252

Desenho Universal para a Aprendizagem: DA TEORIA À PRÁTICA turma Turma 1

Apresentação

Tendo por base o desiderato da construção de uma Educação cada vez mais inclusiva, é premente a necessidade de conhecer e aplicar o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) enquanto abordagem universal, acessível e flexível do currículo. O DUA vem reforçar o compromisso com a inclusão, potenciando a diversidade, pelo que é imperioso envolver ativamente os docentes nesta abordagem curricular, com um trabalho reflexivo, colaborativo e cooperativo, sempre numa lógica de articulação horizontal e articulação vertical, tendo como apoio o planeamento centrado no aluno e os referenciais legais vigentes. Assim, todos os participantes são desafiados a refletirem e a construírem materiais flexíveis que transformem as suas práticas educativas em percursos inovadores, melhorando a qualidade das interações no seio escolar e, concomitantemente, o sucesso e a participação plena de todos os alunos, sem deixar ninguém para trás.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;.

Conteúdos

1 -Enquadramento do novo paradigma da inclusão e a sua relação com a abordagem curricular do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA); 2 -DUA: origem, conceitos e fundamentos; 3 -Implementação do DUA em sala de aula -alguns exemplos práticos; 4 -Instrumentos de apoio à prática e ao planeamento;

Formador

Maria Manuela da Silva Claro de Andrade Alves

Início: 21-02-2024
Fim: 06-03-2024
Acreditação: ACD 013 2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Viriato