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Igualdade para o Género e Cidadania turma Turma 1

Apresentação

O governo reconhece a igualdade e a não discriminação como condição para a construção de um futuro sustentável para Portugal. Neste âmbito, tem priorizado a intervenção ao nível da saúde e da educação, da prevenção e combate à violência doméstica e de género, e do combate à discriminação em razão do sexo, da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais, orientado pelos princípios constitucionais da igualdade e da não discriminação e da promoção da igualdade entre mulheres e homens (CM n.º 61/2018). A Escola Superior de Saúde de Viseu pretende contribuir para o desenvolvimento do interior do país na formação de cidadãos e cidadãs mais competentes e capacitados para assumir uma cidadania responsável e livre de preconceitos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário.

Objetivos

1. Sensibilizar a população alvo para a promoção da igualdade entre homens e mulheres 2. Promover a cidadania e a igualdade para o género 3. Dinamizar de atividades de promoção da cidadania e igualdade na educação (área de intervenção prioritária)

Conteúdos

I - Enquadramento Conceptual – 4 horas Igualdade, diversidade e cidadania Sexo e género Papéis sociais de género, paradigmas e estereótipos Linguagem como paradigma das (des) igualdades Coeducar para uma cidadania democrática II. Igualdade para o Género – 6 horas Orientações estruturantes para a igualdade entre homens e mulheres: internacional e nacional - Plano Nacional para a Cidadania, Igualdade e Género - Plano Nacional Contra a Violência Doméstica - Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos Mecanismos nacionais e internacionais para a promoção da igualdade para o género Responsabilidade social das organizações da sociedade civil para a concretização da igualdade de género III – Roteiros Temáticos de Género: Abordagem Social e Jurídica – 7 horas Dimensão pessoal e familiar Dimensão profissional Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal Democracia paritária – poder político e tomada de decisão Violência de género Saúde, Direitos sexuais e reprodutivos Mainstreaming de género e Ações positivas IV – Metodologias de formação em IG e Sugestões de Operacionalização – 6 horas Utilização de Métodos e Técnicas andragógicas promotoras de aprendizagem e facilitadores da apropriação de conhecimento nas temáticas da IG V - Apresentação e avaliação (2 horas) - Apresentar os objetivos e conteúdos do programa de formação (início da formação) - Refletir sobre a importância da formação numa dinâmica de grupo (após a formação) - Aplicar questionário de avaliação da formação (após cada sessão e no final do curso)

Metodologias

Pretende-se que a formação tenha a participação ativa dos formandos, neste sentido serão utilizadas diversas tipologias de aprendizagem: - Exposição oral dos temas com recurso a meios áudio visuais - Visualização de filmes e sua análise - Dinâmicas de grupo - “Brainstorming”, para produção de novas ideias - Apresentação de Ações positivas e de Mainstreaming - Partilha de experiências

Avaliação

Os formandos serão avaliados com uma avaliação quantitativa com referencial de escala de avaliação previsto no 2 do artigo 46.º do Estatuto da Carreira Docente aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de janeiro: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8, 9 valores; Bom – de 6, 5 a 7, 9 valores; Regular – de 5 a 6, 4 valores; Insuficiente – de 1 a 4, 9 valores.

Bibliografia

Diário da República n.º 97/2018, Série I de 2018-05-21. Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030. V Plano de Ação para a Prevenção e o Combate ao Tráfico de Seres Humanos 2018-2021 III Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos, 2014-2017 II Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, 2011-2013 I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, 2007-2010

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas do CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Sofia Margarida Guedes de Campos

Maria Isabel Bica Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-09-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
2 20-09-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 23-09-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 27-09-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 28-09-2024 (Sábado) 08:30 - 13:30 5:00 Presencial
6 02-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 09-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 16-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 19-09-2024
Fim: 16-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123277/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Superior de Saúde de Viseu