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Curso de Iniciação à Língua Gestual Portuguesa turma Turma 1

Apresentação

Os professores e educadores procuram cursos para aprenderem esta língua de modalidade gesto-visual, porque qualquer profissional está sujeito a ter um aluno surdo na sala de aula. Esta formação visa capacitar para a comunicação e interação com alunos com dificuldades de audição ou surdez, enriquecendo sobremaneira a sua formação pessoal e profissional e contribuindo, decisivamente, para uma educação verdadeiramente inclusiva. A formação em LGP permitirá, independentemente do nível e ciclo de ensino, a aquisição de conhecimentos e práticas que contribuirão para o aperfeiçoamento das competências profissionais de educadores e professores, promovendo a melhoria das aprendizagens e o sucesso educativo de TODOS os alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, professores dos Ensinos Básico e Secundário e professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores dos Ensinos Básico e Secundário e professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Esta formação vai permitir aos educadores/professores: adquirir competências pessoais e profissionais que os capacitem para responder às questões e dúvidas colocadas pelos alunos surdos em LGP ou, eventualmente, por outros alunos com dificuldades ao nível da comunicação; conhecer estratégias específicas de interação e comunicação; adquirir conhecimentos linguístico-culturais diversificados; conhecer os princípios morfossintáticos estruturantes da LGP e dar-lhe uso gestual em contexto escolar; desenvolver aprendizagens facilitadoras de uma efetiva educação inclusiva.

Conteúdos

- Sensibilização para a comunidade surda e a sua cultura (2H) - Estratégias de comunicação com os alunos surdos/baixa audição (2H) - Língua Gestual Portuguesa como língua natural dos surdos portugueses (1H) - Estratégias de ensino com os alunos surdos/baixa audição (2H) - Cumprimentos e Saudações (2H)- Datilologia/Abecedário Gestual (2H) - Números (1H) - Identificação Pessoal (1H) - Estado civil (1H) - Introdução ao diálogo e apresentação (2H)- Calendário em LGP (3H) - Os tempos verbais na LGP (1H) - Família (1H) - Cores (1H) - Alimentação (1H) - Breve noções gramaticais da LGP (1H) - Associativismo na Comunidade Surda (1H) Nota: os temas sugeridos, bem como a ordem apresentada dos mesmos pode ser reajustada de acordo com o desenrolar das aulas e das especificidades dos formandos.

Metodologias

Esta formação irá desenvolver-se de forma dinâmica e dando grande relevância à componente prática, durante a qual a interação formador/grupo, e vice-versa, será um procedimento comum e constante com metodologias cooperativas. No início de cada sessão serão, sempre, revistos, em LGP, os conteúdos mais significativos da sessão ou sessões anteriores. No final de cada sessão, serão consolidados, em LGP, os conteúdos de maior relevo abordados com o esclarecimento de dúvidas.

Avaliação

A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, obedecendo ao disposto no Decreto-Lei n.º 249/92, de 9 de novembro (com as alterações introduzidas pela Lei n.º 60/93, de 20 de agosto, pelo Decreto-Lei n.º 274/94, de 28 de outubro pelo Decreto-Lei n.º 207/96, de 2 de novembro, pelo Decreto-Lei n.º 155/99, de 10 de maio e pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de janeiro), atento também ao esclarecimento das Cartas-Circular do CCPFC 1/2007 de fevereiro e 3/2007 de setembro, tendo em conta os seguintes critérios:- Assiduidade e pontualidade;- Participação nos métodos cooperativos;- Interesse e empenho demonstrado ao longo das diferentes sessões formativas;- Conhecimentos adquiridos;- Capacidade e desenvoltura comunicativa. A avaliação será contínua ao longo das diferentes sessões. Os formandos serão chamados a testar os seus conhecimentos e aquisições em LGP de forma regular e em diferentes momentos em todas as sessões da formação.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

CATARINA ALEXANDRA MARTINS dos Santos de Campos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-09-2024 (Segunda-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Presencial
2 02-10-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Presencial
3 07-10-2024 (Segunda-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Presencial
4 09-10-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Presencial
5 14-10-2024 (Segunda-feira) 19:00 - 22:15 3:15 Presencial
6 16-10-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 22:15 3:15 Presencial
7 21-10-2024 (Segunda-feira) 19:00 - 22:15 3:15 Presencial
8 23-10-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 22:15 3:15 Presencial
Início: 30-09-2024
Fim: 23-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127263/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Alves Martins