214

Apoiar a educação e o ensino - contributos do PND turma Turma2

Apresentação

A formação, enquanto oportunidade de atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos e competências pessoais e profissionais, nomeadamente para o pessoal não docente, é uma das opções estratégicas dos oito Agrupamentos/Escolas não agrupadas do concelho de Viseu, assumindo publicamente nos respetivos Projetos Educativos como um dos objetivos a criação e implementação de estratégias que promovam o desenvolvimento das competências destes profissionais , nomeadamente através de oportunidades de formação que, em letra de lei corresponde a um direito de todos os funcionários públicos. A diversidade e complexidade que caracterizam a população são transferidas para a escola, nomeadamente no que respeita a questões de relações interpessoais, convívio inter-pares …, sendo fundamental o desenvolvimento de condições e de competências para o exercício de uma cidadania profissional construtiva e promotora de um bom ambiente escolar.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Contribuir para a melhoria da ação educativa e social da escola Promover o desenvolvimento profissional dos assistentes operacionais e técnicos Melhorar o nível de literacia destes profissionais nas quatro temáticas a abordar Desenvolver competências de comunicação e de partilha de informação em contexto escolar Promover o desenvolvimento de competências na área das relações sociais e profissionais, com a tomada de consciência das suas implicações no espaço escolar Contribuir para um ambiente escolar tranquilo, agradável e formador no seu todo, enquanto condição indispensável para a promoção de percursos escolares e educativos de qualidade Contribuir para a inclusão de todas e cada uma das crianças e jovens, nomeadamente através da sensibilização para a necessidade de envolvimento de toda a comunidade e correspondente partilha de responsabilidades na abordagem aos desafios, em termos de prevenção, de acompanhamento e construção de respostas adequadas. Prestar os primeiros socorros.

Conteúdos

- Contribuir para a melhoria da ação educativa e social da escola; - Promover o desenvolvimento profissional dos assistentes operacionais; - Melhorar o nível de literacia destes profissionais nas quatro temáticas a abordar; - Desenvolver competências de comunicação e de partilha de informação em contexto escolar; - Promover o desenvolvimento de competências na área das relações sociais e profissionais, com a tomada de consciência das suas implicações no espaço escolar; - Contribuir para um ambiente escolar tranquilo, agradável e formador no seu todo, enquanto condição indispensável para a promoção de percursos escolares e educativos de qualidade; - Contribuir para a inclusão de todas e cada uma das crianças e jovens, nomeadamente através da sensibilização para a necessidade de envolvimento de toda a comunidade e correspondente partilha de responsabilidades na abordagem aos desafios, em termos de prevenção, de acompanhamento e construção de respostas adequadas; - Prestar os primeiros socorros a pessoas que sofreram desvios de saúde, utilizando técnicas corretas e não pondo em perigo a sua própria vida e a vida da vítima; - Encaminhar as vítimas correta e atempadamente aos cuidados diferenciados; - Contribuir para a promoção e valorização da saúde quer na vida pessoal quer na atividade profissional; - Treinar 600 assistentes operacionais e assistentes técnicos na área do Suporte Básico de Vida; - Sensibilizar os participantes para a importância da cadeia de sobrevivência, nomeadamente quanto ao elo do “Acesso precoce ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) – 112” e ao elo do “Início precoce de Suporte Básico de Vida (SBV)”; - Treinar técnicas de Suporte Básico de Vida, Desobstrução da Via Aérea e Posição Lateral de Segurança. Conhecimentos essenciais para quem trabalha nas escolas, com as nossas crianças, e que fora da escola são também membros de uma comunidade; - Treinar técnicas simples, mas que podem salvar uma vida; - Promover a resiliência e a segurança, especialmente em caso de Paragem Cardiorrespiratória.

Bibliografia

Conselho de Ministros. (2014). V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género 2014-2017. Resolução do Conselho de Ministros n.º 50/2014 Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: propostas e estratégias de ação. Lisboa: Porto Editora. Costa, C. (2016). Pós-graduação em Mediação de Conflitos Escolares -Modulo I-Psicologia do Conflito. TWOFOLD Costa, E., Almeida, L. & Melo, M. (2009). A mediação para a convivência entre pares: contributos da formação em alunos do ensino básico. Atas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho; p. 165-178; ISBN: 978-972-8746-71-1. http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/congreso/Xcongreso/pdfs/t1/t1c4.pdf Fachada, O. (2012). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo Lorenzo, M. L. (2004). Conflitos, Tutoria y Construción Democrática de las Normas. Bilbao. –

Anexo(s)

Programa completo do 1º Seminário

Formador

Isabel Cristina Nogueira de Sousa Pereira

Maria Martins

Fernando Luís Monteiro Bexiga

Celeste Maria Soares Osório Torres de Almeida

Maria João Oliveira Lopes Costa

Paula Cristina Santos Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-07-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 12-07-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 12-07-2023
Fim: 12-07-2023
Acreditação: DGAE/1037/2023
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento Escolas Infante D.Henrique