Não docentes...Primeiros Socorros Psicológicos: Contributos para atuação em contexto escolar turma Turma 1
Apresentação
Em função do plano de atividades: Os Agrupamentos/Escolas não agrupadas do Concelho de Viseu assumem publicamente nos respetivos PE como um dos objetivos a criação e implementação de estratégias que promovam o desenvolvimento das competências dos assistentes operacionais, nomeadamente através de formação, enquanto oportunidade de atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos e competências pessoais e profissionais. Importa, pois, que toda a escola e todos os agentes educativos contribuam com as melhores práticas para a melhoria e a eficácia da ação educativa das escolas. Em função dos destinatários: Tendo em conta o crescente interesse pelas questões de saúde mental, bem como a elevada prevalência de problemas de doença mental e sofrimento psicológico vivido na nossa sociedade, torna-se premente o conhecimento de estratégias empiricamente validadas para reduzir o sofrimento psicológico. Neste sentido, o contexto escolar é um local privilegiado para trabalhar as questões emocionais desde cedo, bem com minimizar o sofrimento psicológico existente em qualquer elemento do ambiente escolar. Desta forma, os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) podem desempenhar um papel importante e ter conhecimentos teóricos e práticos de aplicação dos mesmos é importante para poder intervir numa fase inicial de qualquer dificuldade ou crise que surja. Assim, esta formação fornecerá as bases para que estes profissionais consigam dar uma resposta efetiva a eventuais situações que surjam em ambiente escolar.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
- Capacitar os formandos com conhecimentos para, no âmbito da sua prática profissional, intervirem em situações de crise psicológica - Definir regras de atuação, a fim de minimizar possíveis consequências traumáticas, que poderão decorrer destas situações - Dotar os formandos de ferramentas para avaliação do impacto psicológico de um incidente crítico - Preparar para gerir, em contexto escolar, o stress perante incidentes críticos de caráter psicológico - Treinar técnicas específicas de intervenção na crise e redução do stress - Habilitar os formandos para realizar o adequado encaminhamento das vítimas para os Serviços e Apoios adequados a cada caso
Conteúdos
O QUE É UMA CRISE o A natureza da crise o Sinais de aviso e críticos de uma crise o Influência de um incidente crítico sobre o rendimento escolar dos alunos; o Sintomas de um impacto traumático no comportamento em ambiente escolar as Possíveis consequências psicossociais de um incidente crítico / impacto psicológico. “EMERGÊNCIAS “PSICOLÓGICAS o O que é uma emergência psicológica. o Como atuar perante uma emergência psicológica em contexto escolar. INTERVENÇÃO NA CRISE o Definição e princípios básicos. o Agentes de mudança, dando relevância aos agentes em contexto escolar. o Gestão do stress perante incidentes críticos. o Atuação perante uma vítima de um incidente crítico e perante familiares / amigos o Avaliação do impacto psicológico de um incidente crítico e como fazer os encaminhamentos necessários. o Adaptações do Modelo SRP
Anexo(s)
Formador
Tiago Manuel Gomes da Cruz
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 05-09-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-09-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |