Projetos STEM numa abordagem transdisciplinar com o ecossistemaTI-Nspire turma Turma 1

Apresentação

A pertinência da formação justifica-se pelo crescente reconhecimento das potencialidades do trabalho em metodologia STEM no desenvolvimento de competências previstas no PASEO e nas Aprendizagens Essenciais, consubstanciada, nomeadamente, pela recente distribuição de Laboratórios Educativos Digitais - LED - a um considerável número de AE/EnA. No entanto, esta metodologia de trabalho envolve conhecimentos técnicos e teórico que muitos docentes não dominam de forma satisfatória e que são abordados nesta formação, ainda que de forma introdutória.

Destinatários

Professores dos GR 500, 510, 520, 550 da Escola Secundária Viriato

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Desenvolver competências inerentes ao trabalho em metodologia STEM; - Utilizar projetos STEM para abordagem de Aprendizagens Essenciais de Física e de Química, Matemática, Biologia e Geologia, Aplicações e Informática B; - Mobilizar o pensamento computacional no processo de ensino/aprendizagem; - Aplicar a algoritmia e a programação em projetos reais.

Conteúdos

Introdução ao trabalho em metodologia STEM; Breves noções de algoritmia e programação; Utilização de alguns sistemas robóticos simples no desenvolvimento de projetos STEM.

Observações

EXCLUSIVO PARA DOCENTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO

EXCLUSIVO PARA DOCENTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO

Formador

Alexandre Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-11-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 27-11-2024
Fim: 27-11-2024
Acreditação: ACD 2024/2025 - 12
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Viriato

INSCREVER-ME