Instrumento ADD (harmonização) turma Turma 1

Apresentação

A ADD deve constitui um pilar fundamental na promoção da qualidade educativa, valorizando o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. A necessidade de revisão e unificação de instrumentos de ADO preexistentes e recentemente desenvolvidos, reflete a necessidade de um mecanismo mais integrado e ajustado às realidades atuais. Esse instrumento deve contribuir para a redução de conflitos e Incentivar a melhoria do serviço educativo. A formação proposta pretende harmonizar e consolidar os instrumentos de ADO através da criação de um documento único que responda de forma clara, objetiva e adaptável às especificidades da ESEN. Este esforço de unificação procura promover uma compreensão comum e alinhada entre todos os envolvidos no processo de ADO, abrangendo os critérios, conceitos e procedimentos inerentes. O propósito central desta ACD é estabelecer um processo de ADD que se caracterize pela sua transparência, rigor e credibilidade, assente em evidências e que efetivamente contribua para a valorização e o desenvolvimento profissional dos docentes, promovendo o mérito na ESEN -Viseu.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Conteúdos

A formação proposta tem como objetivo harmonizar e consolidar os instrumentos de Avaliação do Desempenho Docente (ADO). através da criação de um documento único que responda de forma clara, objetiva e adaptável às especificidades da Escola Secundária Emídio Navarro (ESEN). Esta ACD é realizada em formato presencial. Sessão 1: Enquadramento Legal e Clarificação de Conceitos (2 horas) Objetivo: Revisão e análise critica dos normativos legais da ADO, clarificação de conceitos chave e análise de instrumentos de avaliação. Conteúdos: Revisão dos normativos legais que regulamentam a ADO; Clarificação de conceitos-chave; Análise do instrumento criado na formação prévia sobre qualidade da ação educativa e ADO. Sessão 2: Análise Comparativa dos Instrumentos de ADD (2 horas) Objetivo: Realizar uma análise comparativa entre o instrumento de ADD vigente na escola e a proposta resultante da formação anterior, identificando elementos comuns e discrepantes. Conteúdos: Discussão dos parâmetros comuns e distintos nos dois instrumentos de ADO; Definição de um quadro comum para a elaboração de um instrumento de ADD unificado, adaptado à realidade da ESEN e aos normativos em vigor. Sessão 3: Criação de uma Proposta de Instrumento de ADO Final (2 horas) Objetivo: Desenvolver uma proposta final de instrumento de ADD, ajustada ao projeto educativo da escola e consensual entre coordenadores, para apresentar em conselho pedagógico. Conteúdos: Elaboração de uma proposta de instrumento de ADO que integre as contribuições das sessões anteriores; Estratégias para a implementação eficaz do instrumento de ADD na ESEN; Preparação para a apresentação da proposta ao conselho pedagógico.

Formador

Carlos Manuel Rodrigues de Almeida

Vitor Jorge Leal Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-01-2024 (Sábado) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
2 21-02-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
3 06-03-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
Início: 27-01-2024
Fim: 06-03-2024
Acreditação: ACD 051 2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Emídio Navarro