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Percursos educativos de sucesso: Abordagem centrada na diferenciação pedagógica turma Turma 1

Apresentação

As taxas de retenção em algumas Escolas/ Estabelecimentos/ Turmas revelam que ainda está por cumprir este objetivo da retenção como último recurso na decisão pedagógica. Uma das principais necessidades identificadas é a mudança das abordagens pedagógicas dos professores, que atualmente assentam preferencialmente no modo simultâneo, onde todos os alunos aprendem as mesmas lições ao mesmo ritmo, com os mesmos materiais e o mesmo nível de apoio, desconsiderando as suas necessidades e dificuldades. Estas práticas contribuem para o insucesso dos alunos, potenciando desigualdades e exclusão escolar e social. Assumindo a prioridade de concretização de uma política educativa centrada nas pessoas que garanta a igualdade de acesso à escola pública, promovendo o sucesso educativo e, por essa via, a igualdade de oportunidades, o principal objetivo da presente formação é o de promover práticas pedagógicas e didáticas assentes na diferenciação pedagógica. A diferenciação pedagógica assume-se como uma ferramenta principal/primordial para gerir as diferentes necessidades e dificuldades de aprendizagem dos alunos, promovendo percursos educativos de sucesso, trabalhando de forma intensiva e diferenciada com os alunos que revelam mais dificuldades e, assim, evitar a utilização da retenção escolar.

Destinatários

Docentes do Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes do Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial.

Objetivos

- Promover a reflexão dos professores sobre a importância e a valorização atribuída à atividade dos alunos, enquanto condição fundamental à concretização das suas aprendizagens; - Promover a reflexão dos professores sobre as possibilidades de conciliar o protagonismo dos alunos com osconstrangimentos institucionais e curriculares que caracterizam o universo escolar; - Promover a reflexão dos professores a natureza, função e utilização de diferentes dispositivos pedagógicos que poderão estimular a atividade dos alunos, potenciando as suas aprendizagens. - Planear, realizar e avaliar práticas pedagógicas recorrendo a diferentes métodos, estratégias e recursos na constituição de metodologias inclusivas e promotoras de aprendizagens ativas.

Conteúdos

Esta ação tem como motor de desenvolvimento a autorreflexão e auto - avaliação sobre as suas crenças e práticas de retenção escolar, bem como a mobilização de práticas de diferenciação pedagógica. Assim sendo, a formação nas horas presenciais (síncronas ou físicas) está organizada em 3 módulos centrais: 1) Autoavaliação de crenças e práticas de retenção escolar e práticas de diferenciação pedagógica; 2) Mudança de crenças relativamente à retenção escolar;

Metodologias

Esta ação tem como motor de desenvolvimento a auto-reflexão e auto - avaliação sobre as suas crenças e práticas deretenção escolar, bem como a mobilização de práticas de diferenciação pedagógica. Assim sendo, a formação nas horas presenciais (síncronas ou físicas) está organizada em 3 módulos centrais: 1) Autoavaliação de crenças e práticas de retenção escolar e práticas de diferenciação pedagógica; 2) Mudança de crenças relativamente à retenção escolar; 3) Práticas de diferenciação pedagógica. Módulo 1 (3 horas): Neste módulo será proposto aos professores que autoavaliem as suas crenças e práticas de retenção e práticas de diferenciação pedagógica, através da resposta a um instrumento de autoavaliação e autorreflexão. Relativamente às crenças de retenção os professores serão levados a refletir sobre questões como: o quão fortemente acreditam na eficácia da retenção escolar; que alunos estarão mais em risco de serem retidos; quantos alunos geralmente propõem para retenção, anualmente; que fatores contribuem para a decisão de retenção, etc. No que diz respeito à diferenciação pedagógica, propõe-se aos professores que reflitam sobre a utilização de diversas práticas de diferenciação remetendo para: organização dos materiais; planeamento educativo; avaliação; e organização do trabalho dos alunos. Módulo 2 (7 horas): Neste módulo, integrado com o modulo, será proposto um conjunto de ferramentas para a mudança de crenças sobre a retenção escolar. Estas incluem: informação sobre a legislação e números relativos à retenção escolar em Portugal; informação sobre fatores de risco associados à retenção escolar e efeitos da retenção quer a nível académico como não académico; e de estudos de caso de alunos alvo de retenção escolar. Módulo 3 (15 horas): Neste modulo serão abordadas teorias e práticas sobre os modelos de diferenciação pedagógica atuais no âmbito da educação inclusiva. Por esta via, serão expostos e abordados os diferentes modelos teóricos. Adicionalmente, serão apresentadas e debatidas práticas de diferenciação pedagógica, onde serão discutidas metodologias, métodos, estratégias, tarefas e recursos, assentes na diversificação e individualização permitindo uma personalização da aprendizagem. As práticas apresentadas e discutidas terão como base modelos específicos, recorrendo a estudos de caso, observação de vídeos, e à experiência dos professores participantes. A conjugação destes três módulos pressupõe que o desenvolvimento profissional dos professores tenha por base, não só assuas conceções e práticas atuais, mas, acima de tudo, que sejam os principais autores do seu desenvolvimento. Portanto, a metodologia desta formação assenta, primordialmente, no enquadramento do professor reflexivo. Sabendo que as crenças poderão atuar como barreira na inovação pedagógica, pretende-se aprofundar o auto - conhecimento dos professores aliado a um conhecimento aprofundado sobre as atuais práticas de diferenciação.

Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes do AEIDH; 2.º Docentes de outras escolas associadas ao CFAE de Viseu. Em cada critério por ordem de inscrição.

Formador

Nadia Diogo Ferreira

SERGIO MIGUEL PROTASIO GAITAS

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-12-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 07-12-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 10-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 17-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 07-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 14-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 21-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 08-02-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 07-12-2024
Fim: 08-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130264/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Infante D. Henrique

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