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O Professor-Tutor como promotor da equidade e eficiência educativas turma Turma 1

Apresentação

Atualmente, as Escolas têm ao seu alcance a grande oportunidade de (re)pensar e (re)construir as opções curriculares que visem a promoção da qualidade e eficiência educativas. A implementação de tutorias surge como forma de organização, visando a orientação do processo educativo, nomeadamente através da autorregulação das aprendizagens e da adaptação às expectativas académicas e sociais dos alunos (alínea c), n.º 5, art.º 21, Dec. Lei 55/2018, de 6 de julho). A emergência desta ação visa apoiar os professores e as escolas no desenvolvimento de planos de ação tutorial (sempre que se revele necessário em parceria com as CPCJ) dirigidos a crianças e jovens em risco, de modo a contribuir para a sua integração plena na comunidade escolar e, consequentemente, para o seu sucesso educativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Espera-se que este curso de formação possa contribuir para: - A mudança da cultura organizacional das escolas, através da identificação de dinâmicas pedagógicas alternativas; - O desenvolvimento, nos professores, de competências pessoais e profissionais alargadas no âmbito da tutoria; - Uma maior abertura das escolas para o desenvolvimento de parcerias e do aprofundamento do trabalho cooperativo na rede social local. - Integração da figura do tutor como promotor da equidade e eficiência educativas.

Conteúdos

1. Diagnóstico de necessidades de formação. 2. A Importância da Tutoria na orientação do processo educativo. 3. Formas Organizativas da Tutoria. 4. Perfil do aluno destinatário. 5. Perfil do tutor: 5.1. Funções; 5.2. Atividades; 5.3. Interação com o diretor de turma, outros docentes, técnicos, famílias e instituições 6. Campos, contextos e estratégias de intervenção. 7. Plano de ação tutorial. 7.1. Planificação; 7.2. Elaboração de instrumentos de observação e registo; 7.3. Avaliação.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Olga Maria Coutinho de Oliveira Madanelo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 12-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
4 14-02-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 15-02-2025 (Sábado) 10:00 - 12:00 2:00 Online assíncrona
6 17-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 18-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
8 20-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
9 22-02-2025 (Sábado) 09:30 - 13:30 4:00 Online síncrona
Início: 11-02-2025
Fim: 22-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-119023/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online