Um Mundo Escondido nas Margens do Património turma Turma 1
Apresentação
A escola e as entidades culturais podem ter um papel muito importante na preservação de patrimónios matérias e imateriais, mantendo-os vivos, de forma criativa. Na transição entre a Idade Média e o Mundo Moderno a decoração nas margens da arquitetura ou da talha e dos cadeirais dos coros das igrejas, deixou-nos um legado riquíssimo, mas escondido e ainda hoje esquecido ou relegado para segundo plano. Num mundo que se pretende em maior harmonia, a polissemia desta marginália é particularmente propícia à multidisciplinariedade e ligação a diferentes culturas nelas espelhada. Indo para lá dos espartilhos das catalogações artísticas e arrumações históricas de saberes, propõe-se uma viagem que também saia da escola e procure envolver diferentes agentes culturais e recreativos em torno dos seus mistérios.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 240, 300, 400, 410, 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 240, 300, 400, 410, 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 240, 300, 400, 410, 600.
Objetivos
Propiciar, aos formandos, informação acerca da função da alteridade nas margens do Património, e do modo como se cruzou com diversos suportes, atividades e saberes. • Consciencializar para a importância da preservação de legados e tradições que também fazem parte material e imaterial do Património. • Fomentar o espírito crítico e a imaginação dos alunos, através da aplicação, por parte dos formandos, de exemplos dessas práticas marginais onde se demonstra como a Cultura também é e foi no passado, algo muito mais plural e “desarrumado”. • Colocar em diálogo as diferentes gerações; as trocas de tradições e memórias de outros povos, com o objetivo da temática os inspirar à criação de atividades integradoras na escola e na comunidade.
Conteúdos
1- De que se trata quando se fala em figurações decorativas, à margem dos assuntos e lugares principais. Como começaram, como se alteraram e adaptaram a outros contextos e como ressurgiram por outras vias – enquadramento histórico, social e artístico, justificativo das mutações operadas. Do Oriente para o Ocidente: os antecedentes de fábulas, histórias, lendas e representações de bestiário entre o real e o fantástico. Sua migração e para o Ocidente e disseminação nos mais variados suportes e objetos 2- A complexidade das mentalidades e poderes, num mundo em que o cristianismo se misturava com as tradições pagãs. As práticas artísticas e tradições populares na confluência entre o sagrado e o profano, o erudito e o popular, ao longo da Idade Média e alvores do Mundo Moderno. 3- Desenvolvimento destas tradições e da sátira do “mundo-às-avessas”, nas mísulas, capiteis, gárgulas ou “cachorrada” da arquitetura civil e religiosa. O “mundo escondido dos cadeirais de coro e suas misericórdias”. Em que consistiu, para que servia, como permaneceram decorações transgressoras e satíricas em locais de culto. Vias de crítica e outras de permissividade cultural e artesanal ao longo da Idade Média. (Exploração de casos concretos no nosso país, acompanhados de recolhas de provérbios populares). 4- O fascínio pelo exotismo num mundo que oscilava entre o velho e o novo; o mito e a verificação experimental. Viagens das formas e da linguagem decorativa e ornamental e viagens de navegação- da tradição internacionalizada na Europa, às especificidades e “aclimatações” operadas no nosso território por artífices itinerantes, em particular no “período do manuelino”. “Selvagens na Corte;” “Judengas nas procissões;” folguedos no terreiro; – a inclusão das minorias mouras e judias nas festas da corte e nas tradições pagãs e outras no próprio adro das igrejas, a que os clérigos também aderiam. Memórias na ourivesaria, na tapeçaria e gravuras, na talha e na pedra e sua continuação nos autos teatrais. Migrações e ramificações em tradições que ainda perduram. Exemplos científicos e lúdicos – das cartas que chovem do céu em diálogos régios com raças fantásticas, à da biologia, medicina, geografia e cartografia; autos teatrais, citações populares, danças, cantares e instrumentos musicais. 5- Desenvolvimento do gosto classicista e de uma estética de “decoro” que tende a substituir por grotescos as antigas figurações mais naturalistas ou indisciplinadas, num momento reformista e moralizador da própria Igreja. As especificidades do caso português onde as modas chegavam tarde e se abastardavam e tinham tão livre curso quanto a sua replicação por toda a parte. Entender como esta tradição decorativa foi mudando até desaparecer e muitos exemplares mais satíricos e libertinos terem sido retirados; outros destruídos e mesmo o que sobrou ainda permanecer culturalmente muito esquecido. 6- Permanências em citações de “Caprichos” e “Disparates” (Goya), revivalismos nas tradições da gravura e da azulejaria portuguesa, narrativas na literatura de cordel e tratado setecentista de medicina.
Metodologias
Discussões e partilha de experiências entre participantes ao longo da temática abordada. Aplicação de ações simples na sala de aula, mediante a diversidade dos saberes abordados e, de acordo com a sua pertinência no respetivo grupo e grau de ensino. Ex: observação de elementos decorativos locais; recolha de ditados populares; análise de autos teatrais; observação de exemplos na cartografia da época; enquadramento na doutrina e filosofia medieval e renascentista; aplicação na História coeva ao tema da formação.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 09-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
11 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
12 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
13 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |