Aprendizagem ativa mista em Português turma 1
Apresentação
A crescente diversidade dos alunos na sala de aula exige dos docentes a adoção de práticas de diferenciação pedagógica que possam responder a estilos e ritmos de aprendizagem muito divergentes. Segundo o D.L. n.º 55/2018, o desenvolvimento curricular deve assentar em dinâmicas de trabalho pedagógico interdisciplinar adequadas à especificidade do aluno, valorizando o seu papel em situações de aprendizagens significativas, com metodologias de aprendizagem ativa, visando as competências previstas no Perfil dos Alunos. Por outro lado, a alternância de atividades letivas presenciais e a distância exige que os docentes adotem novos modos de organização curricular e pedagógica que permitam dar continuidade ao processo de ensino, aprendizagem e avaliação, em contextos mistos – presencial e não presencial –, selecionando as tecnologias digitais adequadas às dinâmicas educativas e aos ambientes de aprendizagem que pretendem desenvolver. A formação contínua nesta área reveste-se, portanto, de significativa relevância, na medida em que facultará aos professores oportunidade de partilha e análise de estratégias de ensino-aprendizagem diferenciadas, a desenvolver com os alunos, bem como a aferição das potencialidades de recursos didáticos inovadores, apoiados por ferramentas web.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300.
Objetivos
A Oficina de Formação visa levar os docentes de Português a adquirirem e/ou desenvolverem as competências e conhecimentos necessários para: Promover a qualidade do ensino em benefício da aprendizagem, por via do aperfeiçoamento profissional dos docentes quanto ao desempenho em sala de aula; Adotar métodos de trabalho colaborativo na conceção, planificação e dinamização das suas práticas pedagógicas; Desenvolver análises e reflexões autónomas e conjuntas sobre práticas e recursos didáticos no âmbito da aprendizagem ativa, pedagogia diferenciada e avaliação pedagógica; Desenvolver práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras, que propiciem a aprendizagem em contextos mistos, presenciais e a distância; Construir dispositivos de avaliação pedagógica adequados ao trabalho realizado nas aulas, nas sessões síncronas e nas sessões assíncronas e à natureza das diversas aprendizagens; Melhorar a sua qualidade e eficácia na concretização dos projetos educativos e curriculares, contribuindo para a melhoria dos resultados escolares.
Conteúdos
1ª Sessão (3 horas de formação presencial + 1 hora de trabalho autónomo) Explicitação da organização da oficina de formação. Adequação da ação educativa às finalidades do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e ao Currículo dos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho): implicações nas práticas pedagógicas e didáticas; conceitos operatórios de interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, aprendizagem ativa, aprendizagem colaborativa, ensino e aprendizagem mistos. 2º Sessão: (2,5 horas de formação presencial + 3 horas de trabalho autónomo) Pedagogia diferenciada, ensino por tarefas e estratégias de autonomização da aprendizagem. Os domínios programáticos da “Leitura” e da “Oralidade (compreensão de texto oral)”: Aprendizagens Essenciais, descritores de desempenho e aferição e conceção de atividades e materiais para a sua operacionalização e de instrumentos de avaliação pedagógica, apoiados por ferramentas web. 3º Sessão: (2,5 horas de formação presencial + 3 horas de trabalho autónomo) Os domínios programáticos da “Escrita” e da “Oralidade (produção de texto oral)”: Aprendizagens Essenciais, descritores de desempenho e aferição e conceção de atividades e materiais para a sua operacionalização e de instrumentos de avaliação pedagógica, apoiados por ferramentas web. 4º Sessão: (2,5 horas de formação presencial + 3 horas de trabalho autónomo) Os domínios programáticos da “Educação Literária” e da “Gramática”: Aprendizagens Essenciais, descritores de desempenho e aferição e conceção de atividades e materiais para a sua operacionalização e de instrumentos de avaliação pedagógica, apoiados por ferramentas web. 5º Sessão: (2,5 horas de formação presencial + 3 horas de trabalho autónomo) Apresentação e discussão dos trabalhos finais produzidos.
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.
Formador
Sónia Vanessa Santos Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Presencial |