Avaliar para o sucesso educativo: que caminho(s) percorrer? turma 1
Apresentação
Avaliar é, fundamentalmente, o processo que possibilita aprender e ensinar melhor, fornecendo a todos os intervenientes no processo, informação relevante que permita a revisão, o ajustamento e a melhoria da aprendizagem. A avaliação formativa, enquanto facilitadora da regulação das aprendizagens, deve assumir especial relevância na concretização da melhoria das aprendizagens. Neste âmbito, propõe-se a realização de um curso de formação que permita que os docentes se apropriem de conceitos chave da avaliação formativa, desenvolvam técnicas ativas e construam instrumentos inovadores adaptados ao contexto educativo específico, e que irá contribuir efetivamente para a melhoria do sucesso escolar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
No final da ação os formandos deverão ser capazes de: • Refletir sobre os princípios orientadores e as finalidades da avaliação; • Reconhecer o caráter contínuo e sistemático dos processos da avaliação formativa, enquanto processo facilitador da regulação do ensino e das aprendizagens; • Aprofundar os conhecimentos sobre métodos, técnicas e instrumentos de recolha, análise e comunicação de informação; • Criar um espaço de partilha/reflexão sobre a aplicação prática desses recursos e na construção dos critérios de avaliação e de classificação; • Contribuir para a melhoria da qualidade da prática pedagógica dos docentes no âmbito da avaliação; • Melhorar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.
Conteúdos
1. Diagnóstico de necessidades de formação. 2. Definição, finalidades e princípios da avaliação. 3 A avaliação centrada nas aprendizagens dos alunos: Por que se avalia? O que se avalia? Quem avalia? Como se avalia? Quando se avalia? 4. Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa, sumativa. 5. Estratégias de avaliação, critérios de avaliação e de classificação. 6. Avaliação formativa: processos, estratégias, frequência e intervenientes. 7. Métodos, técnicas e instrumentos de avaliação formativa. 8. Planificar, registar, analisar e ajustar as práticas. 9. Conceção, experimentação e reflexão, em contexto, de processos de avaliação formativa. 10.Reflexão acerca do curso de formação
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Olga Maria Coutinho de Oliveira Madanelo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 17-01-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 18-01-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
6 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 24-01-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
8 | 25-01-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online síncrona |
9 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |