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Necessidades de Saúde Especiais em contexto escolar: Saúde e Educação de mãos dadas pela comunidade turma Turma1

Apresentação

A promoção da saúde em meio escolar, assente nos princípios das EPS (Escolas Promotoras da Saúde - equidade, sustentabilidade, participação democrática, educação inclusiva e empowerment de toda a comunidade educativa para a saúde e o bem-estar) e numa metodologia de trabalho por projeto, tem como ponto de partida as necessidades reais da população escolar, desenvolve processos de ensino e aprendizagem que melhoram os resultados académicos e contribui para elevar o nível de literacia para a saúde e melhorar o estilo de vida da comunidade educativa.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Promover a literacia sobre Necessidades de Saúde Especiais (NSE); • Contribuir para um ambiente promotor da saúde em meio escolar para as crianças com NSE; • Promover o conhecimento dos formandos sobre crianças com NSE; • Sinalizar, atempadamente, alunos com NSE, dos agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas, à Equipa de Saúde Escolar da UCC Viseense. • Capacitar os formandos para a importância da realização do PSI e intervenção segundo o mesmo.

Conteúdos

• Introdução e conceitos das NSE (2 horas). • Intervenção das escolas no âmbito nas NSE (2 horas). • Articulação entre Saúde e Educação no âmbito das NSE (3 horas). • Intervenção em alunos com Alergias Alimentares em contexto escolar (3 horas). • Intervenção em alunos com Diabetes Mellitus tipo 1em contexto escolar (3 horas). • Intervenção em alunos com Epilepsia em contexto escolar (3 horas). • Intervenção em alunos com Asma em contexto escolar (3 horas). • Intervenção em alunos com Doença Mental em contexto escolar (3 horas). • Elaboração de Plano de Saúde Individual (PSI) (3 horas).

Metodologias

As metodologias e estratégias/técnicas pedagógicas a utilizar foram selecionadas tendo em conta os objetivos e conteúdos da formação, contexto da formação (população alvo e aspetos do saber a transmitir), necessidades dos formadores e formandos, tempo disponível e recursos materiais. As sessões a realizar serão 25 horas com conteúdo teórico-prático utilizando os seguintes métodos e técnicas: Métodos: • Método expositivo, • Método interrogativo (técnica de perguntas abertas, fechadas e de escolha orientada), • Método demonstrativo (técnica do “T.W.I.” – training within industry); Técnicas: • Técnica de trabalho de grupo, • Brainstorming, • Estudo de casos, • Role playing.

Avaliação

Consideramos importante a realização de uma ação avaliativa realizada no início de qualquer processo de aprendizagem, cuja função será obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos formandos enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas. Neste sentido, pretendemos realizar uma: • Avaliação diagnóstica: aplicados testes teóricos aos formandos, a fim de averiguar os seus conhecimentos acerca das temáticas a debater; • Avaliação formativa: realizada ao longo da exposição dos conteúdos através de questões pontuais; • Avaliação sumativa: aplicados testes teóricos aos formandos. A avaliação trata-se de um exame sistemático e objetivo de uma formação, que contemple o seu desempenho, implementação e resultados, com vistas à determinação da sua eficiência, efetividade, impacto e relevância de objetivos. O propósito da avaliação é guiar os formadores, orientando-os quanto à continuidade, necessidade de correções ou mesmo suspensão de uma determinada política ou programa.

Bibliografia

Silveira, A. & Neves, E. (2019). Cotidiano de cuidado de adolescentes com necessidades especiais de atenção à saúde. Acta Paul Enferm.; 32(3). 327-333. https://www.scielo.br/j/ape/a/mbs6Ltbs87gRqm5t9rWQ35s/?format=pdf&lang=ptUNICEF (2017). Inclusive Education Including children with disabilities in quality learning: what needs to be done? https://www.unicef.org/eca/sites/unicef.org.eca/files/IE_summary_accessible_220917_brief.pdfVeiga, A. (2020). Impacto da intervenção de enfermagem numa comunidade escolar com crianças e adolescentes com necessidades de saúde especiais [Dissertação de Mestrado, Escola Superior de Enfermagem do Porto]. Repositório Universidade Católica Portuguesa. Viana, I. S., Silva, L. F., Cursino, E. G., Coneição, D. S., Goes, F. G. B., & Moraes, J. R. M. M. (2018). Encontro educativo da enfermagem e da família de crianças com necessidades especiais de saúde. Texto Contexto Enferm.; 27 839 http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720180005720016Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Diário da República, 1.ª série — N.º 129 — 6 de julho de 2018. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/dl_54_2018.pdfMaia, A. & Festas, C. (2020). As crianças com necessidades de saúde especiais na escola. Revista Científica Internacional. RevSALUS suplemento, 2, 95. https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/31349/1/2020029.pdf

Formador

Ana Cláudia Albuquerque Almeida Santos Oliveira

Joel Diogo Matias Carvalhais

Joaquim Filipe Silva Carreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-12-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 16-12-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 20-12-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 20-12-2023 (Quarta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
5 21-12-2023 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 21-12-2023 (Quinta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
7 06-01-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
8 06-01-2024 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
Início: 16-12-2023
Fim: 06-01-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120593/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Sala reuniões Centro de Saúde Viseu III