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A imagem digital no ensino da Biologia e Geologia e das Ciências Naturais turma Turma 1

Apresentação

Proporcionar aos docentes competências que lhes permitam usufruir com qualidade e eficiência da tecnologia de tratamento de imagem. A imagem digital é uma ferramenta com grandes potencialidades de utilização no dia-a-dia de um professor, quer em contexto de aula, por exemplo na aquisição e tratamento de imagens aquando da realização de uma experiência, quer no processo de avaliação através do uso de gráficos, esquemas ou imagens. Atualmente ainda existem muitos professores que continuam a “colar” nos seus recursos imagens recolhidas de livros, internet, etc., muitas vezes sem qualidade, que acabam por não permitir aos professores extrair o máximo de rendimento dos seus recursos. Pretende-se com esta formação ultrapassar esses constrangimentos.

Destinatários

Professores dos grupos 520 e 560

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 520 e 560. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 520 e 560.

Objetivos

No final da ação pretende-se que os docentes sejam capazes de: Compreender a importância da imagem digital no ensino; Refletir sobre o impacto e o potencial da imagem na sala de aula; Criar imagens digitais capazes de provocar aprendizagens significativas nos alunos; Aplicar várias funcionalidades dos programas de tratamento de imagem.

Conteúdos

1. Apresentação da ação de formação– 1h 2. Instalação do software a utilizar no decorrer da ação – 1h 3. Introdução ao conceito de imagem digital – 1h 4. Potencialidades da imagem digital na sala de aula – 1h 5. Análise das diferentes ferramentas e funções dos programas de tratamento da imagem digital e de desenho vetorial– 15 h 6. Apresentação dos trabalhos elaborados – 5h 7. Avaliação do curso – 1h

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores.

Bibliografia

https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/18500/TCCE_TICAE_EaD_2011_SCHNEIDER_MARIA.pdf?sequence=1&isAllowed=yhttps://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/https://inkscape-manuals.readthedocs.io/en/latest/

Formador

Santiago Pinto Teixeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-03-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 15-03-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 22-03-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 29-03-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 19-04-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 26-04-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 03-05-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 10-05-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
9 17-05-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
Início: 01-03-2023
Fim: 10-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118536/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Emídio Navarro