
FORMAÇÃO EM CONTEXTO: REFLEXÃO SOBRE E PARA A AÇÃO DOCENTE (XII) - Melhorar as práticas profissionais e institucionais turma Turma 1
Apresentação
Esta formação integra o Plano de Formação do AE Infante D. Henrique há 12 anos consecutivos. A abordagem das temáticas, propostas a partir do levantamento das necessidades de formação e solicitações por parte dos docentes do agrupamento, visa a sua capacitação para um melhor desempenho profissional e institucional, através da reflexão conjunta e da construção partilhada de respostas, contextualizadas, às dificuldades sentidas nas escolas deste agrupamento e publicamente assumidas em sede de PE. Assim, as respostas construídas, ao decorrerem da discussão e partilha alargadas (um grande nº de docentes de todos os departamentos), e de implementação generalizada mais consensual, têm-se revelado mais eficazes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Contribuir para a construção de uma escola que, partindo do seu autoconhecimento, integre as mudanças como desafios para a melhoria da sua ação; - Proporcionar formação contextualizada, de acordo com as especificidades do agrupamento e indo ao encontro das necessidades identificadas no seu plano de formação; - Promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional e organizacional; - Contribuir para a melhoria das aprendizagens, através da construção partilhada de soluções pertinentes e contextualizadas; - Incrementar o espírito autorreflexivo e autocrítico dos professores face às suas práticas profissionais, através da criação de um espaço de reflexão conjunta
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes do AE Infante D. Henrique; 2 - Docentes de outras escolas associadas do CFAE de Viseu; 3 - Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Dinis Augusto Saraiva
Ana Paula dos Reis Campos Carlão
José Pereira de Sousa
José Bernardino Seixas Marques
Florbela de Almeida Correia Soutinho
Maria Martins
Sofia Margarida Guedes de Campos
António Fernando da Silva Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-10-2024 (Sexta-feira) | 20:59 - 23:59 | 3:00 | Presencial |
2 | 06-12-2024 (Sexta-feira) | 20:59 - 23:59 | 3:00 | Presencial |
3 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 20:59 - 23:59 | 3:00 | Presencial |
4 | 21-03-2025 (Sexta-feira) | 21:00 - 23:59 | 2:59 | Presencial |