17

3º Ciclo de Conferências INOVAR EM EDUCAÇÃO: Escola, Cidadania e Equidade Educativa turma Turma 1

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 17 de fevereiro/21 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente..

Objetivos

- Reforçar o desenvolvimento de comunidades de prática, através da partilha e reflexão em torno de estratégias de intervenção em sala de aula; -Potenciar a criação de dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a gestão flexível e contextualizada do currículo, integrando práticas de ensino e de aprendizagem centradas no aluno, orientadas para as áreas de competências do perfil dos alunos â saída da escolaridade obrigatória; - Promover a partilha de práticas inovadoras desenvolvidas pelas escolas do Concelho, nomeadamente em ambientes de ensino à distância; - Promover o desenvolvimento de processos de diversificação curricular e diferenciação pedagógica que promovam o acesso ao currículo por parte de todos os alunos. - Promover o desenvolvimento de práticas de organização e gestão do ensino em função das aprendizagens, a partir da implementação de processos de diferenciação pedagógica; - Promover a implementação de práticas de avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens.

Metodologias

Esta formação será desenvolvida na forma de sessões plenárias/conferências durante dois dias

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores de acordo com o ECD e com as Cartas Circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC.

Modelo

https://drive.google.com/folderview?id=1lLMbaSL2tbexokN5A6ZrFN7aVVC33hon

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof; 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição.

Formador

Amandio de Carvalho Marques

Isabel Cristina Nogueira de Sousa Pereira

Maria Martins

Sónia Alexandra Machado Alves

Fernando Jorge Bastos dos Santos de Lima

Ilda Maria Coelho Lopes da Cunha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2021 (Sábado) 08:30 - 13:00 4:30 Online síncrona
2 23-10-2021 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
3 06-11-2021 (Sábado) 08:30 - 13:00 4:30 Online síncrona
4 06-11-2021 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
Início: 23-10-2021
Fim: 06-11-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-112269/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 15 h
Local: Plataforma Microsoft Teams