Desenvolvimento das Funções Executivas em alunos com Perturbação do Espetro do Autismo turma Turma 1
Apresentação
O bom desempenho em tarefas que dependem de funções executivas (FE), enquanto habilidades cognitivas associadas aos processos de controlo de comportamentos e emoções, é fator preditor do sucesso nas habilidades académicas e aprendizagem geral, bem como das competências social e emocional. Estudos mostram que pessoas com perturbação do espectro de autismo (PEA) apresentam dificuldades nessas funções, nomeadamente ao nível da memória, controlo inibitório e flexibilidade cognitiva, com implicações diretas na sua socialização, aprendizagem e relações sociais Compreender como se organizam e que estratégias podemos desenvolver para facilitar o desenvolvimento das FE é fundamental na capacitação de docentes e outros agentes educativos.
Destinatários
Educadores de Infância, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender o que são, como se organizam e desenvolvem as Funções Executivas (FE) na infância; - Discutir implicações na aprendizagem e estratégias facilitadoras do desenvolvimento e otimização das FE em contextos educacionais, em alunos com PEA - Refletir sobre a importância dos docentes neste processo, em articulação com demais agentes educativos.
Conteúdos
1 Funções executivas: abordagem teórica 1.1 Conceitos e construtos; 1.2 Como se desenvolvem; 1.3 Formas de avaliação (apresentação de resultados de investigações recentes); 2 As Funções executivas: abordagem neuropsicológica 2.1 Memória de trabalho; 2.2 Controlo inibitório (comportamental, atencional e cognitivo); 2.2 Flexibilidade cognitiva; 3. Desenvolvimento das Funções executivas em alunos com TEA 3 Exemplos e estratégias facilitadoras do desenvolvimento das funções cognitivas e da aprendizagem. 1 Funções executivas: abordagem teórica 3h 1.1 Conceitos e construtos; 1.2 Como se desenvolvem; 1.3 Formas de avaliação (apresentação de resultados de investigações recentes); 2 As Funções executivas: abordagem neuropsicológica 4h 2.1 Memória de trabalho; 2.2 Controlo inibitório (comportamental, atencional e cognitivo); 2.2 Flexibilidade cognitiva; 3. Inclusão e participação de alunos com TEA 4h 3.1 Funções executivas em alunos com TEA 3.2 O Papel das FE na autorregulação comportamental 3.2 TEA e condições associadas 4 Exemplos e estratégias facilitadoras do desenvolvimento das funções cognitivas e da aprendizagem. 4h 3.1. Estudos de caso 3.2. Criação de materiais
Metodologias
A sessão de formação tem um caráter teórico-prático, com trabalhos de pares e em grupo, e estudos de caso nos quais os formandos irão explorar as FE, as suas implicações na aprendizagem e estratégias facilitadoras do seu desenvolvimento.
Avaliação
Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/setembro. Cada formando realizará um trabalho escrito individual.
Bibliografia
Demetriou E., DeMayo M. & Guastella A. (2019). Executive Function in Autism Spectrum Disorder: History, Theoretical Models, Empirical Findings, and Potential as an Endophenotype. Front. Psychiatry 10:753. Diamond, A. (2013). The executive functions: What they are, how they work, and why they matter. New York: Guilford Press. Diamond, A., & Lee, K. (2011). Interventions that improve executive function in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Nature Reviews Neuroscience, 12(11), 699-711. Duckworth, A. L. et al. (2019). Self-control and academic achievement. Annual Review of Psychology, vol. 70, 373-399 Miyake, A., & Friedman, N. P. (2012). The nature and organization of individual differences in executive functions: Four general conclusions. Current Directions in Psychological Science, 21, 8-14.
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas do Visprof; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Isabel Catarina Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-04-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 02-05-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |