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As potencialidades do GRID 3 no contexto da Comunicação Aumentativa e Alternativa e como factor de inclusão -Nível de Aprofundamento. turma Turma1

Apresentação

As Tecnologias de Apoio constituem uma área do conhecimento científico transversal a várias disciplinas e saberes diversos, onde se destaca a educação e a reabilitação, proporcionando a tão ambicionada melhoria da qualidade de vida em pessoas portadoras de incapacidades várias e a sua inclusão na sociedade. Os profissionais de Educação Especial, sobretudo os que prestam apoio a pessoas com disfunções neuromotoras graves, vêem-se diariamente confrontados com os desafios que são colocados, como também das Tecnologias Apoio que permitem uma melhoria da qualidade de vida dos seus alunos, nos diversos contextos, permitindo a sua inclusão escolar e social. Por isso, é fundamental munir os educadores/professores com as competências necessárias sobre as soluções técnico disponíveis, em especial nas áreas da comunicação e na sua integração social, como fator de inclusão, tal como é preconizado na génese do actual Dec. Lei nº 54/2018, de 6 de julho. Privilegia-se o carácter transdisciplinar das áreas da “Comunicação Aumentativa e Alternativa” e “Tecnologias de Apoio”, por proporcionarem um conjunto de soluções práticas e estratégias de intervenção.

Destinatários

Professores dos grupos 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 910, 920 e 930.

Objetivos

Dominem conhecimentos adequados e atuais sobre as Tecnologias de Apoio e a disfunções neuromotoras graves, com enfâse na área da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Realizem e desenvolvam materiais pedagógicos específicos que permitam aos alunos portadores de problemáticas graves e com comprometimento ao nível da comunicação e linguagem, que atualmente apoiam ou venham a apoiar, uma melhor inserção nas estruturas regulares de Ensino, bem como uma mais adequada inclusão familiar e social. Adquiram competências que lhes permitam intervir com utentes portadores de disfunções neuromotoras em todos os contextos significativos em que estes se inserem, de modo a contribuírem para a melhoria efetiva da sua qualidade de vida e inclusão social e escolar. Realizem e desenvolvam tabelas de comunicação através do GRID 3, adequadas às suas características pessoais, permitindo a sua adaptação ao ensino regular. Consigam desenvolver tabelas de comunicação associadas a comandos, que permitam a programação e configuração do software específico em causa.

Conteúdos

Componente Teórica/Prática – 26 horas (13 horas presenciais e 13 horas em trabalho individual) Módulo 1. Software específico GRID 3 - 13 horas 1.1. Apresentação e estrutura do GRID 3; 1.2. Configurações e acessos ao GRID 3; 1.3. Criar e configurar o perfil do utilizador; 1.4. Apresentar os tipos quadros de comunicação: 1.5. Controlo do ambiente; 1.6. Controlo do computador; 1.7. Explorador de Teclados - Revisão; 1.7.1. Organização de teclados (quadros); 1.7.2. Definições do novo quadro; 1.7.3. Gerir quadro(s) – Saltar, copiar, renomear, apagar e definir com quadro principal; 1.8. Edição dos Teclados (quadros) - Revisão; 1.9. Comandos vários (programação) em GRID 3. 1.9.1. Tipos de comandos; 1.9.2. Operacionalização do comando; 1.9.3. Tipos de ambientes de trabalho; 1.9.4. Criar células de salto – Salto inicial, anterior, saltar para quadro, etc. 1.9.5. Escrita e conversação – conversar e escrita, links, email, editor de documentos, sms, etc. 1.9.6. Redirecionamento com aplicações do Microsoft Office – caso do Word; 1.9.6. Acessibilidade da célula – sem acessibilidade, escondidas e visibilidade da célula; 1.10. Atividades de aplicação prática.

Avaliação

Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC - 3/2007 - Setembro 2007. Cada formando realizará um trabalho escrito individual.

Bibliografia

Manual do Utilizador GRID 3, Smartbox, thinksmartbox.com, 2017;• GRID 3, Dicas de Iniciação, Smartbox, 2017;

Formador

José Carlos Amaral de Melo

Maria Helena Ferreira Saraiva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-05-2023 (Sábado) 09:30 - 12:00 2:30 Presencial
2 13-05-2023 (Sábado) 09:30 - 12:00 2:30 Presencial
3 20-05-2023 (Sábado) 09:30 - 12:00 2:30 Presencial
4 27-05-2023 (Sábado) 09:30 - 12:00 2:30 Presencial
5 03-06-2023 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 06-05-2023
Fim: 03-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-107083/20
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 26 h
Local: Agrupamento de Escolas Grão Vasco