333

Hotspots de Bio e Geodiversidade em Viseu como promotores da autonomia e flexibilidade curricular turma Turma 1

Apresentação

A participação na construção de um futuro sustentável deve ser uma meta no contexto educativo, ajudando a efetivar a autonomia e flexibilidade curricular. Dada a riqueza da biodiversidade e da geodiversidade existente na cidade de Viseu considerámos que seria pertinente desenvolver um programa de formação contínua de professores, na modalidade de oficina de formação, que permitisse aos professores das escolas da cidade de Viseu a utilização destes espaços como locais de estudo e de construção de recursos didáticos fundamentais para a lecionação das aprendizagens essenciais, o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, bem como para o desenvolvimento das competências explicitadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Destinatários

Professores dos grupos 230, 420 e 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 420 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 420 e 520.

Objetivos

- Identificar as potencialidades das atividades práticas na operacionalização das aprendizagens essenciais, no desenvolvimento dos projetos interdisciplinares e das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Conhecer alguns hotspots de biodiversidade e de geodiversidade existentes na cidade de Viseu (Parque Aquilino Ribeiro, Fontelo, rio Pavia); - Produzir materiais didáticos diversificados que possam ser explorados na abordagem das aprendizagens essenciais das disciplinas de Ciências, permitindo a consecução das competências explicitadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares; - Implementar os materiais didáticos construídos no contexto educativo; - Avaliar os impactes dos materiais didáticos construídos na melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos e da promoção da educação para a sustentabilidade; - Partilhar os impactes da formação desenvolvida na comunidade educativa.

Conteúdos

I – Introdução à Oficina de Formação (5h) 1. Apresentação da Oficina de Formação: Objetivos, conteúdos, metodologia de trabalho, calendarização e avaliação dos formandos (1h) 2. Enquadramento das temáticas do trabalho prático e da educação para a sustentabilidade nas orientações para a autonomia e flexibilidade curricular e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (2h) 2. Educação para a sustentabilidade/ética ambiental: valores e desafios (2h) II – Potencialidades educacionais de hotspots de biodiversidade e de geodiversidade existentes na cidade de Viseu (11h) 1. Caracterização a nível geológico, biológico, paisagístico e cultural dos hotspots de biodiversidade e de geodiversidade da cidade de Viseu – Jardins, Parque Aquilino Ribeiro, Fontelo, rio Pavia e zonas adjacentes (2h) 2. Potencialidades educacionais dos hotspots de biodiversidade e de geodiversidade da cidade de Viseu (1h) 3. Saída de campo para identificação e caracterização dos hotspots de biodiversidade e de geodiversidade da cidade de Viseu (8h) III – Construção de materiais didáticos (4h+11h+4h) 1. Orientações para a construção de materiais didáticos para os hotspots de biodiversidade e de geodiversidade da cidade de Viseu (1h) 2. Construção de materiais didáticos que vão ao encontro das aprendizagens essenciais das disciplinas de Ciências, sustentados numa perspetiva interdisciplinar e que permitam o desenvolvimento das competências explicitadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (3h+11h) 3. Apresentação dos materiais didáticos construídos (4h) IV – Intervenção pedagógica (10h) 1. Implementação dos materiais didáticos construídos no contexto educativo 2. Diagnóstico dos impactes dos materiais didáticos implementados V – Impactes dos materiais didáticos/Avaliação do programa de formação (5h) 1. Apresentação dos resultados da intervenção pedagógica realizada pelos formandos 2. Avaliação dos impactes dos materiais didáticos implementados nos alunos e nos professores 3. Avaliação final do programa de formação

Metodologias

Sessões presenciais: Enquadramento das temáticas nas orientações para a autonomia e flexibilidade curricular e o Perfil do Aluno – S. plenária 2h Caracterização dos hotspots de bio e geodiversidade da cidade de Viseu e potencialidades educacionais – S. plenária 3h Saída de campo ao Parque Aquilino Ribeiro e Fontelo – S. teórico/prática 4h Saída de campo ao rio Pavia e zonas adjacentes – S. teórico/prática 4h Orientações para a construção de materiais didáticos e seleção dos contextos de implementação dos materiais didáticos – Trabalho de grupo – S. teórico/prática 4h Apresentação dos materiais didáticos construídos – S. teórico/prática 4h Apresentação dos resultados da intervenção pedagógica – S. teórico/prática - 4h sessões de trabalho autónomo: Construção dos materiais didáticos – Trabalho de grupo 11h Intervenção pedagógica com implementação dos materiais didáticos construídos - 10h Elaboração do relatório individual sobre todo o trabalho desenvolvido na formação - 4h

Avaliação

Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC - 3/2007 - Setembro 2007 Cada formando realizará um trabalho escrito individual.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Margarida Maria Monteiro Morgado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 16-10-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
3 09-11-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 09-11-2024 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
6 15-01-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
7 12-02-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
8 12-03-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
9 30-04-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
Início: 02-10-2024
Fim: 30-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126480/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Alves Martins