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Operacionalização das medidas universais - Artigo 8.º do Decreto-lei n.º 54 turma Turma 1

Apresentação

Os normativos legais articulados com o PASEO garantem a inclusão de todos os alunos, não deixando nenhum “para trás”. A Escola é convocada a responder de forma adequada a este repto, que depende também do modo como todos os intervenientes percecionam as políticas educativas, aplicam os princípios da educação inclusiva e repensam as práticas pedagógicas. Esta formação visa edificar práticas significativas de mudança na sala de aula, ancoradas na evidência científica, promovendo ações estratégicas de acesso ao currículo integradas num primeiro nível de intervenção da abordagem multinível e práticas colaborativas e dialógicas. Pretende-se assegurar um aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional dos docentes em contexto formativo neste tema.

Destinatários

Docentes do Pré-Escolar; docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Pré-Escolar; docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes do Pré-Escolar; docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial.

Objetivos

•Explorar os documentos legislativos (DL 54, DL 55, PASEO, AE) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas. •Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas de base universal; •Saber como operacionalizar uma pedagogia diferenciada em sala de aula; •Refletir sobre práticas pedagógicas eficazes ancoradas em evidência científica; •Contribuir para a mudança de procedimentos, envolvendo dinâmicas ativas em sala de aula que incluam Todos; •Promover o debate e a partilha entre os diversos participantes, incluindo dos trabalhos elaborados, para reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre profissionais.

Conteúdos

Apresentação dos intervenientes, dos objetivos, metodologias, materiais, resultados a alcançar, avaliação e expectativas; Abordagem multinível e Artigo 8.º do Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho na sua redação atual: aplicação pedagógica em sala de aula; Pedagogia diferenciada: análise de documentos de referência; Medidas de gestão curricular de base universal; Modelo de atuação: “Response to Intervention” (RTI) enquanto ferramenta para a inclusão; Gestão e organização da sala de aula: evidências científicas; Estratégias de aprendizagem e metodologias ativas; O erro e a aprendizagem; Conclusões, avaliação e encerramento da ação.

Metodologias

A metodologia será teórico-prática, combinando momentos de exposição de conteúdos com reflexão participada, a partir de tarefas realizadas individualmente e/ou em grupo. Esta metodologia será centrada em momentos mais expositivos, com intencionalidade metacognitiva e também em momentos de leitura orientada de textos de natureza científica e normativa, que permitam a reflexão e a consolidação de conteúdos de referência e estruturantes. As exposições teóricas far-se-ão com o recurso a suportes audiovisuais e a textos previamente selecionados, mas assumindo uma metodologia dialógica e de interação permanente entre formadora e formandos. Na componente prática, privilegiar-se-á uma dinâmica de natureza mais ativa, ancorada na discussão, na partilha e na reflexão entre os formandos, recorrendo a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente a discussão partilhada sobre análise de situações reais e casos- tipo e práticas de reflexão/auto supervisão, mobilizadoras dos conceitos e conteúdos da formação, de cariz teórico-prático

Avaliação

A avaliação consta de: Instrumentos de avaliação dos formandos e respetiva ponderação: Participação das atividades práticas (30%); Trabalho de aplicação de conteúdos: Conceção, desenvolvimento e avaliação (qualidade dos materiais produzidos e evidências do trabalho desenvolvido quanto aos procedimentos de recolha de informação) (30%); Relatório final de reflexão crítica (40%).

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Maria Manuela da Silva Claro de Andrade Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 16-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 23-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 13-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 09-10-2024
Fim: 13-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127066/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária Alves Martins