367

Gamification e o Geogebra no apoio à aprendizagem da Matemática turma 1

Apresentação

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente Numa sociedade cada vez mais tecnológica, criativa e inovadora, a continuação da adoção de metodologias de ensino tradicionais tem enfrentado diversas dificuldades, entre elas, o desinteresse dos estudantes pelas tarefas de sala de aula. Nesse sentido, os professores estão constantemente a serem desafiados para encontrarem estratégias que envolvam e predisponham os alunos para a Matemática. Neste contexto, é natural que o uso de software específico e de aplicações tecnológicas consigam, com a orientação do professor, contribuir para a promoção de um ambiente profícuo à aprendizagem significativa. Por um lado, o GeoGebra permite explorar todos os domínios da Matemática e aprender através da manipulação dinâmica dos objetos, por outro, a Gamification permite que os alunos vão superando obstáculos e evoluindo no conhecimento e nas estratégias adotadas.

Destinatários

Professores do grupo de Recrutamento 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de Recrutamento 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de Recrutamento 230 e 500.

Objetivos

Nesta oficina de formação pretende-se que os formandos adquirem competências no sentido de desenvolver ações pedagógicas de sucesso, com recursos apelativos, inovadores, capazes de estimular a criatividade e motivar os alunos para a disciplina de matemática. Assim, os objetivos a atingir são: - Sensibilizar os professores para a importância da Gamification como estratégia promotora do envolvimento nas tarefas de sala de aula;- Incluir o Geogebra como software dinâmico facilitador da aprendizagem;- Adaptar a prática pedagógica às novas perspetivas metodológicas do ensino; - Explorar potencialidades de applets e outras plataformas para a compreensão de conceitos matemáticos, resolução de problemas, exploração de tarefas, construção de recursos próprios e avaliação formativa das práticas; - Promover a reflexão o processo e os recursos abordados nesta formação.

Conteúdos

Enquadramento teórico sobre as potencialidades de ensinar Matemática com recursos à Gamification e a ferramentas de avaliação formativa (2 horas) Conhecer algumas das plataformas online de aprendizagem como o Mentimeter, o Socrative, o Kahoot, o Plickers, entre outras adequadas a diferentes momentos da aula para motivação, desenvolvimento e consolidação, e reconhecer as suas principais potencialidades e diferenças na aplicação (3 horas) - Explorar as plataformas referidas e criar material didático próprio com recurso a cada uma (8 horas) - Enquadramento teórico sobre a importância de ensinar Matemática com recursos a software de Geometria Dinâmica (Geogebra) (1 hora) - Explorar as ferramentas pré-definidas do Geogebra, resolver propostas presentes em guiões de aprendizagem autónoma seguindo múltiplas abordagens dos diferentes conteúdos e criação de ferramentas próprias (3 horas) - Explorar e criar material didático, incluindo applets, reconhecendo as potencialidades do Geogebra para o ensino dos diferentes domínios constantes do Programa de Matemática (3 horas) - Construção, partilha e apresentação de um GeogebraBook, conhecer as suas aplicações e funcionalidades (3 horas) - Utilizar applets do Geogebra no telemóvel (2 horas)

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Sara Maria Alves da Cruz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-03-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 12-03-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 19-03-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 26-03-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 23-04-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
6 30-04-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
7 07-05-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
8 14-05-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
Início: 05-03-2025
Fim: 14-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126966/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Alves Martins