380

Cerâmica criativa turma Turma 1

Apresentação

Esta formação justifica-se pelas necessidades apontadas pelos docentes que lecionam as disciplinas de Ed. Visual e Ed. Tecnológica, no 2º e 3º Ciclos, concretamente no que concerne à: Implementação de estratégias inovadoras para operacionalização dos programas; Inexistência, na formação inicial de professores, de disciplinas de caráter experimental no âmbito da exploração de materiais cerâmicos; Conhecimento das potencialidades dos produtos cerâmicos na construção do ato criativo; Alargar o espetro das aplicações metodológicas que promovam a realização de projetos e respetiva produção de objetos, corporizado nas abordagens programáticas comuns às disciplinas visadas; Rentabilização/utilização de equipamentos (fornos/muflas) das escolas.

Destinatários

Professores dos grupos 240, 530 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 240, 530 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 240, 530 e 600.

Objetivos

Desenvolver estratégias criativas para a abordagem dos conteúdos programáticos das respetivas disciplinas; Desenvolver projetos pedagógicos nos quais a cerâmica possa ser integrada como fonte de aprendizagem e promoção do ato criativo; Aprofundar conhecimentos e desenvolver métodos e técnicas no âmbito dos processos de transformação de pastas cerâmicas; Proceder ao domínio de materiais, ferramentas e equipamentos necessários à produção de peças cerâmicas; Conceber peças cerâmicas, aplicando técnicas de modelação, gravura e escultura; Aplicar processos de pintura cerâmica; Aplicar processos de vidragem de peças em chacota; Proceder ao enforne, ao desenforne e à condução das cozeduras das peças cerâmicas.

Conteúdos

Apresentação: (2h) 1 sessão Estrutura da ação de formação e apresentação dos instrumentos de avaliação; Definição de estratégias de funcionamento da ação; Materiais necessários para a realização da ação de formação. Pastas e produtos cerâmicos: Tipos de pastas e sua apresentação no mercado; Potencialidades artísticas (exploração de documentos digitais). Materiais e equipamentos para transformação das pastas cerâmicas: Ferramentas, instrumentos e equipamento necessários para a modelação, gravura e escultura de pastas/lastras cerâmicas. Higiene e segurança no trabalho: Organização do espaço de trabalho; Equipamentos de proteção e acondicionamento dos espaços a utilizar; Toxicidade dos materiais e doenças profissionais; Cuidados no manuseamento de produtos e peças. Técnicas de modelação, gravura e escultura de placas cerâmicas: Processos de construção de lastras/placas; Métodos de gravura e escultura de placas semissecas; Métodos de aplicação de engobes; Condução da secagem de placas/peças. Realização de produtos artísticos: Conceção de projetos Realização de estudos/composições visuais, através de aplicações gráficas e cromáticos em suporte papel ou digital à escala acordada: (3h) 2 sessão Produção de objetos Execução de placas cerâmicas (modelação) através da utilização de moldes preconcebidos; (3h) 3 sessão Transposição do projeto elaborado para as placas cerâmicas Execução de relevos (gravura/escultura) nas placas semissecas: (9h) 4, 5 e 6 sessões Cozedura das peças (chacota de argila): (3h) 7 sessão Tipos de muflas e seu funcionamento (com controlador e sem controlador); Regras e cuidados a ter em consideração na utilização dos fornos/muflas; Enforne - técnicas Pigmentos e vidrados cerâmicos: (3h) 8 sessão Tipos de pigmentos/engobes; Tipos de vidrado. Aplicação de pigmentos e vidrados na chacota de argila – técnicas; Enforne das peças vidradas – técnicas; Avaliação final: Desenforne das peças vidradas; (2h) 9 sessão Análise e avaliação do produto final; Reflexão sobre o trabalho desenvolvido e os conhecimentos adquiridos; Apresentação, discussão e avaliação do Relatório Final dos Formandos.

Metodologias

- Esta formação contínua terá um caráter teórico-prático, com pendor da componente prática. - Construção de experiências pedagógicas que se aproximem dos diferentes momentos de construção da aprendizagem; - Pretende-se que as experiências realizadas promovam a imaginação e a criatividade, corporizando as fases do ato criativo; - Serão desenvolvidas atividades de natureza diversificada como, sessões de exploração de conceitos, ateliês experimentais e criativos e sessões de realização de trabalho autónomo e de grupo; - Deverá privilegiar-se um ambiente de trabalho conducente à prática e troca de experiências e materiais criados entre formador e os professores participantes na ação, incentivando o trabalho colaborativo; - Elaboração / organização do relatório individual de reflexão critica sobre o trabalho desenvolvido na ação; - Apresentação e partilha dos trabalhos/materiais construídos na ação; - Análise e discussão dos resultados finais e avaliação global do Curso de Formação.

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1 - Docentes das escolas associadas ao CFAE de Viseu; 2 - Docentes de outras escolas; Em cada critério, por ordem de inscrição.

Formador

Pedro Jorge Marques Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-04-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 29-04-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 06-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 08-05-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 13-05-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 15-05-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 17-05-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
8 17-05-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 24-04-2025
Fim: 17-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125584/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Infante D. Henrique