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Mudar para Incluir turma Turma 1

Apresentação

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem-se como um enorme desafio para os professores que necessitam de mudar as suas práticas pedagógicas, procurando implementar metodologias ativas que contribuam para a aquisição de aprendizagens significativas e o desenvolvimento das diferentes áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. As novas práticas pedagógicas devem sustentar-se em interfaces comunicativas, com fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Considera-se, por isso, que é necessário criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha, que orientem os agentes educativos para a mudança de práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de todos os alunos. Esta formação de curta duração procura que os professores da Escola Secundária Viriato reflitam acerca das suas práticas pedagógicas e do que é necessário nelas mudar para irem ao encontro do enquadramento legal em vigor e promoverem a inclusão através da efetivação de práticas pedagógicas inclusivas de modo a que que o aluno seja melhor aprendente e os professores melhores ensinantes, definindo com maior acuidade as ações, as evidências a identificar em contexto de sala de aula e melhorem as suas práticas de avaliação pedagógica. A presente ação de curta duração insere-se no plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário no Plano 23 l 24 Escola+.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Conteúdos

1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas 2. Ambientes educativos inclusivos 3. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem

Formador

Margarida Maria Monteiro Morgado

Tânia de Jesus Aparas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-11-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 15-11-2023
Fim: 15-11-2023
Acreditação: ACD 020 2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Viriato