128

4º Ciclo de Conferências INOVAR EM EDUCAÇÃO: Melhorar as práticas educativas. turma Turma 1

Apresentação

Os desafios atuais apontam para a necessidade do reconhecimento de outras formas de educação e de outras possibilidades de construir o conhecimento. As escolas vivem hoje o desafio da mudança das suas práticas de organização pedagógica, de alteração da gestão da organização do espaço e do tempo pedagógicos, de pensar a escola e a sala de aula como uma comunidade de aprendizagem com o objetivo de construção de uma Escola Para Todos. Esta formação pretende promover uma reflexão aprofundada sobre as mudanças preconizadas no que respeita à exigência de construção de novas e diversificadas formas de gestão e de desenvolvimento do currículo.

Destinatários

Docentes do Pré-Escolar, dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional e docentes de Educação Especial.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Pré-Escolar, dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional e docentes de Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes do Pré-Escolar, dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional e docentes de Educação Especial..

Objetivos

Potenciar a criação de dinâmicas de partilha e de trabalho colaborativo que favoreçam a gestão flexível e contextualizada do currículo, integrando práticas de ensino e aprendizagem centradas no aluno, orientadas para as áreas de competências do Perfil do Aluno; Reforçar a importância das comunidades de prática, com profissionais comprometidos com a inovação e a melhoria da ação educativa Promover o desenvolvimento de práticas de organização e gestão do ensino em função das aprendizagens, a partir da implementação de processos de diferenciação e adequação pedagógica Promover uma avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens- Identificar e partilhar práticas educativas inovadoras e potenciadoras de mais e melhores aprendizagens; Apresentar e discutir estratégias de diversificação curricular que contribuam para uma escola inclusiva'

Conteúdos

Formação desenvolvida no formato de sessões plenárias/conferências, durante dois dias: 1º DIA 29 de outubro (8 horas) Conferência 1 (2 h): Do nó cego ao nó górdio - lideranças, participação e sucesso educativo. Conferência 2 (2 h): Recuperar incluindo Conferência 3 (2 h): Formação de professores: Caminhos e desafios Conferência 4 (2 h): O Bem-estar dos professores e a Qualidade do Trabalho Docente. 2º DIA 12 de novembro (7 horas) Conferência 5 (2 h): Capacitar para avaliar: Integração de Ensino, Aprendizagem e Avaliação. Conferência 6 (1,5 h): As tecnologias como Recurso Educativo. Conferência 7 (2 h): Aprendizagens essenciais da Matemática no Ensino Básico. Conferência 8 (1,45 h): Avaliação de Processos Educativos.

Metodologias

Esta formação será desenvolvida na forma de 8 sessões plenárias/conferências (seis conferências de 2 horas e duas de 1,5 horas). As sessões plenárias/conferências, presenciais e de caracter teórico-prático-reflexivo, terão um formato comum de desenvolvimento que a seguir se apresenta: numa primeira parte, a partir da atualização de informação e potenciando uma atitude proativa por parte dos docentes, será feito um enquadramento teórico e concetual da temática em análise (duração de 1 hora). Segue-se a apresentação de exemplos práticos e de documentos, materiais e recursos, a partir de experiências de várias escolas e professores. Cada sessão finaliza-se com um espaço de reflexão conjunta, de avaliação do trabalho realizado, de questionamento, de construção e partilha: de visões, receios, expectativas dos professores, projetos e ideias (segunda parte 1h nas sessões de 2h e 30 minutos nas de 1,5horas).

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da Ação. Relatório crítico centrado nas temáticas da formação

Bibliografia

MEC (2021). Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021. Lisboa. MECNÓVOA, A.Alvim, Y. (2022). Escolas e Professores. Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador, BaihaUNESCO (2022). REPENSER NOS FUTURES ENSEMBLE. Un nouveau contrat social pour l´education. Paris, ONU.Cosme, A. (2009). Ser professor: a acção docente como uma acção de interlocução qualificada. Porto: Livpsic.Roldão, M. C., Almeida, S. (2018). Gestão Curricular Para a Autonomia das Escolas e Professores. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação (DGE).

Anexo(s)

Cartaz e Programa do 4º Ciclo de Conferências Inovar em Educação: Melhorar as Práticas Educativas

Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.

Formador

Maria Martins

Fernando Luís Monteiro Bexiga

Henrique Jorge de Almeida Carvalho

Olga Maria Coutinho de Oliveira Madanelo

Sónia Vanessa Santos Alves

Paulo Nuno Marques da Costa Antunes França

Maria João Oliveira Lopes Costa

Jorge Manuel Torres de Azevedo

Helder Miguel Graça Fernandes

Fernando Jorge Bastos dos Santos de Lima

Ana da Piedade Guerreiro Madeira Elias Pinheiro

Cristina da Conceição de Almeida Reis

Isabel Cristina Nogueira de Sousa Pereira

Joaquim Henrique de Oliveira Simões

Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias

Paula Cristina Santos Ferreira

José Pereira de Sousa

Victor Manuel da Rocha Pinto

Ana Maria Bernardes Pereira

Carlos Manuel Martins Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-10-2022 (Sábado) 08:30 - 13:00 4:30 Presencial
2 29-10-2022 (Sábado) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
3 12-11-2022 (Sábado) 08:30 - 13:00 4:30 Presencial
4 12-11-2022 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 29-10-2022
Fim: 12-11-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-117103/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu