Percursos educativos de sucesso: Abordagem centrada na diferenciação pedagógica turma Turma 1
Apresentação
As taxas de retenção em algumas Escolas/ Estabelecimentos/ Turmas revelam que ainda está por cumprir este objetivo da retenção como último recurso na decisão pedagógica. Uma das principais necessidades identificadas é a mudança das abordagens pedagógicas dos professores, que atualmente assentam preferencialmente no modo simultâneo, onde todos os alunos aprendem as mesmas lições ao mesmo ritmo, com os mesmos materiais e o mesmo nível de apoio, desconsiderando as suas necessidades e dificuldades. Estas práticas contribuem para o insucesso dos alunos, potenciando desigualdades e exclusão escolar e social. Assumindo a prioridade de concretização de uma política educativa centrada nas pessoas que garanta a igualdade de acesso à escola pública, promovendo o sucesso educativo e, por essa via, a igualdade de oportunidades, o principal objetivo da presente formação é o de promover práticas pedagógicas e didáticas assentes na diferenciação pedagógica. A diferenciação pedagógica assume-se como uma ferramenta principal/primordial para gerir as diferentes necessidades e dificuldades de aprendizagem dos alunos, promovendo percursos educativos de sucesso, trabalhando de forma intensiva e diferenciada com os alunos que revelam mais dificuldades e, assim, evitar a utilização da retenção escolar.
Destinatários
Docentes do Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Docentes do Pré-Escolar, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial.
Objetivos
- Promover a reflexão dos professores sobre a importância e a valorização atribuída à atividade dos alunos, enquanto condição fundamental à concretização das suas aprendizagens; - Promover a reflexão dos professores sobre as possibilidades de conciliar o protagonismo dos alunos com osconstrangimentos institucionais e curriculares que caracterizam o universo escolar; - Promover a reflexão dos professores a natureza, função e utilização de diferentes dispositivos pedagógicos que poderão estimular a atividade dos alunos, potenciando as suas aprendizagens. - Planear, realizar e avaliar práticas pedagógicas recorrendo a diferentes métodos, estratégias e recursos na constituição de metodologias inclusivas e promotoras de aprendizagens ativas.
Conteúdos
Esta ação tem como motor de desenvolvimento a autorreflexão e auto - avaliação sobre as suas crenças e práticas de retenção escolar, bem como a mobilização de práticas de diferenciação pedagógica. Assim sendo, a formação nas horas presenciais (síncronas ou físicas) está organizada em 3 módulos centrais: 1) Autoavaliação de crenças e práticas de retenção escolar e práticas de diferenciação pedagógica; 2) Mudança de crenças relativamente à retenção escolar;
Metodologias
Esta ação tem como motor de desenvolvimento a auto-reflexão e auto - avaliação sobre as suas crenças e práticas deretenção escolar, bem como a mobilização de práticas de diferenciação pedagógica. Assim sendo, a formação nas horas presenciais (síncronas ou físicas) está organizada em 3 módulos centrais: 1) Autoavaliação de crenças e práticas de retenção escolar e práticas de diferenciação pedagógica; 2) Mudança de crenças relativamente à retenção escolar; 3) Práticas de diferenciação pedagógica. Módulo 1 (3 horas): Neste módulo será proposto aos professores que autoavaliem as suas crenças e práticas de retenção e práticas de diferenciação pedagógica, através da resposta a um instrumento de autoavaliação e autorreflexão. Relativamente às crenças de retenção os professores serão levados a refletir sobre questões como: o quão fortemente acreditam na eficácia da retenção escolar; que alunos estarão mais em risco de serem retidos; quantos alunos geralmente propõem para retenção, anualmente; que fatores contribuem para a decisão de retenção, etc. No que diz respeito à diferenciação pedagógica, propõe-se aos professores que reflitam sobre a utilização de diversas práticas de diferenciação remetendo para: organização dos materiais; planeamento educativo; avaliação; e organização do trabalho dos alunos. Módulo 2 (7 horas): Neste módulo, integrado com o modulo, será proposto um conjunto de ferramentas para a mudança de crenças sobre a retenção escolar. Estas incluem: informação sobre a legislação e números relativos à retenção escolar em Portugal; informação sobre fatores de risco associados à retenção escolar e efeitos da retenção quer a nível académico como não académico; e de estudos de caso de alunos alvo de retenção escolar. Módulo 3 (15 horas): Neste modulo serão abordadas teorias e práticas sobre os modelos de diferenciação pedagógica atuais no âmbito da educação inclusiva. Por esta via, serão expostos e abordados os diferentes modelos teóricos. Adicionalmente, serão apresentadas e debatidas práticas de diferenciação pedagógica, onde serão discutidas metodologias, métodos, estratégias, tarefas e recursos, assentes na diversificação e individualização permitindo uma personalização da aprendizagem. As práticas apresentadas e discutidas terão como base modelos específicos, recorrendo a estudos de caso, observação de vídeos, e à experiência dos professores participantes. A conjugação destes três módulos pressupõe que o desenvolvimento profissional dos professores tenha por base, não só assuas conceções e práticas atuais, mas, acima de tudo, que sejam os principais autores do seu desenvolvimento. Portanto, a metodologia desta formação assenta, primordialmente, no enquadramento do professor reflexivo. Sabendo que as crenças poderão atuar como barreira na inovação pedagógica, pretende-se aprofundar o auto - conhecimento dos professores aliado a um conhecimento aprofundado sobre as atuais práticas de diferenciação.
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes do AEIDH; 2.º Docentes de outras escolas associadas ao CFAE de Viseu. Em cada critério por ordem de inscrição.
Formador
Nadia Diogo Ferreira
SERGIO MIGUEL PROTASIO GAITAS
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-12-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 07-12-2024 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 17-12-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 07-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 08-02-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |