229

5º Ciclo de Conferências INOVAR EM EDUCAÇÃO. Cidadania e Trabalho em Rede turma Turma 1

Apresentação

As escolas e os professores vivem hoje o desafio da mudança das suas práticas, de alteração da gestão da organização do espaço e do tempo pedagógicos, numa oportunidade de pensar e concretizar a escola e a sala de aula como comunidades de aprendizagem e de prática, de construção participada e contextualizada de conhecimento, garantindo a oportunidade de acesso ao currículo por todos e cada um dos seus alunos. Esta formação pretende, mais uma vez, promover uma reflexão aprofundada e a partilha de práticas em termos de novas e diversificadas formas de organização do trabalho pedagógico, numa perspetiva de apropriação contextualizada do currículo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

- Reforçar o desenvolvimento de comunidades de prática, através da partilha e reflexão em torno de estratégias de intervenção em sala de aula; - Potenciar a criação de dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a gestão flexível e contextualizada do currículo, integrando práticas de ensino e de aprendizagem centradas no aluno, orientadas para as áreas de competências do PA; - Promover a partilha de práticas inovadoras desenvolvidas pelas escolas do Concelho, nomeadamente em ambientes de ensino à distância; - Promover o desenvolvimento de processos de diversificação curricular e diferenciação pedagógica, que promovam a o acesso ao currículo por parte de todos os alunos; - Promover o desenvolvimento de práticas de organização e gestão do ensino em função das aprendizagens, a partir da implementação de processos de diferenciação pedagógica; - Promover a implementação de práticas de avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens.

Conteúdos

Formação desenvolvida no formato de sessões plenárias/conferências, durante dois dias: 1º DIA 06 janeiro (8 horas) Conferência 1 (2 h): CONTRIBUTOS DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO/PEDAGOGIA -Tiago Cruz Conferência 2 (2 h): INCLUSÃO: CONTRIBUTOS DAS NEUROCIÊNCIAS -Joana Rato Conferência 3 (2 h): INTELIGÊNCIA VITAL, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL… -Castro Caldas Conferência 4 (2 h): TRABALHO DOCENTE NA ERA DIGITAL. É PRECISO MUDAR DE VIDA? -Eusébio Machado 2º DIA 13 janeiro (7 horas) Conferência 5 (1,5 h): PRÁTICAS DE CIDADANIA NAS ESCOLAS: REFLEXÃO SOBRE E PARA A AÇÃO -Ana Cohen Conferência 6 (2 h): TRABALHO COLABORATIVO, PARTICIPAÇÃO EM TEMPOS… -Neto Mendes Conferência 7 (2 h): INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS -Lurdes Verissimo Conferência 8 (1,5 h): CURRÍCULO: (DES) CONEXÕES -Hélder Pais

Metodologias

Esta formação será desenvolvida na forma de 8 sessões plenárias/conferências (seis conferências de 2 horas e duas de 1,5 horas). Estas sessões plenárias/conferências, presenciais e de caracter teórico-prático-reflexivo, terão um formato comum de desenvolvimento que a seguir se apresenta: numa primeira parte, e a partir da atualização de informação e potenciando uma atitude ativa por parte dos docentes, será feito um enquadramento teórico e concetual da temática em análise (duração de 45 a 60 minutos). Segue-se a apresentação de exemplos práticos a partir de experiências de várias escolas e professores (segunda parte – 30 a 45 minutos) e finaliza-se com um espaço de reflexão conjunta, de avaliação do trabalho realizado, de questionamento, de construção e partilha de perceções e expetativas dos professores, projetos e ideias (terceira parte – 15 a 30 minutos).

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC. A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da Ação. - Relatório crítico centrado nas temáticas da formação

Bibliografia

Roldão, M. C., Almeida, S. (2018). Gestão Curricular Para a Autonomia das Escolas e Professores. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação (DGE)Cosme, A. e Trindade, R. (2018). Opções Curriculares. Desenvolvimento do planeamento curricular. Massive Open Online Course – Autonomia e Flexibilidade CurricularCosme, A. et all (2020). Avaliação das aprendizagens. Propostas e Estratégias de Ação. Porto. Porto Editora Fernandes, D. (2008). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas- Lisboa: Texto Editores

Anexo(s)

Programa Final 5 Ciclo Conferências

Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes de escolas associadas do Visprof; 2- Docentes de escolas de Viseu não associadas do Visprof 3 -Docentes de outras escolas. Dentro de cada critério: a) por proximidade de mudança de escalão; b) por ordem de inscrição

Formador

Ana Paula dos Reis Campos Carlão

Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias

Paula Cristina Santos Ferreira

Maria Martins

Margarida Maria Monteiro Morgado

José Pereira de Sousa

Helder Miguel Graça Fernandes

António Fernando da Silva Santos

Celeste Maria Soares Osório Torres de Almeida

Sónia Vanessa Santos Alves

Ilda Maria Coelho Lopes da Cunha

Fátima Loreta da Vila

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-01-2024 (Sábado) 08:30 - 13:00 4:30 Presencial
2 06-01-2024 (Sábado) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
3 13-01-2024 (Sábado) 08:30 - 12:30 4:00 Presencial
4 13-01-2024 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 06-01-2024
Fim: 13-01-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121175/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu