Supervisão Pedagógica, Gestão/Liderança Intermédia e Avaliação Interna de Docentes turma Turma1
Apresentação
Alarcão e Tavares (2007) defendem que a supervisão é ··o processo em que um professor. em princípio mais experiente e mais informado. orienta um outro professor ( ... ) no seu desenvolvimento humano e profissional ... Vieira e Moreira (20 l 1) entendem que "a avaliação e a supervisão deverão construir caminhos de libertação de uma lógica de controlo e sujeição rumo a uma lógica de transformação e emancipação··. Assim. o supervisor pedagógico/gestor/líder intermédio. para além dos vários papéis que assume durante o seu mandato. é avaliador interno. Conhece o trabalho realizado pelo professor avaliado e tem um papel mais decisivo no seu desenvolvimento profissional. competindo-lhe acompanhá-lo no processo construtivo. Conforme o Decreto-Regulamentar n.º 26/2012. de 21 de fevereiro. o avaliador interno (art.º 14.º) avalia o "desenvolvimento das atividades realizadas pelos avaliados nas dimensões previstas no artigo 4º. Nesta formação de curta duração. refletir-se-á sobre a supervisão pedagógica. a gestão/liderança intermédia e a avaliação interna/formativa/sumativa. no contexto da atual política educativa relativamente ú ADD.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
1 - Supervisão Pedagógica; 2 - Gestão/Liderança Intermédia; 3 - Avaliação Interna de Docentes.
Formador
Anabela Claudina da Cruz de Almeida da Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-01-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Online síncrona |