26

FORMAÇÃO EM CONTEXTO: REFLEXÃO SOBRE E PARA A AÇÃO DOCENTE (IX) - Melhorar as práticas docentes turma Turma 1

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 17 de fevereiro/21 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente. Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;.

Objetivos

- Contribuir para a construção de uma escola que, partindo do seu autoconhecimento, integre as mudanças como desafios no sentido da melhoria da sua ação; - Proporcionar formação contextualizada, de acordo com as especificidades do agrupamento e indo ao encontro das necessidades identificadas no seu plano de formação; - Promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional e organizacional; - Contribuir para a melhoria das aprendizagens, através da construção partilhada de soluções pertinentes e contextualizadas; - Incrementar o espírito reflexivo e autocrítico dos professores face às suas práticas profissionais, através da criação de um espaço de partilha e reflexão conjunta.

Conteúdos

- “ Aprendizagens Essenciais, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Avaliação: uma Visão integrada e contextualizada do Currículo” - “Potencialidades do trabalho colaborativo: reflexão sobre e para a ação” - “Diversidade, Diferenciação Pedagógica e Equidade Educativa” - “Escola-Família-Comunidade- Impactos Socioeducativos da COVID-19: refletir e (re)construir estratégias numa perspetiva de Cidadania e de Inclusão”

Avaliação

https://drive.google.com/drive/folders/12XsWBwMCsJkwGa5HAmuG8ZOG0qP1Z2ea?usp=sharing

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes do AE Infante D. Henrique; 2 - Docentes de outros AE/EnA que sejam EE de aluno/a do AE Infante; 3 - Docentes de outros AE/EnA. Em cada caso, por proximidade de mudança de escalão e por ordem de inscrição.

Formador

Maria Martins

José Pereira de Sousa

Ana Paula dos Reis Campos Carlão

Cristina da Conceição de Almeida Reis

Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-11-2021 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Online síncrona
2 03-12-2021 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Online síncrona
3 21-01-2022 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Online síncrona
4 25-02-2022 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Online síncrona
5 27-05-2022 (Sexta-feira) 21:00 - 23:59 2:59 Presencial
Início: 19-11-2021
Fim: 27-05-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-112622/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Agrupamento de Escolas Infante D.Henrique