Do rocódromo ao quotidiano - Ensino da Escalada em Contexto Escolar turma Turma 1
Apresentação
O crescente interesse por atividades de aventura e ar livre, como a escalada, nas escolas, destaca a necessidade de capacitar professores para lecionar essa modalidade com segurança e eficácia. A escalada, agora parte dos Jogos Olímpicos e dos currículos escolares, requer formação específica para que os professores possam aproveitar seu potencial pedagógico e promover valores como autonomia e cooperação. Esta ação de formação visa fornecer recursos técnicos e didáticos necessários para a prática segura da escalada, explorando seu potencial educativo e maximizando o uso de recursos materiais existentes, além de prevenir práticas inseguras e acidentes.
Destinatários
Professores de Educação Física: grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física: grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física: grupos 260 e 620.
Objetivos
- Contextualizar os participantes sobre a prática de escalada. - Dotar o participante dos aspetos técnicos da escalada. - Dotar o participante de ferramentas para a ensino das diferentes técnicas de escalada. - Transmitir princípios de progressão e segurança. - Estruturar o planeamento de atividades de escalada. - Executar tarefas de segurança ativa e passiva de operacionalização e enquadramento de grupos na acessibilidade e execução nos diferentes aparelhos. - Sensibilizar para as boas práticas éticas e ambientais em atividades desportivas na natureza. - Utilização da escalada como meio de promoção de valores.
Conteúdos
A ação será constituída por 8 sessões teórico/práticas de 3 e 4 horas: 1ª sessão (3h) teórica / prática - estrutura artificial de escalada da ES Emídio Navarro (ESEN) - Contextualização da atividade - Origem e evolução da escalada; Equipamentos e nós. 2ª sessão (3h) teórico / práticas - estrutura artificial de escalada da ESEN - Motricidade da Escalada - Jogos de Escalada; Reportório gestual de escalada. 3ª sessão (3h) teórico / práticas - estrutura artificial de escalada da ESEN - Escalada de Bloco - Segurança; Tipos de blocos; Regulamento da competição; Organização de competições; 4ª sessão (3h) teórico / práticas - estrutura artificial de escalada da ESEN - Escalada com corda por cima (top-rope) - Segurança com aparelho manual (oito) e manualmente assistido (grigri). 5ª e 6ª sessão (3h + 3h) teórico / práticas - estrutura artificial de escalada da ESEN - Escalada de primeiro (à frente) - Segurança; Fator e queda e força de choque; Técnica para proteção do escalador (Mosquetenear); Procedimentos para abandonar a via; Regulamento e organização de competições. 7ª sessão (3h) teórico / práticas - estrutura artificial de escalada da ESEN - Descida em rapel em diferentes condições de prática. - Instalação de rapel com nó dinâmico; Amarrações e desmultiplicações. 8ª sessão (4h) teórico / práticas - Escola de Escalada em Rocha - Viseu - Monitorização em atividades de escalada. - Preparação de atividades; Montagem de atividades; Monitorização de atividades; Procedimentos de segurança.
Metodologias
A ação de formação, consentânea com a modalidade de CF, seguirá uma metodologia teórico-prática, desenvolvendo-se numa articulação entre as sessões teóricas e as práticas, pelo que se recorrerá, conjuntamente, ao método expositivo para a apresentação de modelos e quadros teóricos e aos métodos ativos de natureza prática de aprendizagem cooperativa. Durante o curso, utilizar-se-á uma metodologia expositiva prática, centrada na transmissão de conteúdos estruturantes e regulamentar, enfatizando a prática efetiva e assumindo uma metodologia dialógica e de interação permanente entre formador e formandos. Nestes momentos, privilegiar-se-á uma dinâmica de natureza ativa, centrada na reflexão entre os formandos, designadamente através de: discussão e execução em pequeno grupo e/ou em pares sobre os conteúdos, materiais e técnicas apresentados, incutindo interações reflexivas no contexto da formação; aplicação de instrumentos em situações práticas, suscitando a avaliação mútua entre pares.
Avaliação
Os formandos serão avaliados durante e após a formação, abrangendo: Avaliação diagnóstica inicial, para entender expectativas, perceções e conhecimentos da modalidade. Avaliação formativa contínua, focada na aquisição e aplicação dos conteúdos. Avaliação sumativa final, com um trabalho de reflexão e questionário. Os critérios de avaliação incluem: Realização das atividades/sessões, de acordo com a legislação em vigor, obedecendo aos critérios do centro de formação. 1 ponto Atividades/intervenções efetuadas pelos formandos durante a ação 3 pontos Pequenas intervenções, sugeridas pelo formador, onde os formandos são desafiados a aplicar os conteúdos transmitidos 3 pontos Relatório final 3 pontos A classificação segue uma escala de 1 a 10, exigindo-se nota mínima 5 e frequência de 2/3 das horas para aprovação, conforme a Carta Circular CCPFC-3/2007.
Bibliografia
Ataíde, F. (2000). Escalada Desportiva. A evolução em Portugal. Revista Montanha (1), 22Beroujon, Y., Gachet, C., Matera, M., Matera, P., Mazard, G., & Pruneau, C. (2003). Jeux en Escalade (1a ed.). Madrid: INDE PublicacionesCampo, H. del. (2002). Escalada en bloque (1a ed.). Madrid: Ediciones DesnivelChumbinho, R. (1996). A implantação de estruturas artificiais de escalada em meio escolar. Revista Horizonte, XII (72), 228232.Cunha, N. (2016). Ensino de Escalada Técnicas de segurança e progressão. Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço.
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes dos GR 260 e 620, da Escola Secundária Emídio Navarro; 2.º Docentes com grupos de equipa de escalada no Desporto Escolar, das escolas de Viseu; 3.º Docentes dos GR 260 e 620, das escolas de Viseu; 4.º Docentes com grupos de equipa de escalada no Desporto Escolar, de outras escolas; 5.º Docentes dos GR 260 e 620, de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Fernando Cunha Enes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-10-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 05-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-10-2024 (Sexta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 12-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 12-10-2024 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
8 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |