Ambientes de Aprendizagem-metodologias ativas turma Turma 1
Apresentação
Uma educação de qualidade para todos os alunos, só se consegue alcançar com o compromisso de melhoria de práticas pedagógicas inclusivas. Pretende-se abordar metodologias ativas de aprendizagem de forma que os alunos sejam estimulados a participar do processo de ensino e aprendizagem de forma mais direta, quebrando com abordagens tradicionais daquilo que consideramos educar. O objetivo é estimular o aluno a sair do estado de estagnação durante a aula e colocá-lo como protagonista do processo de aprendizagem, adquirindo maior autonomia sobre atividades e decisões, desenvolvendo maior confiança em si próprio e nas suas ações, de forma a ser o promotor das suas aprendizagens para toda a vida.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
1- Refletir sobre a importância das metodologias ativas na promoção da Educação Inclusiva; 2- Planear com intencionalidade estratégica e o recurso a metodologias ativas na prática pedagógica; 3- Partilhar práticas pedagógicas de sucesso ancoradas na utilização me metodologias ativas, ajustadas e inovadoras.
Formador
Maria da Luz Cardoso de Almeida Outeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-11-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |