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A Dança nas Aprendizagens Essenciais de Educação Física - Nível Introdução turma 1

Apresentação

A Dança é uma área de grande importância nas Aprendizagens Essenciais de Educação Física e para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente das Áreas de Competências Consciência e Domínio do Corpo, Sensibilidade Estética e Artística, Relacionamento Interpessoal e Bem-Estar e Saúde. A formação inicial de professores apresentou desde sempre um deficit nesta vertente, pois não era contemplada no seu plano de estudos. A introdução nos planos de estudo das Faculdades de Educação Física desta matéria não é universal, havendo algumas instituições de ensino superior onde a mesma não é contemplada. Por outro lado, nem sempre os conteúdos abordados acompanham os das Aprendizagens Essenciais. Assim, a formação contínua nesta área torna-se essencial para que os professores dominem os respetivos conteúdos e os possam aplicar em contexto de sala de aula, bem como suprir algumas dificuldades nas abordagens metodológicas adotadas. Pretende-se assim, com esta ação, suprir uma lacuna na formação de professores do Ensino Básico e Secundário na área das Atividades Rítmicas Expressivas, alargando o leque de opções de Dança nas Aprendizagens Essenciais de Educação Física, integrando outros ritmos, nomeadamente os respeitantes às Danças Sociais e às Danças Tradicionais. Pretende-se também, dotar os professores com meios que lhes possibilitem desenvolver as diferentes formas de Dança com os alunos, através da aprendizagem das linguagens específicas de cada uma delas, possibilitando, para além da intervenção na disciplina de Educação Física, intervir ao nível da Articulação Curricular e da Cidadania e Desenvolvimento

Destinatários

Professores do grupo de Recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de Recrutamento 260 e 620.

Objetivos

Enquadrar as Danças Sociais e Tradicionais no Currículo da Educação Física, identificando o seu contributo para as Aprendizagens Essenciais e para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Desenvolver qualidades do movimento expressivo, adquirindo aspetos coreográficos e terminologia / vocabulário motor específicos dos diferentes tipos de dança, de modo a que os professores possam desenvolver projetos ligados à Dança na Escola, quer na vertente curricular quer na vertente extracurricular:- Identificar as formas musicais, noções e terminologias básicas específicas dos diferentes tipos de dança.- Dominar as posições, direções e voltas básicas.- Dominar os alinhamentos espaciais básicos.- Dominar o reportório motor específico das danças desenvolvidas, assim como as progressões.- Realizar, individualmente e aos pares, os encadeamentos coreográficos aprendidos, de acordo com a forma musical e ritmo de cada dança com alinhamento corporal, coordenação e fluidez de movimentos Criar recursos didáticos com a capacidade de serem utilizados no ensino desta área curricular no contexto profissional dos formandos.

Conteúdos

· Enquadramento geral, caracterização, terminologia e noções básicas específicas dos diferentes tipos de dança; · Origens e desenvolvimento das danças sociais em geral e das danças tradicionais portuguesas Diferenciação de objetivos e atitudes nos vários âmbitos de intervenção (competitivo, exibitivo e social); · Apresentação de princípios éticos relacionados com o respeito e o compromisso pessoal pelos outros; · Apropriação de habilidades técnicas específicas nos diferentes tipos de dança: Ao nível da dimensão corpo: as posturas, o alinhamento corporal, a dissociação entre o movimento dos membros superiores e inferiores, as ações com diferenciação segmentar, as transferências de peso e a distinção entre passos e gestos; Ao nível da dimensão espaço: as direções básicas, as voltas à direita e à esquerda, as posições básicas e pegas, a dissociação das ações próprias com as do par, a condução, formas de evitar a colisão com os outros pares, pontos referenciais e alinhamentos básicos em danças progressivas: Espaço próprio: em frente; atrás; para o lado direito; para o lado esquerdo; diagonalmente em frente e diagonalmente atrás. Relativamente às voltas a distinção entre volta à direita e volta à esquerda, a noção de volta completa, meia volta e quartos de volta; Espaço partilhável: posição fechada e posições abertas e pegas. Relativamente à condução: sinais para início e final de volta. Ações visando a adaptação às características do par (nomeadamente em relação à amplitude dos passos) e às modificações do espaço; Espaço físico: referências do espaço físico e alinhamentos espaciais em danças progressivas: de frente/costas para a parede mais próxima; de frente/costas para o centro; de frente/costas para a linha de dança; de frente/costas e em diagonal para a parede mais próxima; de frente/costas e em diagonal para o centro. Ao nível da dimensão ritmo: a distinção entre compassos binários, quaternários e ternários, a contagem e marcação dos tempos do compasso com identificação do 1º tempo do compasso; a distinção entre as valências de “lentos” e de “rápidos” e os elementos “e” e “a”; Danças a trabalhar: Danças Sociais: - Merengue - Rumba Quadrada - Foxtrot Social - Valsa Lenta Danças Tradicionais: - Erva Cidreira - Regadinho - Sariquité

Metodologias

Sessões Presenciais Práticas: 20 horas Sessões Teóricas à Distância: 3 horas A ação de formação tem um carácter eminentemente prático, com a componente teórica centrada fundamentalmente em duas sessões, uma presencial e uma assíncrona à distância, sendo complementada nas várias sessões presenciais práticas. Nas sessões praticas, para cada umas das danças constituintes do programa da ação, os conteúdos a abordar serão: Identificação da estrutura rítmica -Origem - Alinhamento-Postura-Características-Diferentes passos/figuras e elaboração coreográfica. As diferentes Danças serão exploradas recorrendo a uma metodologia “do simples para o complexo” onde cada passo/figura novo será integrado após o anterior, recorrendo sempre a progressões metodológicas, terminando com a construção de coreografias. Nas sessões teóricas serão abordados, também, os saberes teóricos necessários ao enquadramento curricular das Danças, e, ao planeamento do ensino, nomeadamente à construção de um plano de aula e de uma unidade didática, à avaliação da matéria Dança, bem como à adequação dos conteúdos ao grau de ensino dos formandos

Anexo(s)

Observações

Critérios da seleção - Docente das Escolas Associadas ao CFAE de Viseu - Sócios da APEF Por ordem de inscrição

Formador

Nuno Miguel Grilo Fialho

Sérgio Manuel de Sousa Santos Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-11-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
2 09-11-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 09-11-2024 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
4 22-11-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 29-11-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
6 30-11-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 30-11-2024 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 08-11-2024
Fim: 30-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125629/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Ginásio/ Pavilhão Desportivo do IPV

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