O Padel na escola turma Turma 1
Apresentação
O crescente interesse pelo Padel como desporto é expresso não só pelo aumento do número de praticantes, como também pela maior participação de atletas em competições. A proposta de integração do Padel como modalidade alternativa, na revisão dos programas de Educação Física, lança novos desafios aos professores de Ed. Física, cujo conhecimento acerca da modalidade é muito reduzido, visto que a formação inicial não contemplou o ensino do Padel. Pretendemos que os participantes preencham uma lacuna na sua formação inicial e/ou contínua, proporcionando vivências práticas e competências técnicas para a aplicação de um programa de Padel na escola, e através de uma reflexão cuidada, evidenciar o valor educativo desta modalidade.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
1. Sensibilizar os professores para a importância da prática do Padel, e evidenciar os princípios educativos deste desporto no meio escolar. 2. Permitir a aquisição de competências essenciais ao ensino da modalidade e que melhorem a capacidade de intervenção junto dos alunos. 3. Promover e aplicar sistemas de observação e avaliação específicos à detecção de erros técnicos. 4. Analisar e aplicar propostas de programa da modalidade à realidade escolar. 5. Divulgar os sistemas de competição mais comuns adaptados à realidade escolar. 6. Promover a criação de clubes de Padel no âmbito do Despor
Conteúdos
Componente Teórica (2 horas): Componente Teórico-prática 1 ( 15 horas): Material utilizado na prática do Padel Campo, bolas, Raquetes, Rede Sistemas de Competição Séries, eliminatórias; Boletins de Jogo Técnicas diversas Posição base Gestos técnicos ofensivos e defensivos Serviço Sistemas de treino Técnico, tático Deslocamentos Preparação física específica Treino c/balde de bolas
Metodologias
Aulas Teóricas: Apresentação e caracterização sucinta da modalidade Utilização de sistemas multimédia Teórico-práticas: A ação será essencialmente prática: Abordagem e prática dos principais gestos técnicos Avaliação prática com a organização/realização de um torneIo interno
Avaliação
Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC - 3/2007 - Setembro 2007 Cada formando realizará um trabalho escrito individual.
Bibliografia
Almonacid, B. (2012). Perfil de juego en el pádel de alto nivel. Tesis Doctoral: Universidad de Jaén. Badan, M., Hauert, C.A. & Mounoud, P. (2000). Sequential pointing in children and adults. Journal of Experimental Child Psychology, 75, 43-69. Sarmento, P. (2004). Pedagogia do desporto e observação. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana. Schön, D. A. (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. In A. Nóvoa (Ed.), Os professores e a sua formação (pp. 77-92). Lisboa: Dom Quixote. Shigunov, V. (1991). A relação pedagógica em educação física: Influência dos comportamentos de afetividade e instrução dos professores no grau de satisfação dos alunos. Lisboa: V. Shigunov. Dissertação de Doutoramento apresentada a Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana. Siedentop, D. (1991). Developing teaching skills in physical education (3a ed.). Mountain View
Formador
Paulo Alexandre Ferreira Loureiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-02-2023 (Segunda-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-02-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 21-02-2023 (Terça-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 21-02-2023 (Terça-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 22-02-2023 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 22-02-2023 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 25-02-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |