Perturbações específicas de aprendizagem- como intervir em sala de aula turma Turma 1
Apresentação
As perturbações específicas da aprendizagem podem manifestar-se nas áreas da leitura, da escrita e/ou da matemática envolvendo défices que implicam problemas de memória, percetivos, motores, de linguagem, de pensamento e/ou metacognitivos. Estão presentes em vários alunos e, sendo uma perturbação do neurodesenvolvimento, irão influenciar negativamente a sua aprendizagem ao longo da escolaridade. De facto, são consideradas uma das causas mais frequentes de insucesso escolar e de encaminhamento para consultas de especialidade. No entanto, o seu curso e prognóstico são passíveis de serem modificados pelo contexto e pela intervenção. Esta formação dirige-se a todos os docentes que queiram compreender o tanto que deve ser feito com os alunos que apresentam perturbações na aprendizagem, permitindo o ajuste de instrumentos e ferramentas de trabalho em sala de aula.
Destinatários
Professores do grupo 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 910.
Objetivos
Objetivos a atingir • Dotar os docentes de conhecimentos teóricos e teórico-práticos potenciadores de uma visão sustentada e atualizada das perturbações específicas da aprendizagem • Proporcionar aos professores ferramentas de deteção das perturbações específicas da aprendizagem. • Possibilitar o contacto com técnicas de intervenção nas perturbações da leitura, escrita e matemática. • Favorecer a elaboração de materiais pedagógicos adequados à problemática de cada aluno, aplicá-los na aula regular e/ou em aulas de apoio ou reforço individualizado e avaliar a sua eficácia.
Conteúdos
Conteúdos da ação 1. Organização e planeamento da ação a. Avaliação de necessidades e interesses; b. Debate dos objetivos da ação; c. Organização do trabalho a desenvolver e dos procedimentos a ter em consideração na avaliação da oficina de formação. 2. Critérios de Diagnostico das Perturbações Específicas da Aprendizagem (PEA) a. Perturbação da leitura b. Perturbação da escrita c. Perturbação da matemática 3. Características das dificuldades dos alunos com PEA a. Fatores intrínsecos à própria criança b. Fatores extrínsecos- a importância do contexto familiar, social e escolar 4. Intervenção educativa na Escola b. Metodologias promotoras das competências de aprendizagem em sala de aula c. Estratégias e técnicas de intervenção em problemas de leitura, escrita e matemática d. Avaliação da intervenção 5. Avaliação final da Oficina, bem como dos trabalhos realizados ao longo da mesma (materiais para intervenção)
Metodologias
Horas presenciais: Tema 1- 1 hora Temas 2 e 3- 7 horas- Apresentação do material recolhido ou elaborado pelo formador para cada sub - tema do módulo.- Análise e discussão de material recolhido ou já experimentado pelos formandos.- Realização de trabalhos de grupo visando a criação ou adaptação de materiais já existentes que permitam a sinalização de crianças com problemas de comunicação, linguagem e fala, bem como à identificação das problemáticas específicas de cada uma delas. Tema 4 - 5 horas- Apresentação do material recolhido ou elaborado pelo formador para cada sub - tema do módulo.- Análise e discussão de material recolhido ou já experimentado pelos formandos Tema 5 - 2 horas Horas de trabalho Autónomo Tema 2 e 3 - 3 horas- Criação do material a utilizar por cada formando. Tema 4 -12 horas- Realização de trabalhos individuais visando a criação ou adaptação de materiais já existentes com vista à intervenção nos alunos com perturbações específicas da aprendizagem.- Experimentação desses materiais junto dos alunos e avaliação da sua adequação, eficácia e usabilidade.
Avaliação
Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC - 3/2007 Setembro 2007. Cada formando realizará um trabalho escrito individual.
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
2 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
3 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
4 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
5 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
6 | 05-03-2025 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |