379

Transmedia Storytelling na Educação: Criando Experiências de Aprendizagem turma 1

Apresentação

O Projeto Mediascapes Transmedia Digital Storytelling for Audiovisual and Media Literacy Skills, foi implementado pelo Cine Clube de Viseu na Escola Secundária Viriato com as turmas do 9.ºA e do 9.ºD no ano lectivo de 2023/2024. Resulta de uma candidatura ao programa Erasmus+ para projetos de cooperação de pequena escala, que procuram integrar e articular o trabalho e actividades de organizações do sector cultural com o trabalho das escolas. Este projecto envolve duas organizações do sector cultural/cinema e audiovisual, o Cine Clube de Viseu e a associação ArteDelContatto (Itália/Roma) e duas escolas parceiras (Castelnuovo IT, e ES Viriato PT) cada uma com duas turmas envolvidas e respectivos alunos e professores. O projeto visa incentivar o desenvolvimento de métodos inovadores relacionados com o ensino e a aprendizagem dos alunos do 3º ciclo do ensino básico, recorrendo à linguagem do Transmedia Storytelling. A implementação do projecto compreende três actividades e fase complementares: investigação e pesquisa sobre Narrativas Transmedia na área da educação; oficinas de formação com os alunos baseados na prática criativa e participativa da Narrativa Transmedia; atividades de formação de professores e uma publicação final dos resultados da investigação, oficinas e relatório crítico. Em Viseu o plano de formação com os alunos ocorreu ao longo de 10 oficinas, organizadas em alguns temas, tecnicas e linguagens ligadas às Narrativas Transmedia: Storytelling, Cinema de animação, Som/Sonorização de cinema, Realização, Edição, com ênfase na criação de narrativas e a utilização de diferentes dispositivos digitais. Procuram explorar-se novas formas de ensinar e aprender, em sintonia com as transformações sociais e culturais e sensíveis às necessidades dos alunos, proporcionando contextos de experimentação de técnicas e linguagens criativas, facilitando a participação ativa, o debate, o pensamento crítico, a criação e partilha de histórias, a transformação do espaço da sala de aula, o uso das ferramentas digitais e o intercâmbio cultural local e internacional. A formação que agora se propõe integra-se no plano de atividades do projeto e procura aprofundar esta ferramenta junto dos professores da Escola.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes da Escola Secundária Viriato; 2.º Outros docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu Em cada critério por ordem de inscrição.

Formador

Carla Alexandra Ribeiro Martins Augusto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-11-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 20-11-2024
Fim: 20-11-2024
Acreditação: ACD 2024/2025 - 14
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Viriato