A imagem digital no ensino da Biologia e Geologia e das Ciências Naturais turma Turma 1
Apresentação
Proporcionar aos docentes competências que lhes permitam usufruir com qualidade e eficiência da tecnologia de tratamento de imagem. A imagem digital é uma ferramenta com grandes potencialidades de utilização no dia-a-dia de um professor, quer em contexto de aula, por exemplo na aquisição e tratamento de imagens aquando da realização de uma experiência, quer no processo de avaliação através do uso de gráficos, esquemas ou imagens. Atualmente ainda existem muitos professores que continuam a colar nos seus recursos imagens recolhidas de livros, internet, etc., muitas vezes sem qualidade, que acabam por não permitir aos professores extrair o máximo de rendimento dos seus recursos. Pretende-se com esta formação ultrapassar esses constrangimentos.
Destinatários
Professores dos grupos 520 e 560
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 520 e 560. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 520 e 560.
Objetivos
No final da ação pretende-se que os docentes sejam capazes de: Compreender a importância da imagem digital no ensino; Refletir sobre o impacto e o potencial da imagem na sala de aula; Criar imagens digitais capazes de provocar aprendizagens significativas nos alunos; Aplicar várias funcionalidades dos programas de tratamento de imagem.
Conteúdos
1. Apresentação da ação de formação 1h 2. Instalação do software a utilizar no decorrer da ação 1h 3. Introdução ao conceito de imagem digital 1h 4. Potencialidades da imagem digital na sala de aula 1h 5. Análise das diferentes ferramentas e funções dos programas de tratamento da imagem digital e de desenho vetorial 15 h 6. Apresentação dos trabalhos elaborados 5h 7. Avaliação do curso 1h
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores.
Bibliografia
https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/18500/TCCE_TICAE_EaD_2011_SCHNEIDER_MARIA.pdf?sequence=1&isAllowed=yhttps://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/https://inkscape-manuals.readthedocs.io/en/latest/
Formador
Santiago Pinto Teixeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-03-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-03-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-03-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 29-03-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 19-04-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 26-04-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 03-05-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 10-05-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
9 | 17-05-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |