Partimos. Vamos. Somos. #2 - Encontro Cultura-Educação turma Turma 1
Apresentação
As vivências culturais, artísticas e patrimoniais são essenciais ao desenvolvimento de crianças e jovens. O Plano Nacional das Artes, assumindo este valor e crença, promove com as escolas da sua rede (destinando-se esta formação, prioritariamente às equipas de professores dos 20 AE´s/EnA/EP da rede PNA, nas CIM Viseu Dão Lafões e do Douro - margem sul do rio) uma aproximação aos agentes/equipamentos/mediadores culturais, que facilite a transformação das instituições culturais em territórios educativos e das escolas em polos culturais. Pretende-se construir pontes entre agentes educativos e culturais, para potenciar os projetos de uns e de outros, por forma a darem-se a conhecer, em formato pitch, as propostas de criação, produção e programação para crianças e jovens da região. Os docentes poderão capacitar-se para o planeamento de um programa cultural e de interação com o território que possa ter nas artes, na cultura e nos patrimónios veículos da ação educativa e formativa, facilitando redes de criação, colaboração e circulação na área da Arte-Educação, um dos princípios estratégicos do PNA. Estará também a facilitar-se a consecução dos objetivos dos documentos enquadradores e legislativos do atual sistema educativo português. Esta ação tem o enquadramento teórico na intervenção de Sara Brighenti, que visa fundamentar e dar corpo à necessidade de trabalho conjunto entre escolas e agentes culturais, também com base nas propostas da Carta do Porto Santo – carta europeia sobre direitos culturais, que propõe uma reflexão sobre o modelo de democracia cultural, apontando o modo como a cultura e a educação contribuem para a capacitação do cidadão no exercício de uma cidadania plena. Será contextualizada a Adenda a esta Carta, a ser apresentada brevemente, que assenta na cidadania cultural dos jovens. Em 2021, o Plano Nacional das Artes promoveu e coordenou a Carta do Porto Santo — um instrumento político para orientar programas na União Europeia, estratégias governamentais e iniciativas de cidadãos, sobre a importância das culturas, das artes, dos patrimónios e da educação na promoção da democracia e dos direitos culturais. Em 2025, o PNA apresentará a órgãos responsáveis por políticas de educação, cultura e juventude (internacionais, nacionais e locais) e a organismos e redes, a Adenda à Carta de Porto Santo, um manifesto pensado e redigido com e pelos jovens que declara a sua perspetiva sobre os promotores e barreiras à cidadania cultural, refletindo sobre: . os lugares e os formatos da participação cultural jovem; . o que precisam para reforçar a sua participação nas artes, nas culturas e na democracia; . como encaram o papel da cultura na educação, e o papel da educação na cultura, face aos desafios do futuro. Os princípios e recomendações desta Adenda têm por base um alargado processo de consulta (2024), que envolveu 10 países europeus e 300 participantes de diversas nacionalidades, a conferência Youth-Action-Culture (2023), e uma “residência de pensamento” que decorrerá em Loulé, nos dias 3, 4, 5 e 6 de Novembro de 2024, coproduzida com os parceiros — LIDA , Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade do Politécnico de Leiria, a Organização dos Estados Ibero-americanos e o Município de Loulé. * A consulta aos jovens foi realizada entre março e junho 2024, em 10 países - Portugal, Espanha, Holanda, Escócia, Letónia, Eslovénia, Polónia / Ucrânia, Áustria, Bélgica, Estónia
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
- O poder transformador das artes na promoção de conhecimento, cidadania e inclusão, aliadas das ações educativa e formativa. - O trabalho colaborativo entre agentes artísticos, comunidade educativa e outros intervenientes, como forma de desenhar estratégias de ensino e aprendizagem que contribuam para um currículo integrador, assente na gestão consolidada do conhecimento e na experiência cultural. - A presença das artes nas escolas, de forma diversificada, incluindo a sua utilização como recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das diferentes disciplinas. - As escolas e as instituições culturais como promotores da democracia cultural, através do desenvolvimento de relações de cooperação e de rede, à luz da Carta do Porto Santo. - A cidadania cultural e os jovens - Adenda à Carta do Porto Santo.
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu integradas na rede PNA; 2.º Docentes de outras escolas associadas ao CFAE de Viseu; 3.º Docentes de outras escolas integradas na rede PNA; 4.º Docentes de outras escolas não integradas na rede PNA. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Sara Ines Canhestro Barros Barriga Brighenti
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |