Comportamentos de Risco Online: O papel da comunidade educativa turma Turma 1
Apresentação
Quando é utilizada de forma adequada e transversal, a Internet pode mudar a vida das crianças e jovens, especialmente dos mais vulneráveis, de meios socioeconómicos desfavorecidos e isolados. Efetivamente, o uso das tecnologias pode dar-lhes acesso a um manancial de conteúdos e de oportunidades, no entanto importa reforçar que a Internet e o seu uso não estão isentos de riscos, especialmente para as crianças e jovens, podendo torná-las mais expostas e suscetíveis a diferentes formas de violência. Fenómenos como o Sexting, Sextortion, Grooming, Ciberbullying, entre outros, cresceram exponencialmente, devido à massificação da Internet, contribuindo para pôr em causa a segurança de crianças e jovens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial.
Objetivos
Debater e analisar os comportamentos de Risco Online (Grooming, Ciberbullying, Sexting, Sextortion, outros) e a importância do papel da Escola na capacitação de crianças e jovens, na prevenção e combate a estes fenómenos; Criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção que envolvam estas temáticas, em contexto educativo; Articular as temáticas com as Orientações Curriculares TIC para o 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina TIC, no domínio da Cidadania Digital, assim como com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente nos domínios Direitos Humanos, Media, Sexualidade e Saúde. Pretende-se, ainda, debater estratégias de sensibilização, junto dos alunos, para a Cidadania Digital, nomeadamente no que se refere aos comportamentos de risco online.
Conteúdos
Módulo 1: Comportamentos de Risco Online Grooming, Ciberbullying, Sexting, Sextortion, entre outros (7 horas – 3 horas presenciais + 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) O papel da comunidade escolar na prevenção e combate destes fenómenos Reflexão e análise Módulo 2: Os serviços de apoio (6 horas – 2 horas síncronas +2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) Linha de apoio e linha de denúncia Internet Segura Linha SOS Criança Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República As redes internacionais Insafe e Inhope Módulo 3: Desenvolvimento de projetos de prevenção e combate a Comportamentos de Risco Online na escola. (7 horas – 3 horas presenciais + 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) As iniciativas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; As iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet; As iniciativas do Centro Internet Segura e da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (O Selo Protetor). Módulo 4: Avaliação e reflexão (5 horas – 3 horas presenciais + 2 horas assíncronas)
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Luís Filipe Silva Coutinho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 21-02-2025 (Sexta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
9 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
11 | 07-03-2025 (Sexta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |