FORMAÇÃO EM CONTEXTO: REFLEXÃO SOBRE E PARA A AÇÃO DOCENTE (X). Melhorar as práticas docentes turma Turma 1

Apresentação

Esta formação integra o Plano de Formação do AE Infante D. Henrique há 10 anos consecutivos. abordagem das temáticas propostas a partir do levantamento das necessidades de formação/solicitações por parte dos docentes do agrupamento, visa a sua capacitação para um melhor desempenho profissional, através da reflexão conjunta e da construção partilhada de respostas contextualizadas às dificuldades sentidas nas escolas deste agrupamento e publicamente assumidas no seu PE. Assim, as respostas construídas, ao decorrerem da discussão e partilha alargadas (um grande nº de docentes de todos os departamentos), continuam a revelar-se mais robustas, de implementação generalizada mais consensual e, consequentemente, mais eficazes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

- Contribuir para a melhoria da ação educativa da escola através da promoção da melhoria das práticas profissionais dos professores;- Proporcionar formação contextualizada, de acordo com as especificidades do agrupamento e indo ao encontro das necessidades identificadas no seu plano de formação;- Promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional e organizacional;- Incrementar o espírito reflexivo e autocrítico dos professores face às suas práticas profissionais, através da criação de um espaço de partilha e reflexão conjunta;- Contribuir para a melhoria das aprendizagens, através da construção partilhada de soluções pertinentes e contextualizadas.

Metodologias

Esta ação, enquadrada na perspetiva de construção partilhada e contextualizada de respostas, é constituída por 5 sessões de 3h , práticas e reflexivas, a desenvolver entre setembro de 2022 e maio de 2023, com um formato comum:-Componente mais teórica (45 a 60 min) - apresentação teórico-concetual e atualizada da temática, de forma dinâmica e interativa, em que os docentes podem partilhar experiências, dificuldades, expetativas, propostas, -Componente prática (cerca de 60 min) - os docentes são divididos em pequenos grupos de trabalho para, a partir dessa abordagem, poderem elaborar/reformular propostas de estratégias, recursos/materiais pedagógicos: fichas/grelhas/planos de aula/estratégias de atuação, para abordagem com os alunos, reflexão/trabalho em grupo/departamento, abordagem dos DT aos EE, resolução de problemas. Nos últimos 60 minutos, e de novo em grande grupo, são apresentadas as propostas, a partir das quais é elaborada uma proposta final a implementar no agrupamento

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da Ação. - Relatório crítico centrado nas temáticas de cada um dos módulos da formação.

Bibliografia

Nóvoa, A. E Alvim, Y. (2022). Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador, Bahia.Roldão, Céu. (2018). Gestão Curricular Revisitada. Direção- Geral da Educação. Lisboa: Ministério da Educação.Machado, E. (2022). Autoavaliação. Folha de apoio à formação-Projeto MAIA. Lisboa: Ministério da Educação.Cosme, A., Lima, L, Ferreira, D, Ferreira, N. (2021). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem. Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora. Porto.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes do AE Infante D. Henrique; 2 - Docentes de outros AE/EnA que sejam EE de alunos do AE Infante D. Henrique; 3 - Docentes de outros AE/EnA. Dentro de cada critério, por data de progressão e ordem de inscrição.

Formador

Maria Martins

José Pereira de Sousa

Dinis Augusto Saraiva

Ana Paula dos Reis Campos Carlão

Fátima Loreta da Vila

Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho

Cristina da Conceição de Almeida Reis

José Bernardino Seixas Marques

António Fernando da Silva Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-10-2022 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Presencial
2 25-11-2022 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Presencial
3 20-01-2023 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Presencial
4 17-03-2023 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Presencial
5 24-05-2023 (Quarta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Presencial
Início: 28-10-2022
Fim: 24-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116687/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique