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Educação Literária: A Magia dos Livros turma Turma 1

Apresentação

Assistimos, em Portugal, nas últimas décadas a uma explosão de obras de literatura para a infância, muitas delas de grande qualidade literária, de imagem e de conteúdo. As histórias de literatura para a infância, muito importantes para os processos de aprendizagem, são um recurso pedagógico, didático e literário com vastas possibilidades, podendo ser olhados sob múltiplas perspetivas. A exploração deste recurso, possibilita e potencia o desenvolvimento cognitivo, linguístico, afetivo, social e cultural da criança. A descoberta da obra pelas crianças e pelos professores facilita infinitas possibilidades e desafios de trabalho, de lazer e de fruição, permitindo explorar conceções, conhecimentos, saberes sobre o mundo e sobre a vida.

Destinatários

Docentes do Grupo de Recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Grupo de Recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Grupo de Recrutamento 110.

Objetivos

Divulgar experiências, ideias e materiais, possibilitadoras do desenvolvimento de uma prática investigativa e de inovação educacional; Melhorar a qualidade do ensino e das aprendizagens, através de uma atualização e aprofundamento de conhecimentos; Promover a substituição de práticas baseadas na reprodução de hábitos adquiridos, por uma prática mais refletida e proativa; Reconhecer que os livros de literatura para a infância são um recurso pedagógico, didático com vastas possibilidades de exploração, podendo ser olhados sob múltiplas perspetivas. Proporcionar experiências que estimulem o prazer de ler; Desenvolver o sentido estético nos alunos; Partilhar experiências.

Conteúdos

1.ª Sessão – 3 horas Os princípios orientadores desta oficina de formação estão ancoradas nas aprendizagens essenciais de português. Assim sendo, na primeira sessão serão apresentados os objetivos da formação e analisadas as aprendizagens essenciais da Educação Literária nos diferentes anos de escolaridade. Serão apresentadas as obras “Os ovos Misteriosos” de Luísa Ducla Soares e “O Nabo Gigante” de Alexis Tolstoi, estabelecendo com elas a desejada interdisciplinaridade, colhendo o gozo estético que estas oferecem, determinando as inferências necessárias à sua interpretação, ou seja, propiciar uma formação que promova nos alunos uma relação positiva com a aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento das suas competências linguísticas e compreensão progressiva da Sociedade, da Natureza e da Tecnologia, bem como para as interrelações entre estes domínios. Em simultâneo ambiciona contribuir para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos, de diálogo e respeito pelos outros, alicerçar modos de estar em sociedade que tenham como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. Serão apresentadas propostas com diversos itinerários sempre numa perspetiva de articulação de saberes. Trabalho autónomo – 3:30h - Implementação em sala de aula de uma das propostas de atividade. 2.ª Sessão - 3 horas Será apresentada uma breve sinopse da literatura para a infância, as suas funções e os seus objetivos nomeadamente o estimular a criatividade enriquecendo o seu imaginário; desenvolver a memória, a capacidade de atenção e a compreensão da criança; fomentar a articulação de ideias que se vão consolidando, fundamentalmente, através da relação de empatia construída entre o contador de histórias e a criança, e dos hábitos de leitura que esta vai adquirindo; possibilitar o enriquecimento do léxico da criança, promovendo a diversificação/ampliação do seu vocabulário; estimular a criança para a resolução de enigmas presentes nas histórias que lhe são contadas. Serão igualmente abordadas as funções da ilustração. Continuação da abordagem da sessão anterior, com as obras “A Manta” de Isabel Minhós Martins, “Um Lobo Culto” de Bechy Bloom e Pascal Biet, “O Aquário” de João Pedro Messeder e o Sapo Apaixonado de Max Velthuijs. Trabalho autónomo - 3:30h 3.ª Sessão - 3 horas Seguimento das abordagens anteriores, desta vez, com as obras “Espantalho Enamorado” de Guido Viscont, “Leónia Devora Livros” de Laurence Herbert e Frédérc du Bus, As Fadas Verdes” de Matilde Rosa Araújo “A Girafa Que Comia Estrelas” de José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte. Trabalho autónomo - 3:30h 4.ª sessão - 3 horas Continuação das abordagens anteriores com as obras “, “Corações aos Milhões de Joana M. Lopes, “Grufalão” de Julia Donaldson, “Versos de Fazer Ó Ó” de José Jorge Letria e “História Com Recadinho” de Luísa Da Costa. Trabalho autónomo – 4:30h 5.ª Sessão - 3 horas Apresentação dos trabalhos realizados em contexto de sala de aula e reflexão sobre os efeitos produzidos.

Avaliação

Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/setembro. Cada formando realizará um trabalho onde mostre e reflita sobre as atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Maria Irene de Frias Mota

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 15-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 22-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 29-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 05-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 08-01-2025
Fim: 05-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-124109/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária Alves Martins