VI Encontro de Centros Qualifica: Encaminhamentos e Testemunhos turma Turma 1

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Os Centros Qualifica são centros especializados em qualificação de adultos, vocacionados para a informação, o aconselhamento e o encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procuram uma qualificação. No âmbito do sistema nacional de qualificações, os Centros Qualifica assumem um papel chave ao contribuir para aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade da população adulta, dotando-a de mais e melhores competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho e de desenvolvimento pessoal, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. São atribuições dos Centros: a) A informação, a orientação e o encaminhamento de candidatos, designadamente para ofertas de ensino e formação profissionais, tendo por base as diferentes modalidades de qualificação e procurando adequar as ofertas existentes aos perfis, necessidades, motivações e expectativas dos candidatos e às dinâmicas do mercado de trabalho; b) O reconhecimento, validação e certificação das competências desenvolvidas pelos adultos ao longo da vida por vias formais, informais e não formais, de âmbito escolar, com base nos referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações; c) O desenvolvimento de ações de informação e de divulgação dirigidas a jovens e adultos, a empresas e outros empregadores, sobre as ofertas de educação e formação profissional disponíveis e sobre a relevância da aprendizagem ao longo da vida; d) A dinamização e participação em redes de parceria de base territorial que contribuam, no âmbito da educação e formação profissional, para uma intervenção mais integrada e consistente, na identificação de necessidades concretas de qualificação e na organização de respostas úteis para as populações, designadamente que facilitem a sinalização e identificação dos jovens que estão fora do sistema de educação e formação e promovam o seu encaminhamento para respostas de qualificação adequadas; e) A monitorização do percurso dos candidatos encaminhados para ofertas de qualificação. A valorização do capital humano é uma vantagem competitiva, por isso destaca-se a necessidade de aumentar a taxa de participação dos adultos na aprendizagem ao longo da vida e a inovação nos sistemas de ensino e formação. Na sequência do contexto atual, as práticas inovadoras devem, não só dotar os trabalhadores das competências adequadas para os mercados de trabalho em rápida mudança, mas também capacitar a força de trabalho atual e futura com a criatividade e as competências necessárias para responder à crescente complexidade dos desafios profissionais. O desenvolvimento de novas práticas educativas e formativas exigem uma abordagem mais global no sentido de promover a aprendizagem e a cooperação estratégica europeia, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade, a coesão social e o reforço da identidade europeia. Os participantes, professores, alunos, técnicos, terão a oportunidade de partilhar práticas, estimulando o pensamento divergente, de refletir sobre a importância de transformar a diversidade cultural em oportunidades de crescimento e de aprender em contextos não formais, informais e formais. O contacto com realidades diferentes tenderá a promover a cooperação, a inclusão, a tolerância e a criatividade e inovação.

Conteúdos

1-Centros Qualifica: Encaminhamentos e Testemunhos 1.1. Potencialidades dos Centros Qualifica e âmbito de atuação; 1.2. Partilha de boas práticas; 1.3. Novas abordagens à Educação e Formação de Adultos.

Observações

Critérios de seleção: 1- Docentes da Escola Secundária Alves Martins 2- Docentes de outras escolas

Formador

Carla Susana Tavares Santiago Monteiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-03-2024 (Sexta-feira) 09:30 - 13:30 4:00 Presencial
Início: 15-03-2024
Fim: 15-03-2024
Acreditação: ACD 036 2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Auditório da Escola Secundária Alves Martins