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Promoção da Saúde Mental em Meio Escolar - I turma Turma 1

Apresentação

A promoção da saúde mental, assente no desenvolvimento de competências socioemocionais, é, segundo o Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), o pi¬lar da capacitação de crianças e jovens em promoção e educação para a saúde, assim como fator coadjuvante do sucesso escolar. Assim, considera-se que os educadores e professores são modelos de referência no domínio da relação com os alunos e com a restante comunidade educativa, pelo que se torna imprescindível dotá-los de um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências que lhes permitam contribuir para a promoção da saúde, do bem-estar mental e do sucesso educativo de todos os seus alunos.

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Após a formação, os educadores e professores deverão ser capazes de: Se posicionar como agentes promotores da saúde, do bem-estar mental e do sucesso educativo através do desenvolvimento das competências socioemocionais; Ajudar os alunos a desenvolverem competências socioemocionais eficazes e a compreenderem o seu próprio comportamento. Partir da análise crítica das suas atitudes e práticas educativas para promover uma intervenção fundamentada nos modelos baseados na evidência científica, usando os resul¬tados da avaliação para justificar decisões;Criar e utilizar ferramentas, materiais, instrumentos e linhas orientadoras de boas práticas e agilizar a implementação das mesmas, de forma sistemática, no âmbito da saúde mental dos alunos, incluindo alunos com necessidades educativas especiais.

Conteúdos

Saúde Mental em Meio Escolar • Definição de saúde mental; saúde mental e bem-estar emocional; • Literacia emocional, promoção da saúde e coping; • Saúde mental e competências socioemocionais (lidar com emoções, sentimentos e situações difíceis; comunicação e relacionamento interpessoal; resolução de problemas e situações de conflito; capacidade de escuta e entreajuda; lidar com as mudanças e as perdas); • Bullying e violência na escola; • Fatores protetores da saúde mental (resiliência, autorregulação, relacionamento com família, pares, contexto escolar, competências pessoais e sociais). Boas práticas: apresentação, critérios de apreciação e seleção • Como selecionar estratégias para o enquadramento da promoção da saúde mental na atividade do educador/professor de educação especial. • Ferramentas, instrumentos, materiais e planificações para o trabalho autónomo: apresentação, critérios de análise e práticas a reter. • Como envolver a família: boas práticas e relatos do impacto na dinâmica familiar. • Pontos a reter com vista a um trabalho continuado. • Avaliação da eficácia da formação

Metodologias

Sessões presenciais teórico-práticas. Metodologias ativas e participativas. Avaliação, discussão e disseminação de boas práticas. Sistematização de conclusões para adoção de instrumentos e práticas. Consolidação de conceitos fundamentais.

Avaliação

A avaliação dos formandos será feita tendo em conta os fatores: 1 – Participação 40% 2 – Teste/Trabalho final 60% O referencial da escala de avaliação é o previsto no n.º 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2017, de 19 de janeiro: • Excelente – de 9 a 10 valores; • Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; • Bom – de 6,5 a 7,9 valores; • Regular – de 5 a 6,4 valores; • Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

• Programa Nacional de Saúde Escolar. Lisboa: DGS, 2015• Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE). 2016• Canha, L., e Neves, S. (2008). Promoção de Competências Pessoais e Sociais, Desenvolvimento de um Modelo Adaptado a crianças e jovens com deficiência, Manual. Associação de Paralisia Cerebral de Odemira: Instituto Nacional para a Reabilitação• Matos, M. (1998). Comunicação, gestão de conflitos na escola. Lisboa: CDI/FMH/UTL., pág. 75• Manual para a Promoção de Competências Sócio emocionais em meio escolar. Lisboa: DGS, 2016.

Anexo(s)

Cartaz divulgação

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas do Visprof; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Sónia Patricia Teixeira da Silva Alves

Amadeu Matos Gonçalves

Maria Isabel Bica Carvalho

Sofia Margarida Guedes de Campos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 12-03-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 18-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 19-03-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 11-03-2024
Fim: 19-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122488/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Escola Superior de Saúde