
Utilização dos telemóveis e ferramentas computacionais no ensino, aprendizagem e avaliação em Física e Química turma 1
Apresentação
Com esta ação pretende-se criar/desenvolver/melhorar atividades práticas/experimentais recorrendo a: telemóveis e à sua possibilidade de recolha de dados como sensores, ferramentas computacionais que modelizam situações experimentais. Para além da utilização destas ferramentas, pretende-se criar um conjunto de instrumentos de avaliação que vão ao encontro dos dispositivos de avaliação existentes, através da definição de objetivos operacionais claros, que estejam de acordo as Aprendizagens Essenciais da disciplina, e que sejam capazes de dar ao aluno, encarregados de educação e decisores (Conselho Pedagógico e Direção do Agrupamento) o feedback que a avaliação formativa contempla.
Destinatários
Professores do grupo de Recrutamento510
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de Recrutamento510. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de Recrutamento510.
Objetivos
Explorar as potencialidades das ferramentas computacionais existentes e dos telemóveis como sensores acessíveis; Criar instrumentos de avaliação das atividades práticas/experimentais; Proporcionar um espaço de reflexão conjunta sobre as práticas e instrumentos que estão a implementar; Contribuir para o desenvolvimento de uma linguagem comum que possa promover o trabalho colaborativo e de equipa; Incrementar o espírito autorreflexivo e crítico; Contribuir para o desenvolvimento da competência profissional dos professores de forma a permitir uma abordagem informada (esclarecida) aos constrangimentos e situações problemáticas do processo avaliativo; Aceder, selecionar e usar informação pertinente para o desenvolvimento e melhoria da prática pedagógica.
Conteúdos
O curso de formação, num total de 15 h, que serão distribuídas pelos conteúdos, como se ilustra no quadro seguinte: CONTEÚDOS / HORAS Organização e planeamento da ação (1h) • Avaliação de necessidades e interesses; • Debate dos objetivos da ação; • Organização do trabalho a desenvolver; • Informação sobre os procedimentos a ter em consideração na avaliação da ação de formação. Como devemos avaliar?! (2h) • Os instrumentos de avaliação orientados para a melhoria da prática pedagógica; • Os instrumentos de avaliação orientados para a tomada da decisão pedagógico aos vários níveis; • Indicadores de avaliação; • Os instrumentos de avaliação colaborativos e partilhados. Programas para recolha de dados pelos telemóveis (4h) • Exploração dos programas gratuitos que permitem utilizar os telemóveis como instrumentos de recolha de dados; • Criação de instrumentos a implementar na sala de aula com os alunos. Ferramentas computacionais (5h) • Exploração das várias ferramentas computacionais existente e de acesso livre; • Criação de instrumentos a implementar na sala de aula com os alunos Apresentação e discussão dos documentos elaborados pelos grupos de trabalho (2h) • Análise, reflexão, partilha e debate sobre as propostas de instrumentos de avaliação e indicadores elaborados pelos diferentes grupos de trabalho. Avaliação (1h) • Preenchimento dos questionários de avaliação da ação dos formandos, formador e ação
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Paulo Nuno Marques da Costa Antunes França
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-03-2025 (Sábado) | 08:30 - 13:30 | 5:00 | Presencial |
2 | 10-05-2025 (Sábado) | 08:30 - 13:30 | 5:00 | Presencial |
3 | 07-06-2025 (Sábado) | 08:30 - 13:30 | 5:00 | Presencial |