espaço de cidadania, para a melhor gestão das motivações e expectativas dos alunos e famílias; - Estimular a criação de parcerias e redes de trabalho colaborativo entre as escolas e entre estas e as instituições, no sentido da construção de comunidades educativas reflexivas sobre a para a ação.
Conteúdos
1º dia – 5:00 horas (12 de julho) Conferência 1 – Viseu E Plano Recuperação das Aprendizagens Ensinar + 21/23 - Diferenciar (1,5 h + 30 min de debate) Sessão prática (3 h) – Apresentação do trabalho desenvolvido neste ano letivo pelas escolas no âmbito de projetos de desenvolvimento de práticas inclusivas, de modo particular através dos seus Planos de Recuperação das Aprendizagens, 2º dia – 5:00 horas (13 de julho) Conferência 2 - Viseu E O BEM-ESTAR DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. Conviver com a COVID 19 (3 h) - Reflexão teórica sobre a temática e apresentação do trabalho desenvolvido pelo Observatório do Bem-Estar na promoção da saúde e bem-estar de todos os elementos da comunidade escolar, através de estratégias de mediação, de capacitação sociocultural e de prevenção/intervenção psicossocial e emocional, apostando no envolvimento ativo da comunidade (famílias e instituições…) 1. Bem-estar subjetivo: do construto aos contributos da investigação para a intervenção em adultos. 2. Saúde mental e bem-estar dos profissionais da educação de Viseu: dados de 2021 3. Saúde mental: é melhor prevenir que remediar Conferência 3 – Viseu E Trabalho Colaborativo como facilitador e/ou promotor de mais aprendizagem (1,5 h + 30 min de debate) 3.º dia – 5:00 horas (14 de julho) Conferência 4 – Viseu E Inovação e Melhoria da Educação: Inovação, Tensões e Desafios das Lideranças (1,5 h + 30 min de debate) Sessão prática /mostra 2 (3h) - Apresentação do trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito de um conjunto de atividades/estratégias e projetos desenvolvidos de forma multidisciplinar para a promoção e desenvolvimento de uma cidadania ativa, inclusiva e consciente, nomeadamente em contextos complexos de concomitância de ensino presencial e a distância.
Metodologias
Nas sessões, presenciais e de carácter teórico/práticas, coexistirão espaços de ação, partilha e reflexão “interpares” sobre novas formas de abordar os assuntos em debate. Assim, temos: - Sessões plenárias/Conferências que, partindo do enquadramento dos vários projetos desenvolvidos no âmbito das problemáticas propostas, promoverão a reflexão e discussão sobre as mesmas. - Sessões práticas/mostras que, a partir da apresentação dos vários projetos desenvolvidos nas escolas neste ano letivo, pretendem promover a troca de experiências, constituindo-se como espaços de identificação e partilha de boas práticas, nomeadamente no que respeita ao trabalho desenvolvido no âmbito da estratégia de inclusão e de educação para a cidadania, tendo em vista a aquisição/desenvolvimento de competências específicas, a promoção do trabalho colaborativo e a vivência de experiências práticas e exploração de diversos recursos e materiais didáticos de modo a enriquecer a prática pedagógica.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.
Bibliografia
UNESCO (2022). REPENSER NOS FUTURES ENSEMBLE. Un nouveau contrat social pour l´education. Paris, ONU. ME (2021). Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021. Lisboa. ME. NÓVOA, A.. Alvim, Y. (2022). Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar, Salvador, Bahia. Conselho de Escolas.(2015). Parecer nº 1/2015 - O Programa Aproximar Educação e os Contratos de Educação e Formação Municipal. MEC: Portugal. Castilho S. (2015). Inquietem-se. Ramada: Edições Pedago, LDA
Anexo(s)
Programa oficial VIII Forum Viseu Educa
Observações
Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.
Formador
José Bernardino Seixas Marques
Amandio de Carvalho Marques
Cristina da Conceição de Almeida Reis
Celeste Maria Soares Osório Torres de Almeida
Carla Marília Gomes de Almeida Pinto de Sousa da Costa
Maria Irene de Frias Mota
Margarida Maria Monteiro Morgado
Fernando Jorge Bastos dos Santos de Lima
Helder Miguel Graça Fernandes
Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias
Paulo Alexandre Ferreira Loureiro
Maria João Oliveira Lopes Costa
Ana Maria Albuquerque Sousa
Maria da Luz Rodrigues Gomes Lopes
Ilda Maria Coelho Lopes da Cunha
Maria Martins
Olga Maria Coutinho de Oliveira Madanelo
Sónia Vanessa Santos Alves
Ana Paula dos Reis Campos Carlão
Isabel Cristina Nogueira de Sousa Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-07-2022 (Terça-feira) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |
2 | 13-07-2022 (Quarta-feira) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |
3 | 14-07-2022 (Quinta-feira) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |