A importância das expressões no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Adaptações Curriculares Significativas – Práticas Interventivas turma Turma 2
Apresentação
O desafio que se coloca às escolas é responder aos alunos com necessidades educativas específicas, no âmbito de uma escola inclusiva, de modo que cada um aprenda independentemente da sua situação pessoal e social, assegurando a todos a aquisição de um nível de competências que permita a plena integração na sociedade. A utilização de práticas motivadoras e que promovem a aprendizagem, trazem uma série de benefícios para o desenvolvimento global destes alunos. Basicamente, elas misturam um conjunto de ações que estimulam o cérebro dos participantes, fazendo-os sentir-se bem; promovem competências que irão ajudar nas aprendizagens essenciais e no processo de socialização. O professor de Educação Especial deverá centrar-se nesta perspetiva holística, criando bem-estar e o desenvolvimento de competências que permitam um acesso mais facilitado ao currículo.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;.
Objetivos
Saber acolher e gerir a diversidade de interesses, motivações e expetativas, capacidades e ritmos de desenvolvimento de todos os alunos; - Rever conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos no âmbito do processo de ensino/ aprendizagem; - Firmar conhecimentos sobre modalidades de atendimento a alunos com necessidades específicas de aprendizagem, nomeadamente aqueles que usufruem de Adaptações Curriculares Significativas; - Planificar metodologias de ensino que atendam às verdadeiras necessidades dos discentes; - Delinear e partilhar materiais pedagógicos; - Promover estratégias educativas diversificadas e funcionais; - Construir materiais específicos de apoio à aprendizagem; - Proporcionar a estes alunos situações pedagógicas conducentes ao sucesso educativo
Conteúdos
Este curso de Formação está organizado num conjunto de 3 módulos, cujos conteúdos serão ajustados às necessidades dos formandos. Módulo 1 (3horas) - Apresentação da ação e dos diversos módulos, bem como do processo de avaliação; - Discussão dos objetivos e da metodologia da formação; - Enquadramento concetual da educação inclusiva no âmbito da legislação em vigor. Módulo 2 (9 horas) - Sensibilização dos professores para a utilização de estratégias e técnicas específicas no âmbito das medidas previstas no art.º 10º do Decreto-lei nº 54 de 2018, concretamente Adaptações Curriculares Significativas; - Contribuição das mesmas para melhorar a eficácia de intervenção dos docentes e profissionais, visando a promoção de aprendizagens essenciais; - Sensibilização para a diferenciação na intervenção com alunos com Necessidades Educativas Específicas; - Reflexão e partilha de experiências pedagógicas suscetíveis de melhorar a intervenção educativa; - Exercícios práticos. Módulos 3 e 4 (13 horas - 6 + 7) Realização de trabalhos de grupo, tendo por base estudos sobre a aplicação de novas práticas educativas no processo de ensino aprendizagem: • Enquadramento Teórico; • Planificação de aulas de diversos graus de ensino numa lógica de cooperação e trabalho de equipa, promovendo uma escola inclusiva; • Construção dos respetivos materiais pedagógicos utilizando objetos de uso comum e recicláveis; - Apresentação dos trabalhos; - Análise e debate sobre os mesmos; - Reflexão sobre a formação: auto e heteroavaliação.
Metodologias
As sessões serão desenvolvidas através da exposição de conteúdos, debates entre os participantes e análise de situações concretas, propostas pelo formador ou pelos formandos. As primeiras 12 h serão teóricas/práticas, de forma interativa com os formandos. Nos restantes módulos, os formandos realizarão um trabalho de grupo, com o desenvolvimento de metodologias de ensino, com a supervisão e cooperação do formador, sendo facultados alguns materiais bibliográficos e pedagógicos. Apresentação dos trabalhos, observando-se as seguintes etapas: Exposição teórica dos conteúdos, pretendendo-se assim desenvolver e tratar aspetos teóricos relacionados com a temática da ação; Debate sobre situações reais de reconhecida relevância pedagógica, relacionadas com as representações dos formandos; Reflexão conjunta sobre as práticas desenvolvidas e sistematização de conclusões. Elaboração de um documento escrito com a reflexão crítica individual.
Avaliação
A avaliação será contínua, individual e em grupo, privilegiando-se a assiduidade, participação e o desempenho dos formandos em cada uma das sessões efetuadas, bem como a pertinência e adequabilidade dos materiais produzidos, criatividade, organização, atualidade e apresentação os trabalhos, tendo em conta: 25% - Participação; realização das tarefas nas sessões conjuntas; assiduidade; pontualidade; 60% - Produção de trabalhos e de materiais didáticos, investigação e aplicação em contexto; 15% - Relatório reflexivo sobre o trabalho realizado. A classificação final resultará da média ponderada das classificações atribuídas aos itens anteriores. Escala de avaliação: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5,0 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1,0 a 4,9 valores A aprovação da ação de formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.
Observações
Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.
Formador
Joaquim Henrique de Oliveira Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-02-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-02-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 13-02-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 16-02-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 23-02-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 25-02-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 28-02-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 03-03-2023 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |