162

Se eu não cuidar de mim quem cuidará? Promoção de estratégias de autocuidado e de autocompaixão em contexto escolar turma Turma 1

Apresentação

O stresse é um componente normativo no exercício de qualquer profissão, uma resposta eminentemente adaptativa na interação com o meio ambiente, resultante do desequilíbrio entre a perceção aumentada das exigências situacionais e a insuficiência dos recursos percecionados pelo próprio para enfrentar a situação, colocando em risco o seu bem-estar. Ao trabalhar a consciência metacognitiva, o mindfulness e autocompaixão, permitem, à pessoa, alcançar um conjunto de estratégias promotoras de uma maior saúde psicológica, bem-estar e resiliência. O Mindfulness ou Atenção Plena assenta no princípio de uma atenção profunda com vista a uma maior concentração no momento: pensamentos, sentimentos e sensações associados ao presente, sem julgamentos. A autocompaixão significa cuidar de si próprio e tratar-se com gentileza em situações difíceis, gerando um equilíbrio emocional promotor de uma melhor gestão de sentimentos e das circunstâncias que os rodeiam e favorecem o otimismo e a satisfação com a vida. Com esta ação pretende-se estimular o autocuidado e a autocompaixão no pessoal docente e não docente.

Destinatários

Pessoal não docente;

Conteúdos

1. A Autocompaixão 1.1 Como pode a Autocompaixão ser útil no dia-a-dia - Exercícios práticos 2.Mindfulness: Cultivar o Estar no presente 2.2. Identificar estratégias para utilizar o Mindfulness no quotidiano

Formador

Marlene Cristina Mourato Paulo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-02-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:00 2:30 Presencial
Início: 01-02-2023
Fim: 01-02-2023
Acreditação: ACD 016 2022/2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Viriato