EMAEI: Como alargar os Horizontes da Escola? turma Turma 1
Apresentação
A ação surge da necessidade premente de fortalecer as práticas inclusivas no ambiente escolar, reconhecendo a importância de uma abordagem colaborativa e multidisciplinar para atender às diversas necessidades dos alunos, tendo a EMAEI um papel preponderante no desenvolvimento académico, social e emocional de todos os alunos. A inserção desta ação no plano de atividades é estratégica, relativamente à promoção da equidade, diversidade e qualidade educativa. abordagem inclusiva promovida por esta ação alinha-se com as diretrizes e políticas educativas em vigor, que enfatizam a importância de uma educação acessível. e de qualidade para todos.
Destinatários
Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial.
Objetivos
Promover a inclusão de todos os alunos: estratégias adequadas; Desenvolver uma abordagem multidisciplinar; Identificar precocemente e atender às necessidades individuais dos alunos; Implementar práticas pedagógicas inclusivas; Fomentar a colaboração entre profissionais da educação; Ampliar os recursos disponíveis para apoiar a educação inclusiva; Promover uma cultura escolar inclusiva; Monitorizar e avaliar a eficácia das práticas inclusivas.
Conteúdos
Introdução à Educação Inclusiva: (3h) - Conceitos fundamentais de inclusão educativa e sua importância na escola contemporânea. - O papel da EMAEI no apoio à Educação Inclusiva. Formação da EMAEI: (4h) - Composição e papéis dos membros da equipe multidisciplinar. - Estratégias para promover a colaboração e a comunicação eficaz entre os membros da EMAEI. Estratégias Pedagógicas e de Suporte: (3h) - Adaptações curriculares e diferenciação pedagógica para atender às necessidades variadas dos alunos. - Estratégias para promover o respeito e a inclusão de diferentes identidades culturais. - Estratégias para envolver os alunos, suas famílias e outros membros da comunidade educativa Colaboração e Parcerias: (3h) - Importância da colaboração entre educadores, famílias e comunidades na promoção da inclusão. - Estratégias para estabelecer parcerias eficazes e garantir uma abordagem holística no apoio aos alunos. - Importância da colaboração com serviços de saúde, assistência social e outras entidades externas. Promoção do Ambiente Inclusivo: (4h) - Práticas para criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo. - Estratégias pedagógicas que promovam uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Avaliação e Monitorização: (4h) - Estratégias de avaliação inclusiva: como avaliar o progresso de todos os alunos de forma equitativa, justa e significativa. - Monitorização contínua do ambiente escolar para identificar áreas de melhoria e promover a inclusão de forma eficaz. Estudos de Caso e Exemplos Práticos: (4h) - Análise de estudos de caso e exemplos práticos de como as EMAEI têm impactado positivamente a educação inclusiva em diferentes contextos. - Reflexão contínua sobre práticas e procura de melhorias na prestação de serviços de apoio à educação inclusiva. - Discussão de desafios comuns e estratégias eficazes para superá-los.
Metodologias
A ação de formação, consentânea com a modalidade de curso de formação, com a duração de 25 horas, seguirá uma metodologia teórico-prática, desenvolvendo-se numa articulação entre as sessões teóricas e as práticas, pelo que se recorrerá, conjuntamente, ao método expositivo para a apresentação de modelos e quadros teóricos e aos métodos ativos. Utilizar-se-á uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos de referência e estruturantes, acompanhada de textos de natureza científica e normativa, recorrendo às novas tecnologias, mas assumindo uma metodologia dialógica e de interação permanente entre formador e formandos. Privilegiar-se-á uma dinâmica de natureza ativa, centrada na reflexão entre os formandos; discussão em grande grupo, pequeno grupo e/ou em pares sobre os conteúdos e materiais apresentados, incutindo interações reflexivas no contexto da formação; aplicação de instrumentos em situações de simulação, suscitando a avaliação mútua entre pares.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Maria João Oliveira Lopes Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |