Mudar as lentes da educação: Abordagens Pedagógicas para a Diversidade no contexto da Educação Inclusiva turma Turma 1
Apresentação
A ação surge da necessidade premente de transformar a abordagem educativa, promovendo a inclusão de todos os alunos, independentemente das suas diferenças e necessidades individuais. A ação visa preencher uma lacuna existente no panorama educativo, onde a diversidade muitas vezes não é adequadamente abordada, fornecendo aos docentes as ferramentas e estratégias necessárias na construção de uma escola efetivamente inclusiva. A inserção desta ação no plano de atividades é estratégica, relativamente à promoção da equidade, diversidade e qualidade educativa. abordagem inclusiva promovida por esta ação alinha-se com as diretrizes e políticas educativas em vigor, que enfatizam a importância de uma educação acessível e de qualidade para todos.
Destinatários
Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes de Educação Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial.
Objetivos
Explorar estratégias pedagógicas inovadoras para atender às necessidades de todos os alunos; Capacitar para uma abordagem inclusiva no ambiente escolar; Sensibilizar para a necessidade de adaptação e diferenciação curricular; Fomentar a construção de ambientes educativos mais inclusivos; Destacar a importância do papel do professor na promoção da equidade educativa. Promover a implementação de práticas pedagógicas mais flexíveis; Encorajar a colaboração entre docentes, famílias e comunidade para promover uma educação verdadeiramente inclusiva; Contribuir para uma mudança de paradigma na forma como a educação é concebida e implementada, centrando-se na inclusão de todos os alunos.
Conteúdos
Educação Inclusiva: (3h) - Conceitos fundamentais de inclusão educativa. - Importância da diversidade na sala de aula. - Barreiras à inclusão e como superá-las. Estratégias Pedagógicas Inclusivas: (4h) - Adaptação curricular: princípios e práticas. - Diferenciação pedagógica: abordagens flexíveis para atender às necessidades individuais dos alunos. - Uso de tecnologia auxiliar e recursos educativos adaptados. - Reconhecimento e valorização da diversidade cultural na sala de aula. - Estratégias para promover o respeito e a inclusão de diferentes identidades culturais. Colaboração e Parcerias: (3h) - Importância da colaboração entre educadores, famílias e comunidades na promoção da inclusão. - Estratégias para estabelecer parcerias eficazes com profissionais de apoio e especialistas. Promoção do Ambiente Inclusivo: (4h) - Práticas para criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo. - Estratégias pedagógicas que promovam uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Avaliação e Monitorização: (4h) - Estratégias de avaliação inclusiva: como avaliar o progresso de todos os alunos de forma equitativa, justa e significativa. - Monitorização contínua do ambiente escolar para identificar áreas de melhoria e promover a inclusão de forma eficaz. Estudos de Caso e Exemplos Práticos: (4h) - Análise de estudos de caso e exemplos práticos de escolas e educadores que adotaram com sucesso práticas inclusivas. -Discussão de desafios comuns e soluções inovadoras na promoção da inclusão educativa.
Metodologias
A ação de formação, consentânea com a modalidade de curso de formação, com a duração de 25 horas, seguirá uma metodologia teórico-prática, desenvolvendo-se numa articulação entre as sessões teóricas e as práticas, pelo que se recorrerá, conjuntamente, ao método expositivo para a apresentação de modelos e quadros teóricos e aos métodos ativos. Utilizar-se-á uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos de referência e estruturantes, acompanhada de textos de natureza científica e normativa, recorrendo às novas tecnologias, mas assumindo uma metodologia dialógica e de interação permanente entre formador e formandos. Privilegiar-se-á uma dinâmica de natureza ativa, centrada na reflexão entre os formandos; discussão em grande grupo, pequeno grupo e/ou em pares sobre os conteúdos e materiais apresentados, incutindo interações reflexivas no contexto da formação; aplicação de instrumentos em situações de simulação, suscitando a avaliação mútua entre pares.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Paula Cristina Santos Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 22:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |