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A Prevenção das Dependências Online em crianças e jovens turma 1

Apresentação

O uso e acesso da tecnologia aumentou exponencialmente na última década. As preferências online, de crianças e jovens, estão relacionadas com a socialização e o entretenimento. Para compreensão dos comportamentos online das crianças e jovens é importante uma supervisão adequada nos diferentes contextos onde estão inseridas. Com esta ação, pretende-se que os formandos desenvolvam propostas de planos de intervenção, cujo objetivo é a prevenção das dependências online de crianças e jovens refletindo sobre a integração curricular e transversalidade destas temáticas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Identificar os sinais de alarme para a dependência online. Analisar a importância da avaliação tripartida da deteção de uma dependência online. Refletir sobre o impacto da promoção do uso saudável da tecnologia. Conhecer os diversos programas nacionais e europeus promotores de Cidadania Digital nas Escolas. Capacitar para a utilização de diferentes abordagens de prevenção das dependências online em contexto escolar.

Conteúdos

Módulo 1 | Conceptualização dos comportamentos e dependências online: o jogo, as redes socias e a multimédia. Reflexão e análise de documentação de referência. Módulo 2 | Deteção precoce do uso excessivo das TIC. Reflexão e análise de documentação de referência. Módulo 3 | Fatores associados às dependências online. Desenvolver à posterior em contexto educativo, práticas relativas à prevenção das dependências online. Módulo 4 | Promoção de um uso saudável das TIC. Análise de programas nacionais e europeus promotores de Cidadania Digital. Desenvolvimento de planos adequados à realidade da comunidade educativa de cada formando. Módulo 5 | Avaliação e Reflexão. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2.º Docentes de outras escolas. Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Vítor João Peixoto Cardoso Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 20-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 27-02-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
4 06-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 13-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
6 20-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 27-03-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Online assíncrona
8 03-04-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
Início: 13-02-2025
Fim: 03-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132421/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online