Necessidades de Saúde Especiais em contexto escolar: Saúde e Educação de mãos dadas pela comunidade turma Turma1
Apresentação
A promoção da saúde em meio escolar, assente nos princípios das EPS (Escolas Promotoras da Saúde - equidade, sustentabilidade, participação democrática, educação inclusiva e empowerment de toda a comunidade educativa para a saúde e o bem-estar) e numa metodologia de trabalho por projeto, tem como ponto de partida as necessidades reais da população escolar, desenvolve processos de ensino e aprendizagem que melhoram os resultados académicos e contribui para elevar o nível de literacia para a saúde e melhorar o estilo de vida da comunidade educativa.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Promover a literacia sobre Necessidades de Saúde Especiais (NSE); Contribuir para um ambiente promotor da saúde em meio escolar para as crianças com NSE; Promover o conhecimento dos formandos sobre crianças com NSE; Sinalizar, atempadamente, alunos com NSE, dos agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas, à Equipa de Saúde Escolar da UCC Viseense. Capacitar os formandos para a importância da realização do PSI e intervenção segundo o mesmo.
Conteúdos
Introdução e conceitos das NSE (2 horas). Intervenção das escolas no âmbito nas NSE (2 horas). Articulação entre Saúde e Educação no âmbito das NSE (3 horas). Intervenção em alunos com Alergias Alimentares em contexto escolar (3 horas). Intervenção em alunos com Diabetes Mellitus tipo 1em contexto escolar (3 horas). Intervenção em alunos com Epilepsia em contexto escolar (3 horas). Intervenção em alunos com Asma em contexto escolar (3 horas). Intervenção em alunos com Doença Mental em contexto escolar (3 horas). Elaboração de Plano de Saúde Individual (PSI) (3 horas).
Metodologias
As metodologias e estratégias/técnicas pedagógicas a utilizar foram selecionadas tendo em conta os objetivos e conteúdos da formação, contexto da formação (população alvo e aspetos do saber a transmitir), necessidades dos formadores e formandos, tempo disponível e recursos materiais. As sessões a realizar serão 25 horas com conteúdo teórico-prático utilizando os seguintes métodos e técnicas: Métodos: Método expositivo, Método interrogativo (técnica de perguntas abertas, fechadas e de escolha orientada), Método demonstrativo (técnica do T.W.I. training within industry); Técnicas: Técnica de trabalho de grupo, Brainstorming, Estudo de casos, Role playing.
Avaliação
Consideramos importante a realização de uma ação avaliativa realizada no início de qualquer processo de aprendizagem, cuja função será obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos formandos enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas. Neste sentido, pretendemos realizar uma: Avaliação diagnóstica: aplicados testes teóricos aos formandos, a fim de averiguar os seus conhecimentos acerca das temáticas a debater; Avaliação formativa: realizada ao longo da exposição dos conteúdos através de questões pontuais; Avaliação sumativa: aplicados testes teóricos aos formandos. A avaliação trata-se de um exame sistemático e objetivo de uma formação, que contemple o seu desempenho, implementação e resultados, com vistas à determinação da sua eficiência, efetividade, impacto e relevância de objetivos. O propósito da avaliação é guiar os formadores, orientando-os quanto à continuidade, necessidade de correções ou mesmo suspensão de uma determinada política ou programa.
Bibliografia
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Formador
Ana Cláudia Albuquerque Almeida Santos Oliveira
Joel Diogo Matias Carvalhais
Joaquim Filipe Silva Carreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-12-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 16-12-2023 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 20-12-2023 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 20-12-2023 (Quarta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 21-12-2023 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 21-12-2023 (Quinta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 06-01-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
8 | 06-01-2024 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |